Conecte-se Conosco

Botucatu

Hospital das Clinicas de Botucatu recebe “Banco de Perucas Móvel”

Publicado

em

Hospital estadual localizado em Botucatu está entre as nove unidades do SUS paulista abrangidas pelo projeto e é a última parada do “tour”; parceria inédita entre a Secretaria de Estado Saúde, Instituto SAB e ONG Cabelegria vai ofertar 500 perucas à pacientes com câncer

O Hospital das Clinicas de Botucatu, unidade da Secretaria de Estado da Saúde localizada na região de Bauru e referência em Oncologia, recebe a partir da quinta-feira, 16 de novembro, o “Banco de Perucas Móvel”, que iniciou no mês de setembro um “tour” por hospitais estaduais localizados em diversas cidades paulistas.

O HC é a última parada do itinerário do projeto iniciado há dois meses. No total, cerca de 500 perucas serão doadas a pacientes com câncer, em tratamento em dez serviços de saúde vinculados à pasta. O trabalho inédito é promovido por meio de parceria com a Sociedade Assistencial Bandeirantes (Instituto Sab) e a ONG Organização Não Governamental (ONG) Cabelegria.

No Hospital das Clinicas de Botucatu, a unidade móvel permanecerá nos dias 16 e 17 de novembro, das 8h às 17h.  O “ponto de partida” começou há dois meses, no Hospital Infantil Darcy Vargas, localizado na zona Leste da capital, onde o banco esteve entre os dias 4 e 6 de setembro.

O veículo móvel, equipado como salão de beleza, circulará durante dois meses pelas unidades hospitalares, com doações de cabelo e entrega de perucas aos pacientes (internados ou não) que passam por tratamento quimioterápico. Pacientes em atendimento ambulatorial em serviços públicos de saúde interessados também devem apresentar o cartão SUS, laudo médico atualizado (com validade de até 5 meses), RG e comprovante de tratamento (agendamento da sessão de quimioterapia, por exemplo).

Participam do programa os hospitais Pérola Byington, Brigadeiro, Helipólis, Darcy Vargas e Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), na capital; o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Mello, em Mogi das Cruzes; Guilherme Álvaro, em Santos; Mario Covas, em Santo André; e Estadual de Bauru e Hospital das Clínicas de Botucatu, ambos da região de Bauru.

“O Governo do Estado conta com a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que oferece estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos, com atendimento humanizado. Essa parceria é mais uma iniciativa diferenciada que fortalece a assistência, pois a doação dessas perucas não envolve apenas a questão estética, mas garante a valorização e promoção da autoestima dessas pessoas.”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

O “Banco de Perucas Móvel” atua também como um ponto de coleta de doações de cabelo para confecção das perucas. Não é possível realizar o corte no veículo, mas os interessados podem comparecer e doar mechas com 20 cm, no mínimo. É fundamental que o cabelo esteja completamente seco, e o banco aceita também fios com química ou coloração. A orientação é amarrar a mecha e acondicionar em saco plástico. As doações também podem ser enviadas pelos Correios (endereço no final do texto). Os(as) doador(as) recebem um certificado e, por isso, é importante colocar, em papel, nome completo, número do CPF e endereço com CEP.

ONG Cabelegria

Desde 2013, a ONG confecciona e doa perucas para pacientes que lutam contra o câncer ou que perderam seus cabelos, a partir da mobilização das amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn. Mensalmente, são produzidas mais de 100 perucas.

Em 2016, a Cabelegria lançou o primeiro “Banco de Perucas Móvel” do mundo e atende todo o Estado de São Paulo, com patrocínio do Instituto SAB, associação privada sem fins lucrativos. Até o momento, o “Banco Móvel” já atendeu cerca de 300 pessoas e distribuiu mais de 800 perucas aos pacientes.

O caminhão da categoria VUC (Veículo Urbano de Carga) é customizado e equipado, garantindo um espaço descontraído, alegre e acolhedor, para que os pacientes possam experimentar e ajustar as perucas. O veículo conta com prateleiras com diversos modelos de perucas, bancada de espelho e acesso para pessoas com mobilidade reduzida. A unidade também conta com dois representantes da ONG Cabelegria e um cabelereiro.

Programação:

16 a 17/11, das 8h às 17h – Hospital das Clínicas de Botucatu

Distrito de Rubião Júnior, s/n –  Botucatu

 Endereço para envio de doações de cabelo:

A/C Cabelegria
Caixa Postal – 75207
São Paulo/SP
CEP. 02415-972

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Modo Rural faz show gratuito na Fazenda Lageado, quinta

Publicado

em

Apresentação do grupo de jazz botucatuense terá participação da cantora Julia Barreira.

Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, a partir das 20, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado, com entrada gratuita, acontece um show do grupo de jazz Modo Rural.

No show ‘Vivo’, o sexteto Modo Rural une a viola caipira a uma formação de jazz e apresenta músicas autorais do seu 1º EP intitulado “Sépia”, além de músicas inéditas, releituras de obras da música regional de Botucatu e uma homenagem especial a Milton Nascimento.

