Conecte-se Conosco

Botucatu

Hotelaria em contêineres é ideia vencedora do Desafio Empreenda 2019

Publicado

em

Iniciativa encerrou 3ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação no Parque Tecnológico Botucatu

Pernoitar em um container, mas com todo o conforto de um hotel, a baixo custo e de forma sustentável. Este é o conceito da “Hospeda em Container”, ideia vencedora do Desafio Empreenda Botucatu / Programa Escola de Inovadores 2019. A premiação encerrou a 3ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação realizada no Parque Tecnológico Botucatu.

 

O projeto, concebido por Mauro Dias e Luis Tozzi, superou outras 20 ideias de negócio. Ele propõe a utilização de contêineres em desuso adaptados para a área hoteleira. Segundo os empreendedores, em 2005, mais de 700 mil contêineres encontravam-se abandonados nos portos apenas dos Estados Unidos. Isso acontece porque o container, depois de um certo tempo de uso, precisa ser descartado pela indústria de transporte. Assim a ideia seria de reaproveitar essas grandes estruturas metálicas, com muita tecnologia e inovação.

 

“Vamos ser a solução para aquele viajante onde não tem onde ficar. Através de aplicativo ou site, o cliente pode fazer a reserva. Já no local, ele faz o check-in e pega a chave da sua suíte que é compacta e confortável. Com ar-condicionado, cama de casal, bancada de trabalho, TV e uma boa ducha. Lembrar que a sustentabilidade é um ponto forte do nosso negócio, com água aquecida pelo sol”, explicou Dias durante os três minutos de apresentação do seu pitch.

 

As oficinas e mentorias do Desafio Empreenda foram realizadas semanalmente, no período de três meses [setembro a novembro], em parceria com a Fatec Botucatu e do Núcleo Coaching de Carreira – NUC. Nestes encontros foram compartilhados, junto aos participantes, conteúdos e técnicas de criação e lapidação de um novo negócio (produto ou serviço). Tudo de forma gratuita.

 

“Participar do Desafio Empreenda sem dúvida foi uma experiência de extrema importância para a transformação e estruturação do nosso negócio. Tivemos a oportunidade de conhecer ferramentas incríveis nesta jornada, além de ter a oportunidade de conhecer através dos mentores informações ricas sobre como empreender de fato em nosso País. Agora sim estamos preparados para tirar a ideia do papel”, complementa Tozzi.

 

O Prof. Celso Joaquim, diretor da Fatec Botucatu, explica que a metodologia do programa Escola de Inovadores, da Agência de inovação do Centro Paula Souza, foi implantada no início deste ano. E visa disseminar a cultura empreendedora junto aos alunos e toda comunidade.

 

“O empreendedorismo é uma importante opção de carreira e este programa contribui de forma significativa para o surgimento de projetos de inovação estruturados e que, seguramente, poderão transformar-se em negócios e empreendimentos, gerando trabalho e riquezas”, enfatiza.

 

Além do “Hospeda em Container”, outros dois projetos [veja abaixo] foram premiados dentro do Desafio Empreenda 2019. Eles terão a oportunidade de usufruir seis meses de coworking e apoio de pré-incubação pelo Parque Tecnológico Botucatu.

 

Rodada

A terceira edição da Rodada de Empreendedorismo e Inovação 2019, realizada de 27 a 29 de novembro no Parque Tecnológico Botucatu, promoveu a discussão de temas atuais com especialistas em tecnologias e negócios de diferentes áreas.

 

Anderson Borille, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abordou o tema Indústria 4.0 e a conexão de demanda e oferta nesta nova tendência de mercado. Flávia Consoni, professora do Instituto de Geociências da Unicamp, aprofundou o conceito de “Cidades Inteligentes”.

 

A biomédica e empresária Débora Colombi compartilhou com o público a história de empreendedorismo da Genotyping, empresa de biotecnologia, especializada em sequenciamento de DNA. Já André Vitor Sobreiro Sigora, analista de dados do iFood, falou sobre como a Inteligência Artificial e análise de dados são mais que necessárias para quaisquer tipo de negócio.

 

A série de palestras da rodada foi encerrada por Jairo Pedroza, diretor da ITST Consultoria, empresa do setor de Tecnologia da Informação especializada no desenvolvimento de soluções SAP. Na oportunidade, ele contextualizou o modelo de empresas do futuro e como a tecnologia norteará o desenvolvimento dela nos próximos anos.

