Conecte-se Conosco

Botucatu

FMB entrega Prêmio Professor Mário Rubens Montenegro

Publicado

em

Honraria, criada este ano, foi concedida ao Professor Titular Sílvio Alencar Marques

Em cerimônia realizada na manhã da última sexta-feira, 16 de junho, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), o professor titular do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia, Sílvio Alencar Marques, recebeu o Prêmio Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro. A honraria, instituída neste ano, marca o centenário de nascimento do Professor Montenegro e faz parte das comemorações dos 60 anos da FMB. Ela passará a ser entregue anualmente a um docente que tenha se destacado em atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou gestão.

Ao parabenizar o homenageado, a professor Maria Cristina Pereira Lima, diretora da FMB, relembrou que junto com o Professor Sílvio integrou o grupo que em 1984 percorria as unidades da Unesp em busca de adesão ao movimento por eleições diretas para presidente. “Depois ao longo da formação tive a oportunidade de conhecer sua generosidade e seu compromisso com os pacientes e com os alunos. Naquela época a epidemia de AIDS estava no início e me recordo do seu cuidado e respeito com cada um dos pacientes que acompanhava. Minhas palavras são de gratidão por tudo que o professor Sílvio representou e representa para nós”.

Destacada para falar sobre o patrono do prêmio, a professora Luciane Alarcão Dias-Melicio, chefe do Departamento de Patologia, afirmou que a ocasião é marcante para refletir sobre a participação do professor Montenegro no processo de formação da faculdade e do departamento. “O Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro, em sua trajetória de vida, personificou a essência do conhecimento, da paixão pela medicina e do compromisso com o ensino e a pesquisa. Sua sabedoria e habilidade em transmitir conhecimento foram inspiradoras para inúmeras gerações de profissionais e cientistas. Como mentor, ele guiou seus alunos na compreensão da complexidade das doenças, incentivando-os a explorar novos horizontes e buscar respostas para os desafios mais urgentes”.

Segundo ela, além de suas qualidades como educador, o Professor Montenegro também se destacou como um pesquisador notável. “Seu trabalho pioneiro e suas contribuições científicas foram fundamentais para avançar a compreensão dos temas estudados. Sua busca incansável pela verdade científica e seu compromisso com a melhoria do ensino deixaram um legado duradouro”, completou.

Coube à professora titular Jacqueline Costa Teixeira Caramori, vice-diretora da FMB, apresentar as credenciais que levaram o professor Sílvio a ser escolhido para receber o prêmio. Filho da professora de Ciências, Maria Alencar Marques e do professor de português, Adelino Moreira Marques, Sílvio ingressou no curso de Medicina da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu em 1968, compondo a sexta turma. Dedicou 45 anos de sua vida em regime de tempo integral a carreira docente, entre os anos de 1978 e 2022.

O prêmio – o 18º em sua carreira – enaltece sua trajetória acadêmica marcada por grandes contribuições e alta produtividade, que inclui 63 capítulos de livros e 173 publicações e o coloca entre 2% dos cientistas mais citados em 2021 pelo ranking da Universidade de Stanford e Editora Elsevier.

“Sua prática extensionista teve o selo de um dos mais relevantes problemas de saúde pública do mundo: a AIDS. Fez isso ao sair da universidade e levar conhecimentos, práticas e atitudes para professores da rede de ensino e servidores das unidades básicas de saúde, em encontros, rodas de conversa e palestras. Sabemos que não buscou registrar isso no Currículo Lates, porque simplesmente considerou ser um dever em uma pandemia desde o seu surgimento, há 41 anos. Fez isso pelo combate às desigualdades e estigmas que acompanham essa emergência de saúde pública”, relatou Jacqueline.

Sílvio já demonstrava ser vocacionado para o ensino durante a graduação, sendo monitor de Patologia por três anos e conquistando a admiração do Professor Montenegro. A residência em Dermatologia foi marcada por luta, reivindicações e exigências por melhorias, que o levaram à presidência da Associação dos Médicos Residentes. Aperfeiçoou seus conhecimentos sobre ensino médico na Universidade de Illinois (EUA). Ao voltar foi o coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). Participou da restruturação curricular da Medicina, contribuiu no PROMED e junto a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Bastante emocionado, ao receber a honraria das mãos da professora emérita do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Edy de Lello Montenegro, o homenageado disse que teve a honra de conviver e ser discípulo do Professor Montenegro, com quem aprendeu muito. “Esse prêmio não poderia ter outro nome por tudo que o professor Montenegro representa. Acho justo que a instituição identifique e homenageie os servidores que se comprometem com ela. Claro que cada um de nós deve cuidar de seu currículo pessoal, investir nele, mas não podemos deixar de lado o currículo da instituição, fazer o possível para prestigiá-la, aumentar a qualidade da mesma e divulgá-la intra e extramuros”.

Sílvio disse que a indicação para o prêmio pode ser creditada a sua família, aos seus mestres, as gerações de estudantes e residentes por suas contribuições, companheirismo e estímulo, aos milhares de pacientes e ao Departamento de Dermatologia. “Não há espaço melhor de trabalho e de amizade que o departamento que a Dra. Neusa criou”, afirmou.

Ao final de seu discurso, agradeceu a professora Mariangela Esther Alencar Marques. “Nossos filhos, nossos sobrinhos são todos coautores de tudo que fiz até hoje. Metade do que eu fiz devo a ela”, encerrou.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5