Formado por Joanna Barbosa (flauta), Lucas Fabris (saxofone), Geh Paes (trombone) Rodrigo Pinheiro (viola caipira e arranjos), Hélio Ferreira (contrabaixo) e Moisés Shalon (bateria), o grupo Modo Rural concebeu o show ‘Vivo’ com a ideia de misturar a música tradicional caipira, incorporando elementos de improvisação e harmonias que refletem a evolução da cena musical contemporânea, sobretudo do jazz brasileiro, conduzindo o espectador a um universo sonoro ímpar e inovador.

O show tem a participação da cantora Júlia Barreira, que cursa Canto/MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde integra o grupo musical Big Band da instituição. Teve passagens pelo Coral Municipal de Botucatu e em diversas bandas como Kalibra, Black Moon, Manga Rosa Reggae e Artistas In Concert. Julia fez participações e gravações musicais junto a artistas da cidade como Piteco, Sementes Livres Hi-Fi, João Lucca, O Dona Peu e Deborah Abreu. Em 2023, participou de concertos de gala com a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.

O show “Vivo” é uma ação realizada com Recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Programa de Incentivo à Produção Artística, com apoio dos comitês locais de ação cultural (CACS) e diretorias da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF).

SERVIÇO
Show musical com o grupo Modo Rural, com participação de Júlia Barreira
Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo – Fazenda Lageado – Botucatu
Dia 31 de outubro – quinta-feira
20h – Gratuito

Continuar Lendo

Botucatu

Alunos do Ensino Médio participam de atividades no Sebrae-SP de Botucatu

Publicado

em

Estudantes participaram de atividades voltadas à cultura empreendedora

 

Quarenta e quatro alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, da Escola Pública Estadual João Queiróz Marques visitaram e participaram de atividades no escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, na última quinta-feira (24).

 

Os estudantes foram recepcionados pelo gerente regional do Sebrae-SP Eduardo Nascimento de Jesus, que falou sobre o empreendedorismo como opção de carreira e, em seguida, participaram de uma atividade realizada pelo gestor da educação empreendedora do Sebrae-SP em Botucatu Renato Lisboa.

 

Lisboa conta que realizou a palestra e aplicou a dinâmica sobre educação empreendedora, destinada a alunos do ensino médio, onde os participantes vivenciaram questões pertinentes na inserção no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

 

“Foi uma atividade em grupo, onde os estudantes aprenderam técnicas de como passar e como se comportar num processo seletivo e inserção no mundo da cultura empreendedora. Eles aprenderam aspectos de como podem empreender enquanto jovens, movimentando a economia da região a qual eles pertencem”, explica.

 

Vivência fora da sala de aula
O professor de Marketing e Comunicação Empresarial, Rogério Zerbinato, destacou que como são alunos do curso técnico de Vendas, a visita ao Sebrae-SP foi uma grande oportunidade para que os estudantes colocassem em prática e vivenciassem as experiências que terão no mercado de trabalho. Também participaram da visita os professores Rafael Colela e Daiana Pontes

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB inova com implantação do projeto TeleUTI

Publicado

em

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) acaba de dar um passo significativo na modernização e otimização do atendimento crítico ao paciente, com a implantação do projeto de TeleUTI.

A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) em parceria com a USP.  O projeto, que conta com a participação de docentes e residentes da disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e está sendo implantado inicialmente na UTI Clínica do HCFMB, visa integrar tecnologia de ponta à medicina intensiva, ampliando a capacidade de acompanhamento dos casos, inovação no tratamento e otimizando os cuidados prestados pela equipe.

A TeleUTI vem auxiliando a equipe do Serviço de Clínica Médica na discussão de quadros clínicos de pacientes internados nas UTIs, com o objetivo de melhorar resultados assistenciais. Todos os dias, a equipe da Clínica Médica, liderada pela professora Marina Politi Okoshi, se reúne online com o médico intensivista da USP Gabriel Afonso Dutra Kreling para a discussão dos casos de pacientes internados na UTI. “A experiência tem sido muito enriquecedora. Ainda temos muitas perguntas sobre o processo da telemedicina, mas estamos avançando e procurando sempre as melhores formas de assistência, buscando sempre o melhor desfecho dentro do processo e trocando valiosas experiências”, diz.

A tecnologia da TeleUTI também traz vantagens no contexto educacional do HCFMB, promovendo a integração de ensino e prática médica. Os residentes têm a oportunidade de acompanhar discussões de casos e condutas em tempo real, permitindo um aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade hospitalar. “A implantação do projeto tem sido muito flexível, de acordo com as nossas necessidades, e o conteúdo agrega muito não só no ensino, mas principalmente para o paciente”, diz Pedro Santos, residente da Clínica Médica da FMB/Unesp.

“Neste início, também estamos sendo treinados para expandir o projeto a outros hospitais da nossa região. Em breve, pretendemos ser consultores desses serviços de atendimento crítico, compartilhando demandas, experiências e novas formas de tratamento”, explica a Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla.

Com a implementação TeleUTI na UTI Clínica, o HCFMB reforça seu papel como um centro de referência em saúde, inovação e formação médica. Nos próximos meses, espera-se que o sistema seja expandido para outras unidades críticas do hospital, consolidando ainda mais sua liderança na integração entre tecnologia e assistência humanizada.

O projeto também faz parte do Núcleo de Telessaúde do HCFMB, coordenado pela pneumologista Suzana Tanni.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5