Connect with us

Região

Hidrovia Tietê-Paraná tem alta de 120,7% na movimentação de cargas em 2023

Published

on

Ao todo foram transportadas mais de 2.4 milhões de toneladas no trecho paulista; obras no Canal de Nova Avanhandava ampliam expectativas para mais crescimento

Um dos mais importantes eixos de logística no país, com seus 2,4 mil quilômetros navegáveis, a Hidrovia Tietê-Paraná registrou, em 2023, um expressivo aumento na movimentação total de cargas. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a alta foi de 120,7%, comparada ao mesmo período de 2022, com transporte de 2,4 milhões de toneladas em 2023 contra 1,1 milhão de toneladas no ano anterior. O índice expressivo é explicado principalmente a partir da crescente movimentação da soja, aliada à uma gestão mais eficiente da hidrovia, que é administrada pelo Departamento Hidroviário (vinculado à Semil). De janeiro a junho de 2023 a hidrovia já havia batido o recorde de aumento de 76% na movimentação fluvial de cargas.
Em sua extensão, a Hidrovia Tietê-Paraná atende, sobretudo, ao transporte da produção agrícola e possui 30 terminais intermodais para carga e descarga de produtos, responsável por conectar os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. No trecho paulista são 800 quilômetros, indo desde Mogi das Cruzes até o município de Pereira Barreto. Neste trecho a hidrovia possui 14 terminais intermodais que funcionam associados a 9 barragens, 10 eclusas e 23 pontes em sua estrutura.
Dentre as commodities mais transportadas, a soja representou 41% das cargas, equivalente a 990 mil toneladas do grão. Em segundo aparece o milho, com 682 mil toneladas e, em terceiro lugar, a cana-de-açúcar e derivados, com 584,4 mil toneladas. O transporte de passageiros registrou mais de 85 mil pessoas.
“Trata-se de um eixo importante para esse modal e estratégico para a economia de São Paulo. O governo tem atuado para ampliar ainda mais o papel da hidrovia no escoamento da produção do estado”, afirma a secretária Natália Resende em alusão à obra de aprofundamento do canal de Nova Avanhandava, um projeto antigo que foi retomado em março. A primeira explosão para a obra ocorreu em fins de agosto.
Canal de Nova Avanhandava – As obras vêm sendo executadas por meio de uma complexa operação com remoção de 19 a 21 mil metros cúbicos de rochas por mês. Para que não haja implicações com a fauna aquática local está sendo aplicada uma técnica que mantém peixes afastados. Ao todo serão removidos 552 mil metros cúbicos de rochas ao todo – volume equivalente ao de 600 piscinas olímpicas -, com detonações subaquáticas de rochas para aumento do calado no canal, em Buritama, o que permitirá a navegabilidade na hidrovia mesmo em períodos de estiagem.
Desta forma, 2,57% das obras já foram executados, e a previsão é que até abril de 2026 todo o trecho de Nova Avanhandava esteja completamente ampliado, com um um investimento de R$ 293,7 milhões que garante o aumento da profundidade do canal de navegação no reservatório de Três Irmãos, ao longo de 16 km.
A ampliação também permitirá maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, resultando em um fluxo mais contínuo de cargas movimentadas sem conflitos entre navegação e geração de energia com garantia de produtividade.
Para Jamille Consulin, Diretora do departamento Hidroviário (DH), a obra é resultado de investimentos em infraestrutura que repercutem na economia do Estado, e sem a decorrência de aumento de poluentes já que o modal é de baixo impacto ambiental quando comparado à movimentação de cargas nos eixos rodoviários, quando seriam necessárias 43 carretas, de 35 toneladas cada, para levar o mesmo volume que cada embarcação do tipo ‘chata’ é capaz de uma única vez.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sebrae-SP ensina empreendedorismo a 8300 alunos na região de Botucatu

Published

on

Atividades propõe estimular o protagonismo e auxiliar na tomada de decisões acadêmicas e profissionais

Alunos de 17 escolas estão aprendendo e desenvolvendo competências para o empreendedorismo por meio do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-SP de Botucatu. A ação atende aproximadamente 8.300 alunos do ensino fundamental, médio e s uperior nas cidades de Conchas, Areiópolis, Paranapanema, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Botucatu.

No Ensino Fundamental, é aplicado o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em que os alunos passam por atividades com um consultor do Sebrae-SP, que também capacita os professores como multiplicadores para desenvolverem as atividades ao longo do ano letivo.

Os projetos são desenvolvidos de forma lúdica e muitas vezes com atividades em grupo. Os alunos do 1º e 2º anos aprendem a cultivar uma horta com temperos. No 4º ano, desenvolvem uma oficinal cultural, no 5º ano tema é brinquedos ecológicos e no 8º ano trabalham com robótica. Todos os produtos e projetos são expostos em feiras de empreendedorismo nas próprias escolas.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP Renato Lisboa, o programa Educação Empreendedora propõe que os alunos se tornem cidadãos protagonistas em suas comunidades, além de terem mais ferramentas para a tomada de decisões na vida acadêmica e profissional. “Além disso, nas feiras há a integração com pais e com toda a comunidade, o que fortalece os vínculos”, comenta Renato.

