Conecte-se Conosco

Botucatu

HCFMB realiza seis transplantes de órgãos em uma semana

Publicado

em

O Programa de Transplante de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou nesta semana seis transplantes de órgãos sólidos. Um fígado, três rins e dois corações foram transplantados em pacientes, que já se encontram estáveis e sob cuidados da Enfermaria de Transplantes do HCFMB.

Três transplantes diferentes – rim, fígado e coração – foram realizados no mesmo dia, praticamente ao mesmo tempo. Os procedimentos, considerados de alta complexidade, envolveram uma equipe multidisciplinar, que no mesmo dia, em três salas diferentes, renovaram a esperança de pacientes que esperavam na fila por um novo órgão que salvaria suas vidas.

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HCFMB, que tem papel fundamental na captação de órgãos, foi responsável por duas captações também nesta semana. Dois órgãos – um rim e um coração – vieram para o HCFMB. Os outros foram captados por outras instituições.

Apesar da queda do número de transplantes nos hospitais SUS durante a pandemia do COVID-19, o HCFMB mantém-se entre um dos maiores centros transplantadores do Estado. Segundo o coordenador do Serviço de Transplante de Órgãos, Dr. Luis Gustavo Modelli, o Programa de Transplantes do HCFMB consolidou o Hospital como referência em casos de alta complexidade. “Além de promover a capacitação dos profissionais, o Programa trouxe ao HC mais recursos, tecnologia de ponta e possibilitou o trabalho em conjunto das equipes envolvidas nos transplantes de coração, rim, fígado, medula óssea autólogo, córneas e coração”, diz.

Atualmente, o HCFMB é o segundo centro transplantador do Estado em números de transplantes de coração e rins. Já no interior, é considerado o primeiro. Desde o início do ano até o mês de julho, o Programa de Transplante Cardíaco realizou 15 procedimentos, e o Programa de Transplante Renal, 63.

“Para nós, este é um número significativo durante a pandemia, em comparação com outros centros de transplante cardíaco. Todas as cirurgias realizadas com segurança, e tivemos bons resultados”, diz Dr. Marcelo Laneza Felício, coordenador do Programa de Transplante Cardíaco do HCFMB.

“Mesmo em tempos difíceis, o Programa está em constante evolução, e só tende a crescer. Agradeço pelo comprometimento e dedicação de toda equipe, fundamental para a expansão da nossa assistência”, finaliza Modelli.

Transplante hepático foi realizado após projeto de pesquisa que utiliza radioembolização, procedimento inédito no SUS.

A realização do transplante de fígado pela equipe de Transplante Hepático nesta semana foi possível graças a um projeto de pesquisa do HCFMB, conduzido pelo Dr. Fernando Gomes Romeiro, que utiliza radiação para o tratamento de tumores hepáticos, chamado de Radioembolização.

O procedimento não é considerado curativo, mas causa uma redução considerável do tamanho do tumor, evitando que ele cause mais danos ao paciente portador desta condição patológica.

Segundo Romeiro, sem este tratamento, o paciente não teria possibilidades de passar pelo transplante. “O paciente era portador de câncer de fígado e desenvolveu uma trombose perto do nódulo, que impedia o transplante. Ele foi incluído no projeto de pesquisa, fizemos a Radioembolização e conseguimos uma redução considerável, o que possibilitou o transplante”, explica.

Por ser um projeto de pesquisa, o tratamento ainda não pode ser oferecido a todos os pacientes portadores de tumores hepáticos. Considerado um tratamento de última geração, a Radioembolização nunca foi realizada no SUS por envolver alto custo e exigir muita capacitação. No Brasil, apenas o Hospital Sírio Libanês utiliza esta técnica inovadora no combate ao câncer hepático. “É importante ressaltar que, apesar de ser uma grande satisfação realizar este tratamento no SUS, ele ainda não está disponível no sistema público, já que conta com o apoio financeiro da FAPESP e CNPq. De qualquer forma, é um avanço e continuaremos trabalhando para oferecer esta alternativa aos pacientes”, afirma Romeiro.

Continuar Lendo

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5