Botucatu

HCFMB, FMB/Unesp e Prefeitura de Botucatu anunciam propostas de melhorias na área da saúde

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Centro de Saúde Escola não atenderá mais encaminhamentos no período noturno; plantonista será contratado no PSP para suprir a demanda em horários mais críticos

O Prefeito Mário Pardini, André Balbi (HC) e André Spadaro, secretário de Saúde

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e a Prefeitura Municipal promoveram na manhã de quarta, 22, uma entrevista coletiva para prestação de contas da área da saúde municipal e a assinatura da carta de intenção de melhorias no atendimento dos Prontos-Socorros Adulto (PSA) e Pediátrico (PSP) da Cidade.

Estavam à disposição dos jornalistas o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; o prefeito de Botucatu Mario Pardini; o chefe de gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; o secretário de saúde, Dr. André Spadaro; a coordenadora de enfermagem do PSA, Priscylla Prado e a coordenadora administrativa do PSA e PSP Keyth Regina Vital, além de outras autoridades do HC, da FMB e do município.

As coordenadoras Priscylla Prado e Keith Regina Vital iniciaram a coletiva apresentando dados gerais dos prontos-socorros adulto e pediátrico da cidade, como o funcionamento da triagem da classificação de risco, o tempo de atendimento de cada cor classificada e números de atendimento mensal. Ao todo, cerca de 78% dos atendimentos do PSA e do PSP são classificados como azul ou verde, ou seja, não urgentes ou pouco urgentes, um dos fatores da demora na atenção dos pacientes que procuram as unidades.

O superintendente do HCFMB Dr. André Balbi comentou a importância do fortalecimento da parceria do HCFMB e da FMB/Unesp com a Prefeitura. “Estamos empenhados em atender a população da melhor forma possível e, por isso, estamos aqui para anunciar algumas propostas de mudanças. Nossa demanda assistencial é cada vez maior, e nosso objetivo comum é melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento à população. Agradeço pela colaboração de todos e à Prefeitura por todo apoio nessa gestão”, disse.

O secretário de Saúde, Dr. André Spadaro apresentou os resultados do modelo implantado no mês de junho, quando a UBS da Vila São Benedito (Cecap) e o Centro de Saúde Escola (CSE) da Vila dos Lavradores passaram a atender a população em período noturno, como medida auxiliar, no intuito de diminuir o tempo de espera das consultas no PSA e no PSP. Em relação à UBS da Cecap, o modelo continua. “Tivemos uma adesão imediata, devido à experiência prévia da unidade com pacientes reorientados pelo PSA. Atingimos cerca de 65% do teto de atendimento esperado, e esperamos aumentá-lo potencialmente”, explicou Spadaro.

Devido a uma menor adesão ao modelo de atendimento no Centro de Saúde Escola, para onde os pacientes do Pronto-Socorro Pediátrico eram redirecionados, Dr. André Spadaro informou que, analisando a média de encaminhamentos, a relação custo-efetividade da medida foi baixa. “Chegamos a uma conclusão e decidimos em conjunto encerrar as atividades noturnas do CSE”, anunciou. O posto não atenderá mais a noite, a partir do dia 30 de novembro. Como medida alternativa, a Prefeitura, o HCFMB e a FMB/Unesp colocarão mais um pediatra no horário de pico de atendimento do PSP, para amenizar o tempo de espera no horário crítico, das 17 às 23 horas.

Além disso, outras intenções de melhorias foram anunciadas: o Departamento de Pediatria da FMB/Unesp fica oficialmente à frente da gestão e operação exclusiva do PSP, monitorando em conjunto com a Prefeitura e o HC, o tempo mensal de espera e percentual de atendimentos acima do prazo previsto pelo protocolo. Ainda estão previstos projetos de reforma e ampliação do PSP, que inclui uma enfermaria de apoio secundário ao atendimento e um estudo de ampliação de leitos de apoio no Pronto Socorro Referenciado (PSR) do HCFMB, visando reduzir o tempo de espera de transferência do PSA para o HC.

Um plantão de atendimento foi criado pelo HC para centralizar eventuais críticas, sugestões e reclamações sobre os atendimentos nos prontos-socorros externos, pelo e-mail atendimentops@hcfmb.unesp.br, por meio do qual as demandas serão analisadas, atendidas e respondidas em até 24 horas.

O prefeito Mário Pardini, juntamente com o secretário da Saúde e com o superintendente do HC, finalizou a coletiva assinando a carta de intenção de melhorias. “Nosso intuito é ampliar a assistência de forma efetiva nesse momento de crise. Temos prestado um serviço de excelência, mas sempre há espaço para melhorias, e estamos dispostos a sempre melhorar cada vez mais nossa gestão na área da saúde”, afirmou Pardini.

Serviço:

Críticas, sugestões e reclamações de atendimento nos prontos-socorros:

atendimentops@hcfmb.unesp.br

Tempo de resposta: 24 horas

Fonte: Assessoria HC

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