Após a ação, quando funcionários tentavam acessar o servidor da unidade, uma página em inglês aparecia na tela dos computadores pedindo um valor em bitcoins (moeda virtual) para que o programa fosse liberado. O prazo dado pelos autores do ataque foi de 24 horas.
A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência e orientou os gestores da Santa Casa a não pagarem o valor pedido pelos criminosos.
O sistema é usado pra armazenar dados pessoais de pacientes, imagens e diagnósticos, registro do fluxo de pacientes, além da parte financeira.
O caso mais grave é com o setor de raio-X, que está parado por causa da impossibilidade de acesso ao sistema. Neste caso, a Santa Casa solicita, via Cross (a central estadual de regulação), a marcação de procedimentos em outras unidades da região que tenham o serviço.
A direção da Santa Casa informa que não sabe quando os sistemas serão restabelecidos, mas ressalta que a instituição não possui dinheiro em caixa para pagar pela reinstalação dos programas e sistemas.
Fonte: G1