Conecte-se Conosco

Botucatu

HCFMB realiza captação de coração pelo programa TransplantAR

Publicado

em

Pela primeira vez, o Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) utilizou o programa TransplantAR Aviação Solidária para captar um coração na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.

O programa, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) em 2024, disponibiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. Segundo Marcello Laneza Felício, chefe do Serviço, a iniciativa é inovadora. “Além de dar agilidade na logística de captação de órgãos, conseguimos ampliar a chance de sucesso na realização dos procedimentos cirúrgicos”, diz.

A equipe concluiu a captação no Hospital Adib Jatene e retornou ao HCFMB para a realização do transplante cardíaco. O receptor foi um homem e seu estado de saúde é estável.

Este foi o segundo transplante realizado pelo Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB em 2025. Em seis anos de serviço, cerca de 75 de transplantes foram realizados.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Educação e Sesi iniciam curso de Robótica para alunos da Rede Municipal de Ensino

Publicado

em

No curso, os alunos terão aulas de iniciação em programação, automação e princípios da robótica

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sesi Botucatu, teve início nesta segunda-feira (17) a Escola de Robótica, com a participação de alunos dos 4º e 8º anos de quatro escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino.

As escolas participantes são: EMEFI Hernani Donato, EMEFI Mozart de Moraes, EMEFI Hernani Donato e EMEFI Maria Jacomino Vendito.

O projeto é semestral e as aulas serão realizadas às segundas, terças e sextas-feiras no período da manhã e às quintas-feiras no período da tarde, na sala de Informática da Escola Sesi.

O objetivo da Escola de Robótica é promover cursos de iniciação em programação, automação e princípios da robótica, atendendo à necessidade de ampliar o desenvolvimento da aprendizagem nas seguintes competências: pensamento científico, crítico e criativo; pensamento computacional; resolução de situação-problema; cultura Maker e projetos de autoria; além de trabalho em equipe (colaboração, respeito, empatia), entre outros.

Continuar Lendo

Botucatu

Faculdade Sebrae inaugura polo em Botucatu 

Publicado

em

Instituição vai oferecer cursos de graduação, pós-graduação e MBA

 

O Sebrae-SP inaugura um polo da faculdade Sebrae em Botucatu, no próximo dia 12 de março. O evento será às 19 horas e contará com a presença dos dirigentes estaduais, autoridades locais, regionais e demais interessados.

 

O polo Botucatu da Faculdade Sebrae vai oferecer cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Na graduação, serão ofertados os cursos de Administração de Empresas com ênfase em empreendedorismo; Tecnólogo em Gestão Comercial e Tecnólogo em Processos Gerenciais. Na pós e MBA serão oferecidos os cursos de Gestão Pública Empreendedora, Educação Empreendedora 5.0; e Gestão de Negócios.

 

De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP Renato Lisboa, a Faculdade Sebrae chega a Botucatu com a expertise e know-how de uma instituição de fomento ao empreendedorismo com uma visão sistêmica do mercado de trabalho. “Vamos preparar pessoas para o sucesso profissional tanto como funcionários e colaboradores, como empreendedores independentes”, comenta.

Continuar Lendo

Botucatu

VAS fará vacinação antirrábica e microchipagem de cães e gatos no Bairro da Mina

Publicado

em

Não será necessário agendamento e o atendimento será por ordem de chegada

No próximo domingo (23), a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizará uma campanha de vacinação antirrábica e microchipagem de cães e gatos no Bairro da Mina. A ação ocorrerá das 10 às 13 horas, em frente ao Posto de Saúde.

Poderão ser imunizados os animais acima de três meses e que não tenham tomado a vacina antirrábica nos últimos 12 meses. Para vacinar e microchipar os animais, é necessário o responsável ter mais de 18 anos e levar documento com foto.

No local, as equipes da VAS farão um cadastro com informações do tutor e do animal, antes que seja feita a microchipagem (obrigatória) e, após, aplicada a vacinação.


É importante que os cães sejam conduzidos por coleira e guia e os gatos em caixas de transporte ou similares para evitar fugas e brigas com outros animais.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5