 

Ao longo do evento, 25 empresas e instituições de Botucatu também puderam expor seus projetos de negócios e iniciativas ligadas à inovação. Para o diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Carlos Alberto Costa, toda a programação da rodada foi pensada justamente para potencializar o empreendedorismo e compartilhar as boas ideias de negócio que são realizadas em Botucatu e região.

 

“A Rodada de Empreendedorismo e Inovação vem melhorando a cada ano. Nesta terceira edição tivemos uma média de público maior, o lançamento da exposição de banner pelas instituições e empresas, com 25 banners expostos e a apresentação dos projetos desenvolvidos no Programa Empreenda Botucatu 2019. O dobro do ano passado. Todos estes fatores mostram que 2019 foi um ano de sucesso, apesar das dificuldades econômicas que atravessou o Brasil. E que venha 2020!”, enfatiza.

Melhores projetos Desafio Empreenda 2019

1º lugar

Hospeda em Container: Autonomia e segurança no seu descanso

Idealizadores: Mauro Dias e Luis Tozzi

 

2º lugar

Biomaker: equipamentos laboratoriais a baixo custo

Lucas Hecker Vasques e Samuel Ferreira Batista

 

3º lugar

Bio Safe: rastreabilidade de alimentos

Bruna Bernardo do Amaral

 

Serviço

Parque Tecnológico Botucatu

Rodovia Gastão Dal Farra km, 7+184m

Tel.: (14) 3811-1546

E-mail: contato@parquebtu.org.br

Site: http://parquebtu.org.br/

Botucatu

Sebrae-SP lança programa para impulsionar negócios com foco no turismo em Botucatu 

Publicado

em

Evento vai apresentar informações sobre capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico

O turismo em Botucatu vive um momento promissor — e os empreendedores da cidade agora têm uma nova oportunidade de crescer junto com o setor. No dia 3 de abril (quinta-feira), às 19h30, o Sebrae-SP realiza o lançamento oficial do programa “Botucatu Empreendedora + Turismo”, um projeto voltado a quem quer fortalecer seu negócio aproveitando o avanço do turismo na região.

O evento acontecerá no escritório do Sebrae-SP em Botucatu, na Rua Doutor Costa Leite, 1570 – Centro, e será uma oportunidade para empresários, empreendedores e profissionais do setor conhecerem ferramentas práticas, conteúdos estratégicos e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo local.

“O turismo tem se mostrado um vetor importante de desenvolvimento econômico para Botucatu. Com esse programa, queremos oferecer aos empreendedores caminhos reais para aproveitarem esse crescimento, se posicionarem com mais força no mercado e ampliarem suas oportunidades de negócio”, explica a consultora de negócios do Sebrae-SP, Néia França.

Durante o evento, os participantes terão acesso a informações exclusivas sobre o programa, que incluirá capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico para que empresas locais possam se destacar no setor.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo link:   https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

O chamamento é para hoteleiros, proprietários de bares, restaurantes, artesãos, atrativos turísticos, guias de turismo, agências de receptivo, prestadores de serviços correlatos ao turismo e demais agentes da área

Serviço 

Evento: Lançamento do Programa Botucatu Empreendedora + Turismo

 Data: 3 de abril (quinta-feira)

 Horário: 19h30

 Local: Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro

 Inscrição gratuita: https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

Continuar Lendo

Botucatu

Startup Day reúne mais de 200 pessoas e reforça ecossistema de inovação em Botucatu 

Publicado

em

Evento chega à 11ª edição com casa cheia, novas conexões e fortalecimento do empreendedorismo tecnológico no interior paulista 

O auditório do Parque Tecnológico de Botucatu ficou completamente lotado no último sábado (22) durante a 11ª edição do Startup Day, promovido pelo Sebrae-SP. Mais de 200 participantes se reuniram para um dia de trocas, aprendizados e conexões entre startups, empreendedores, investidores, instituições de ensino, aceleradoras, incubadoras e empresas interessadas em inovação aberta.

Com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o evento reuniu startups em diversos estágios — da ideação à escalabilidade — e contou com uma programação intensa voltada para gerar networking, estimular parcerias estratégicas e apresentar soluções inovadoras para os desafios do mercado.

Para Daniel Lopes, diretor do Parque Tecnológico de Botucatu, o evento simboliza o amadurecimento do ecossistema local. “É um encontro que movimenta a comunidade de inovação e tecnologia. A parceria com o Sebrae-SP é essencial nesse processo. A gente percebe um movimento crescente nas universidades e instituições, com alunos e professores cada vez mais focados em inovação.”

