O deputado estadual Fernando Cury participou na tarde desta quinta-feira (18) de uma reunião com o governador de São Paulo, João Dória. O encontro aconteceu de maneira online para discutir temas referentes a Botucatu e toda a região.
No início da conversa, o parlamentar destacou a importância da destinação de diversos novos respiradores, fundamentais para o tratamento de pacientes diagnosticados com o coronavírus.
“Antes de mais nada, fiz questão de enaltecer que o pedido através do nosso mandato foi atendido, afinal, com essa ação, 100% dos hospitais e Santas Casas foram contemplados. Ao todo, 46 equipamentos foram entregues, sendo 14 para o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, em Rubião Júnior, 10 para Santa Casa de Avaré, 2 para o Hospital Casa Pia São Vicente de Paulo, em São Manuel, 10 para Santa Casa de Laranjal Paulista, 5 para o Hospital Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, e 5 para a Santa Casa de Jaú, referências no atendimento para diversas cidades de suas respectivas regiões”, disse.
Cury solicitou uma atenção especial para reavaliar a classificação de Botucatu de acordo com o Plano São Paulo, que teve a flexibilização de suas atividades reduzida em virtude de uma situação enfrentada por outros municípios.
“As medidas aqui adotadas surtiram efeito. Fizemos a lição de casa e alcançamos bons resultados, com números de leitos credenciados e uma taxa de ocupação baixa, o que permite a retomada da rotina desde que respeitadas as determinações apontadas pelas autoridades de saúde. Sobre isso, o governador afirmou que nada pode ser feito até o dia 28 desse mês, data em que termina mais um período da quarentena, porém, a partir disso, esse pleito será levado para o Comitê Estratégico de Combate ao Novo Coronavírus para avaliação”, informou.
Por fim, o deputado abordou novamente um assunto de grande interesse e necessidade: implantação do Departamento Regional de Saúde de Botucatu. “Se essa estrutura funcionasse atualmente, não estaríamos atingidos hoje pela nova reclassificação, pois teríamos condições de seguir na zona amarela. O governador demonstrou ter mais clareza que essa descentralização é fundamental e se comprometeu a discutir os pontos após a pandemia, já que o momento exige esforços e concentração para combater a Covid-19”, completou.