Conecte-se Conosco

Botucatu

GCM realiza 4 mil ações em fevereiro

Publicado

em

 

No último mês de fevereiro, a Guarda Civil Municipal teve bastante trabalho na Cidade de Botucatu. Ao todo foram desempenhadas 4.060 ações no Município, desde averiguação de ocorrências de furto e acidentes de trânsito até resgate de animais e auxílio a migrantes.

Os destaques vão para o GAPE, Grupo de Ações Preventivas Especiais, que dentre os diversos patrulhamentos conseguiu prender 7 indivíduos por tráfico de drogas e capturou mais 7 condenados pela justiça; para o GPA, Grupo de Patrulhamento Ambiental, que realizou 104 patrulhamentos, atendendo 21 casos de descarte irregular de lixo, 22 resgates de animais e 4 denuncias de maus tratos a animais domésticos; e para a Patrulha Maria da Penha, que fez 177 visitas à vítimas de violência doméstica.

O 199 foi acionado 4.166 vezes pela população. Ao todo neste ano de 2018 o número de trabalhos desempenhados pela Guarda já ultrapassou 8,4 mil.

“Nossa equipe de Guardas está bastante empenhada em atender o máximo de ocorrências possível e oferecer à população segurança. Graças ao bom treinamento dos nossos homens, e dos equipamentos que temos ao nosso dispor, conseguimos ter êxito em nossas ações”, afirma o Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos, Marcelo Emílio de Oliveira.

Comparativo

De acordo com dados transmitidos pela Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal elaborou um levantamento que também mostrou a diminuição de ocorrências registradas, se comparados os dois primeiros meses de 2016, 2017 e deste ano. Por exemplo, o número de furtos registrados diminuiu de 215 ocorrências em 2016 para 197 em 2017 e para 176 neste ano. Os furtos de veículos também diminuíram. Foram 11 em 2016, 14 em 2017 e 6 em 2018.

Os casos de lesão corporal também tiveram redução. De 105 casos em 2016, o índice diminui para 85 em 2017 e para 63 neste ano.

O número de prisões aumentou. Em janeiro e fevereiro de 2016 a GCM havia registrado 31 casos, número que subiu para 42 no ano seguinte e para 49 em 2018.

Uma das justificativas para esses bons resultados da Guarda estão em algumas operações, como a Praça Segura, realizada no período noturno, visando reforçar a presença da GCM em locais que são alvos constantes de denuncias por perturbação do sossego público, prática de crimes como tráfico e consumo de drogas e bebidas alcoólicas, vandalismo e prostituição.

Foi realizada também uma operação especial nos arredores das escolas da Cidade, monitorando e afastando a presença de traficantes comercializando entorpecentes e inibindo a ocorrência de brigas e consumo de álcool e drogas nas proximidades escolares.

Outras ferramentas utilizadas para aproximar a Guarda da população foram as Reuniões Comunitárias em bairros da Cidade, que tiveram o objetivo de conhecer os problemas de segurança enfrentados pela população e promover soluções de forma mais direta. A intenção da GCM é de visitar todos os bairros do Município.

GCM em Vitoriana

Já estão em treinamento dois novos guardas civis municipais, nomeados neste mês de março, que atuarão diretamente no distrito de Vitoriana. Os novos guardas fortalecerão também o patrulhamento comunitário no Rio Bonito, Mina, Porto Said e Alvorada da Barra.

GCM: 199

 

Fonte: Prefeitura

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5