A importância do evento também foi destacada por Wellington Bendinelli, da Cooperativa Agroindustrial de Paranapanema, que participou em nome da Holambra. “Estamos felizes de compor o Startup Day, que chega à sua 11ª edição, e isso mostra a força e relevância do evento. Aqui, conseguimos aumentar nossa rede de contatos, criar conexões estratégicas e alcançar o mercado consumidor. Inclusive, aproveitamos o momento para anunciar o lançamento do 3º Desafio de Inovação da Holambra, uma iniciativa que estimula soluções criativas e tecnológicas para o setor agroindustrial.”

Representando a FCA Unesp, a professora Carla Riccardi reforçou como esses encontros fortalecem a formação dos alunos e aproximam o universo acadêmico da indústria. “Eventos como este são fundamentais para conectar todos os atores da inovação. Estamos ampliando esse ambiente dentro da universidade, aproximando os estudantes da realidade do mercado e das demandas da indústria do futuro.”

O Startup Day também atraiu olhares curiosos de estudantes como Bruna Barros, aluna de Medicina Veterinária da Unesp. “Vim para entender como as startups e a tecnologia podem dialogar com minha área. Foi uma oportunidade rica para enxergar novas possibilidades dentro da veterinária.”

A iniciativa também despertou o interesse de gestores públicos. Felipe Miranda Perroti, representando o município de Porangaba, explicou como o evento contribui com ações locais. “Estamos criando uma política de incentivo à inovação tecnológica em Porangaba. Participar do Startup Day nos ajuda a entender como o empreendedorismo resolve problemas reais e como podemos levar esses insights para o nosso município.”

Já o secretário adjunto de Comércio e Serviços de Botucatu, Mário Camargo – que representou o Prefeito Fábio Leite-, reforçou o papel estratégico do empreendedorismo na economia local. “Eventos como esse são fundamentais. Hoje, o caminho do desenvolvimento passa pela tecnologia. Quanto mais startups surgirem e se fortalecerem, mais oportunidades de crescimento teremos como cidade”.

Para Mariana Wagner Toledo Piza, analista de negócios do Sebrae-SP e uma das organizadoras do evento, o foco do Startup Day é criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e negócios. “É um evento pensado para fortalecer a comunidade empreendedora, promover conexões reais, ampliar o networking e estimular a troca de experiências. Quando reunimos diferentes perfis — estudantes, empresas, investidores — geramos um terreno fértil para a inovação acontecer.”

O Startup Day Botucatu foi realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Botucatu, Parque Tecnológico, Escola de Inovadores do CPS, Up Lab Senai-SP, Cooperativa Agroindustrial Holambra, Unesp Botucatu, INETEC/FCA, ESPIE/FMVZ, PROFNIT/UNESP, além de outras universidades e faculdades da região.

Com uma programação diversa e um público engajado, o evento reafirma sua relevância e se consolida como um dos principais catalisadores de inovação do interior paulista.

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB anuncia Editais de Concursos Públicos

Publicado

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) divulgou, por meio do Diário Oficial do Poder Executivo de 28 de fevereiro, Editais de Abertura de Inscrições e a realização de Concurso Público para preenchimento de vagas em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje, 17, até o dia 14 de abril por meio do site: https://hcfmb.unesp.br/concursos-2025/As vagas disponíveis são:

– 2 vagas para Agente Técnico de Saúde (Citotécnico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Saúde (Técnico de Aparelho de Precisão);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Biomédico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fisioterapeuta);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fonoaudiólogo);
– 1 vaga para Analista de Tecnologia;
– 1 vaga para Especialista Contábil;
– 1 vaga para Oficial Operacional – Técnico de Segurança do Trabalho;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Geral;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Plástico;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Torácica;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Vascular;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Cardiovascular Pediátrico;
– 1 vaga para Médico I – Gastropediatra;
– 1 vaga para Médico I – Ginecologista;
– 1 vaga para Médico I – Infectologista;
– 1 vaga para Médico I – Mastologista;
– 1 vaga para Médico I – Nefrologista (com atuação em Transplante);
– 1 vaga para Médico I – Nutrólogo;
– 1 vaga para Médico I – Ortopedia Pediátrica;
– 1 vaga para Médico I – Otorrinolaringologista;
– 1 vaga para Médico I – Pediatria (Pronto-Socorro Pediátrico);
– 1 vaga para Médico I – Radiologista

As provas serão realizadas no dia 18 de maio e os valores das inscrições podem variar de acordo com a vaga.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5