A má vontade da Imprensa e da mídia brasileira – para não dizer má-fé – produz efeitos além daqueles esperados momentaneamente, que é desestabilizar o governo Bolsonaro.
Se durante as eleições a mídia foi uma das responsáveis pela ascensão do candidato, porque só falava dele – muitas vezes com vieses distorcidos que viraram piadas para os cidadãos; hoje a imprensa busca trabalhar na autoestima nacional, tentando passar uma imagem que Bolsonaro envergonha o país. Isso não é verdade.
A discrepância das manchetes do jornal El País sintetiza o que acontece quase que em geral. As diferenças nas versões em espanhol e português, são gritantes, pior, escritas pela mesma repórter enviada para a cobertura. Má-fé, irresponsabilidade jornalística.
Se para o público europeu o discurso de Bolsonaro foi de incentivo por que para o Brasil foi de decepcionar?
anima no espanhol é incentiva, estimula. Quando a jornalista ou editor usa a opinião de um convidado que ‘se decepcionou’ para usar como manchete sem as devidas aspas, cometeu um erro técnico. Tentou transformar uma opinião, que é subjetiva, em um fato.
Vergonha é usar um meio de comunicação, travestido de Jornalismo, para fazer militância política. Uma coisa é ser olhos e ouvidos da sociedade, atuar como oposição em favor da comunidade, outra é transmitir conceitos e opiniões próprias ou partidárias. Para isso existem editoriais, para o público diferenciar uma notícia de uma opinião.
A Imprensa que passa conceitos sonega ao cidadão a oportunidade de se informar e tirar conclusões próprias, possibilitando uma discussão sadia na sociedade.
A imprensa torcedora quer vender conceitos prontos, pré-concebidos para realizar a engenharia social que fez por algum tempo. Outro fator predominante é a preguiça de dar-se a oportunidade de questionar e pensar diferente, quando todos pensam igual, ninguém pensa.
A mídia não percebeu que o público é inteligente e hoje possui acesso às informações. Frases feitas não fazem mais efeito. Pela mídia Haddad teria vencido facilmente, pelo povo Bolsonaro foi eleito democraticamente. Por essas e por outras que a atividade jornalística sofre uma crise, sobretudo de credibilidade é o que traz o público e consequentemente o anunciante.
Fake News – a loucura pela caça de cliques está transformando o jornalismo numa competição e fazendo com que alguns veículos usem de notícias falsas para ganhar ‘views’. Desconfie de notícias fabulosas. Dias atrás uma notícia falsa deixou inúmeras pessoas apreensivas, divulgava uma suposta enxurrada na serra de Botucatu que aconteceu, de verdade, em Santa Catarina. Ao ser desmentida pelo Cidade Botucatu, vieram mensagens de agradecimento, de pessoas que tinham familiares na estrada e tinham ficado aflitas. Responsabilidade jornalística vai além de cliques. Também não há nenhum caso de onça na Fazenda Lageado.