Está sendo preparado um calendário com diversas atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano
Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, às 9 horas, no andar térreo da sede administrativa da Faculdade de Medicina de Botucatu, acontece a cerimônia para marcar o início da contagem regressiva de 100 dias para o 60º aniversário da instituição. Durante o evento também será apresentada a logomarca do Jubileu de Diamante, desenvolvida por profissionais da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp, campus de Bauru.
Nos anos 1950, a proposta de criação de uma Faculdade de Medicina em Botucatu, cidade do interior paulista com pouco mais de 40 mil habitantes, soava para muitos como um sonho difícil de ser alcançado. A ideia, que no começo chegou a ser classificada como loucura, aos poucos foi ganhando novos apoiadores e depois se transformou em uma grande causa e principal esperança para acabar com um período de melancolia e estagnação econômica.
Depois de muita luta, em 22 de julho de 1962, o governador de São Paulo, Carvalho Pinto, assinava a Lei 6.860, que criava a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), como instituto isolado do ensino superior destinado a ministrar, desenvolver e aperfeiçoar o ensino das Ciências Médicas e Biológicas. No ato de sua criação, a nova escola buscaria formar profissionais para os ramos da medicina; medicina veterinária; odontologia e biologia.
Em 26 de abril de 1963 aconteceu a aula inaugural da FCMBB, proferida pelo médico e professor Nicanor Letti, na sala da disciplina de Anatomia para todo o corpo de professores e alunos da instituição. Com o título “Tendências Atuais do Ensino de Anatomia” foi o marco inicial de uma nova escola médica nascida de um grande sonho de uma cidade pequena.
A data foi instituída como o aniversário da Faculdade de Medicina de Botucatu, hoje vinculada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que em 2023 completará 60 anos de história. Para celebrar o Jubileu de Diamante da instituição, está sendo preparado um calendário de comemorações com diversas atividades acadêmicas, científicas, históricas e socioculturais, a serem desenvolvidas ao longo do ano.
Com informações do Notícias Botucatu