Conecte-se Conosco

Botucatu

Hemocentro realizou coleta no Shopping Park Botucatu

Publicado

em

O clima natalino intensifica os gestos de solidariedade e esperança. Foi deste modo que o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou uma ação no último sábado, 21, em parceria com o Shopping Park Botucatu.

Realizada dentro da unidade da Faculdade Galileu, a coleta externa recebeu 70 doadores e 55 bolsas de sangue foram coletadas, contribuindo para a manutenção dos estoques do Hemocentro e para a salvação de muitas vidas. Além dos colaboradores do Hemocentro, a ação contou com o apoio dos alunos de Enfermagem da própria Faculdade.

O auxiliar de logística Luiz Carlos Lucas Junior, de Botucatu, foi um dos primeiros a chegar no Shopping para fazer a sua doação, gesto que ele repete, com frequência, desde os 18 anos. “Procuro estar sempre fazendo a minha parte para ajudar as pessoas que tanto precisam. Fazer o bem é muito importante”.

Enfermeira técnica responsável pelo setor de coleta do Hemocentro do HCFMB, Alba Cristina Albano comentou a iniciativa. “Cada gota de sangue doada é uma semente de vida que floresce no coração de alguém. Ser doador é ser um herói anônimo que espalha esperança e amor ao próximo. Não é só o sangue doado, mas sim a alegria no rosto de quem recebe vida. Doar faz bem à humanidade, é um ato de amor e solidariedade”.

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH; ter boa saúde; pesar mais que 50kg; não estar em jejum; dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação e ter entre 18 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos. A doação de candidatos com idade entre 16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável legal e ambos portando documento original com foto.

Deixe a solidariedade contagiar o seu coração: doe sangue, salve vidas!

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 225) e pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Sebrae-SP em Botucatu abre seleção para estágio com bolsa-auxílio de R$ 2.080,00

Publicado

em

Inscrições online podem ser feitas até 6 de janeiro

O escritório do Sebrae-SP em Botucatu anuncia a abertura de inscrições para o processo seletivo de estágio. Com uma vaga disponível, o programa oferece bolsa-auxílio de R$ 2.080,00, além de benefícios como vale-refeição, assistência médica, seguro de vida e auxílio-transporte.

 

Podem se inscrever estudantes a partir do 2º semestre dos cursos de Humanas ou Exatas. Conhecimentos em Pacote Office são obrigatórios. Entre as principais atribuições do estagiário estão atividades administrativas e a colaboração no apoio a projetos e ações do escritório. A jornada será presencial com 30 horas semanais.

 

O processo inclui inscrição online, análise curricular, entrevistas (coletivas e/ou individuais) e entrega de documentos para contratação.

 

As inscrições devem ser realizadas até o dia 6 de janeiro de 2025 pelo formulário online.

Continuar Lendo

Botucatu

SARAD oferece capacitação à  equipe e profissionais da rede de saúde mental de Botucatu

Publicado

em

Com o objetivo de melhorar as práticas clínicas assistenciais, a Diretoria Executiva do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), com o apoio da Gerência de Enfermagem, Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) e o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), realizou um planejamento de capacitações, que abordou temas fundamentais para o tratamento de pacientes com diagnóstico de Transtornos por Uso de Substâncias (TUS).

Dependência química, codependência, legislações relacionadas ao tratamento de dependentes de álcool e outras drogas, diretrizes de tratamento, síndrome de Wernicke-Korsakoff, transtornos de personalidade foram alguns dos temas abordados ao longo do segundo semestre de 2024.

Outras estratégias de cuidado, abordagens psicoterápicas e psicossociais também foram pautadas durante as capacitações, como: saúde e espiritualidade – impactos da espiritualidade na saúde mental, entrevista motivacional, avaliação de estágios motivacionais e arteterapia no tratamento do dependente químico durante a internação.

Médicos, enfermeiros, psicólogos, professores de educação física, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais do próprio SARAD e da rede de saúde mental de Botucatu fizeram parte do público-alvo dos treinamentos, que devem ser estendidos em 2025.

“Além da TUS, muitos pacientes apresentam outras comorbidades psiquiátricas e clínicas, o que torna o trabalho da equipe bastante desafiador”, frisa Nilza Martins Ravazoli Brito, Diretora Executiva do SARAD.

Os treinamentos, ministrados por profissionais do próprio HCFMB e de outras Instituições, ocorreram de forma presencial no auditório do SARAD e de forma virtual. A partir de janeiro de 2025 a programação será retomada.

Continuar Lendo

Botucatu

Saúde entrega tablets a Agentes Comunitários de Botucatu

Publicado

em

A Secretaria de Saúde entregou na manhã desta segunda-feira, 23, de forma simbólica, 100 tabletes aos Agentes Comunitários de Saúde de Botucatu, das Unidades de Saúde da Família Os equipamentos serão utilizados na coleta de dados e informações junto à população, no trabalho de rotina dos agentes.

A entrega dos tablets faz parte do projeto “O Cuidado à saúde da criança com Síndrome de Down na atenção primária à saúde em Botucatu: protocolo e fluxograma de diagnóstico e assistência integral no Sistema Único de Saúde”, apelidado de projeto “Down Hora”. O projeto tem por objetivo garantir assistência integral e uniformidade no atendimento aos pacientes com Síndrome de Down em Botucatu.

Os tablets foram cedidos pela professora-associada Cátia Regina Branco da Fonseca, Coordenadora do projeto e pesquisadora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP).

“O uso dessa ferramenta agilizará a coleta de dados em saúde do município, sobretudo aqueles específicos que envolvem crianças com Síndrome de Down”, diz Dra. Cátia Fonseca.

A Secretaria de Saúde apoiará e dará condições para as ações da pesquisa e para a formação em Educação em Saúde, bem como para a revisão e implantação do protocolo e do fluxograma assistencial no município.

Como resultado dessa parceria, entre FMB/UNESP e Secretaria de Saúde, se espera o aprimoramento da prestação de assistência em saúde à população de Botucatu.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5