Para alunos do ensino médio e superior, o programa consiste em duas palestras, uma sobre o mercado de trabalho e outra ensinando como se tornar um empreendedor.
No próximo dia 25, alunos do ensino médio de duas escolas de Botucatu participam das atividades no escritório do Sebrae-SP.

Continue Reading

Entretenimento

Centro Max Feffer apresenta programação para o público infantil

Published

on

 

Centro Max Feffer, equipamento cultural público da cidade de Pardinho, interior de São Paulo, gerenciado pelo Instituto Jatobás, organização da sociedade civil, tem realizado uma ampla programação, gratuita, em outubro, com foco especial no mês das crianças. O Centro, reconhecido por sua rica agenda cultural e educativa, tem realizado atividades especialmente pensadas para o público infantil, reafirmando o compromisso do Instituto em promover o acesso à cultura e inclusão social.

Nesta quinta-feira, 24, o Centro Max Feffer oferece a magia da contação de histórias com o ator Ademir Apparício Júnior, em duas sessões: às 9h e 13h30.

Para fechar a programação do mês das crianças, no sábado, dia 26,  a Banda Infantil Municipal Nossa Senhora da Piedade, de Bofete. Será uma tarde cheia de música e atividades interativas, garantindo diversão e muitas surpresas para toda a família.

Confira a programação para as próximas datas no Centro Max Feffer:

Programação Outubro — Mês da Criança

________________________________________________________________________

Biblioteca — As memórias que se tornaram histórias! com Ademir Apparício Júnior 

Descrição: Repertório de contação de histórias e outros elementos lúdicos da tradição oral

Quinta-feira, 24/10, 9h00 e 13h30

_________________________________________________________________________

Arte — Apresentação: Banda Infantil Municipal Nossa Senhora da Piedade de Bofete 

Sábado, 26/10, 16h00

_________________________________________________________________________

Funcionamento: 

Centro Max Feffer:

De terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 17h00.

Domingos e feriados, abertura de acordo com a programação.

Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento via WhatsApp: (14) 99879-2760.

Instituto Jatobás

Com 19 anos de existência, o Instituto Jatobás é uma instituição dedicada a promover o acesso à cultura e desenvolver programas voltados para a geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Através de suas iniciativas, o Instituto fornece aos participantes as ferramentas necessárias e o conhecimento para serem protagonistas de suas vidas, capacitando-os para transformarem suas realidades. As trilhas formativas oferecidas pelo Instituto visam fortalecer a autoestima e desenvolver habilidades socioemocionais, especialmente importantes em contextos de vulnerabilidade social. Por meio dessas trilhas, os participantes são capacitados não apenas para obterem meios de subsistência, mas também para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

Continue Reading

Notícias

Expositores da região de Botucatu comemoram realização de negócios 

Published

on

Em apenas algumas horas de Feira do Empreendedor, todos os expositores da região já tinham concretizado negócios ou prospectado clientes

Clientes do escritório do Sebrae-SP em Botucatu estão comemorando os resultados da Feira do Empreendedor 2024. Alfredo Augusto Gaspar, da Associação de Apicultores de Botucatu, disse que participar da Feira do Empreendedor é uma experiência é ótima. “Em poucas horas já estamos tendo resultados positivos, contatos com futuros distribuidores, parcerias, muito vantajoso para a associação”, contou.

Joel Fogaça Junior, da FGZ Cosmestics, contou que foi a primeira participação, mas que estava empolgado. “Vale muito a pena, muita gente passa por aqui. Estou prospectando clientes, parceiros e fornecedores”, comentou. Fogaça ainda destaca que todo empresário deve participar da Feira do Empreendedor. “Aqui você aparece, se relaciona, faz parcerias e fecha negócios”, continua.

A gestora da Solutudo, Márcia Soares, explica que a empresa participa há algumas edições e que é um evento essencial para mostrar o trabalho. “É muito importante participar porque conseguimos de forma prática mostrar a Solutudo para todos os participantes da Feira”, declara. “Em meio dia já tivemos cinco interessados em nossa franquia. Todos os anos tivemos resultados efetivos e diretos” comemora Márcia.

O diretor de desenvolvimento econômico de Itatinga, Sérgio Bicicchi, estava animado. É a segunda vez que a cidade participa. “Em 2023 tivemos bons frutos, quatro solicitações de lote para o distrito industrial. Este ano trouxemos a associação de apicultura para divulgar Itatinga como a Cidade do Mel e estão vendendo muitos produtos”, conta.

Sérgio ainda destaca que a parceria do Sebrae-SP com o município é motivo de orgulho. “Ajuda muito no desenvolvimento e crescimento da apicultura e produtores rurais, além de outros cursos que o Sebrae-SP oferece na cidade”, completa.

Assista ao vídeo da participação do escritório do Sebrae-SP de Botucatu na FE24

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5