Há cinco anos a Fundação UNI – empresa do terceiro setor na área da saúde, tem trabalhado em conjunto com o poder público de São Manuel, representado pela Diretoria Municipal de Saúde, na reorganização e melhoria da dinâmica da gestão dos serviços prestados nos postos e ambulatórios da rede municipal. Neste período, a Fundação Uni ajudou a reorganizar os fluxos e protocolos de boa parte do sistema de saúde Municipal. E sempre atuando de forma transparente e profissional.
Somados os serviços de todas as cinco unidades de saúde e ambulatórios de especialidades, o total de atendimentos/procedimentos realizado em 2017, em São Manuel, passou dos 127 mil. Número significativo para uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes.
Dos pouco mais de 43,7 mil atendimentos médicos feitos nas Unidades de Atenção Básica do município em 2017, 81% foram realizados pelas equipes da Fundação UNI. Considerando a população que frequenta apenas as USF’s (Unidades de Saúde da Família), a Fundação UNI foi responsável por 2,2 consultas médicas por paciente. Índice este melhor que os parâmetros nacionais, que são de 2 consultas/ano por habitante.
Pode-se ressaltar outro número expressivo, mais de 63 mil procedimentos realizados pelas equipes de enfermagem, que inclui coleta de sangue, curativos, aferição de sinais vitais, glicemia capilar, visitas domiciliares, dentre outros. A distribuição de medicamentos e materiais de enfermagem à população é outro destaque. Apenas em 2017 foram mais de 402,7 mil unidades entregues através das unidades básicas.
Já a Saúde Mental está mais bem estruturada para acolher casos de crise psiquiátrica e dependência química, de todas as faixas etárias, de forma articulada com a rede de saúde e socioassistencial. O ambulatório instalado no distrito de Aparecida conta com uma equipe interdisciplinar formada por: psiquiatras (2), gineco-obstetra (1), neurologista (1), gastroenterologista (1), cardiologista (1) e ortopedista (1). Por ano, contabiliza mais de 2 mil atendimentos.
Diante do contexto, a Fundação UNI tem buscado oferecer cada vez mais ações de Educação em Saúde. Em 2017 foram 199 atividades junto com a comunidade por meio de palestras em sala de espera e escolas, grupos de gestantes, hipertensos e diabéticos, dentre outros. Já para o profissional da Saúde foram promovidas mais de 1.847 horas de treinamento. Tudo para impactar diretamente na qualidade do atendimento ao usuário.
Na avaliação da enfermeira Elisangela Campos, coordenadora da Fundação UNI em São Manuel, o saldo destes cinco anos é bastante positivo. “Hoje os profissionais seguem uma agenda, sem deixar de atender as demandas espontâneas; implantamos a classificação de risco para otimizar atendimentos e elencar prioridades; padronizamos as coletas; elaboramos mapas com perfil epidemiológico de cada unidade, entre outras ações. Claro que a melhoria deve ser constante, principalmente por se tratar de uma área como a Saúde. Mas acredito que a população reconhece que houve avanços. E isso a gente sente no contato com os pacientes e na melhor resolutividade dos casos”, afirma.
A Diretoria Municipal de Saúde, através da diretora Patrícia Rossanesi de Morais, também cumprimenta a UNI pelos cinco anos de atuação na cidade: “Aproveito a oportunidade para parabenizar a Fundação UNI pelos 5 anos de trabalho desenvolvido no Município de São Manuel. Para a Diretoria de Saúde ter prestadores comprometidos em fazer valer as Políticas Públicas de Saúde que vem de encontro com o Plano de Governo nos traz tranqüilidade e uma grande satisfação”.