Conecte-se Conosco

Botucatu

IB Botucatu abre inscrições ao 2º Darwin Day Unesp

Publicado

em

Evento busca contextualizar e popularizar as contribuições científicas de Charles Darwin

O Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, abriu inscrições para a segunda edição do “Darwin Day Unesp”, que ocorrerá no próximo dia 19 de abril. Elas devem ser realizadas de forma online [http://www3.ibb.unesp.br/darwinday2018/inscricoes] com valor promocional até o dia 19 de março e termino no dia 9 de abril [caso haja vagas remanescentes, serão aceitas inscrições no dia do evento].

A iniciativa do Prof. Dr. Danillo Pinhal e seus alunos de graduação e pós-graduação do Laboratório Genômica e Evolução Molecular (LGEM), do Departamento de Genética do IB Botucatu, busca debater e contextualizar as ideias e descobertas do naturalista Charles Darwin, que ainda inspiram milhares de cientistas na busca por explicar fenômenos naturais. O objetivo é discutir e disseminar o conhecimento sobre a evolução biológica, de modo que possa ser assimilado por alunos e professores do Ensino Médio, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e demais profissionais interessados.

As edições do Darwin Day UNESP seguem um modelo internacional proposto, inicialmente, por três entusiastas: Dr. Robert Stephens, que motivou o início de celebrações anuais em honra a Charles Darwin no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos), em 1995; Prof. Massimo Pigliucci, responsável por organizar um evento similar na Universidade do Tennessee (EUA), em 1997; e Amanda Chesworth, que se juntou ao Dr. Stephens para estabelecer oficialmente, no estado do Novo México (EUA), no ano de 2000, o programa conhecido como Darwin Day, o qual se tornaria um meio para propagação da ciência à população.

Sobre Darwin

Charles Robert Darwin foi um importante cientista que nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, e conhecido por sua contribuição para o entendimento da evolução biológica. Em 1831, Darwin participou, como naturalista, da tripulação do navio “Beagle”, no qual viajou por cinco anos, com paradas na América do Sul e Oceania.

Na oportunidade, pode coletar amostras, observar, compreender e desenvolver teorias acerca dos mecanismos que explicam as mudanças ocorridas nas espécies ao longo do tempo. Sua principal obra “Origem das Espécies por Seleção Natural”, foi publicada 23 anos mais tarde, em 1859. Até hoje esta obra e outros notáveis livros influenciam e inspiram cientistas de todo o mundo. Darwin teve 10 filhos e faleceu em 19 de abril de 1882.

Mais informações

Veja mais detalhes no site oficial [http://www3.ibb.unesp.br/darwinday2018] ou mesmo na página do evento no Facebook [https://www.facebook.com/darwindayunesp]

PROGRAMAÇÃO – 2º DARWIN DAY IB/UNESP BOTUCATU

9 horas – 9h10

Abertura

9h15 – 10h15

Palestra – “Darwin e a viagem do Beagle”

Prof. Dr. Guaracy Tadeu Rocha (Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp, São Paulo, Brasil)

10h20 – 10h40

Coffee break

10h45 – 11h45

Palestra – “Seleção natural e as plantas”

Profa. Dra. Clarisse Palma da Silva (Unicamp, São Paulo, Brasil)

11h50 – 13h50

Almoço

14h00 – 15h55

Mesa redonda: Moderador – Prof. Dr. Danillo Pinhal

“Ensino de Evolução: mitos e verdades sobre a perigosa ideia de Darwin”

Prof. Dr. Nélio Bizzo (Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, Brasil)

“Evolução e divulgação científica”

Prof. Dr. Fabrício R dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG, Minas Gerais, Brasil)

“O Entendimento sobre Evolução no Brasil”

Prof. Dr. Fábio Melo de Sene (Universidade de São Paulo/USP, Campus de Ribeirão Preto, Brasil)

16h00 – 16h25

Coffeebreak

16h30 – 17h25

Palestra – “Seleção sexual”

Prof. Dr. Rodrigo Egydio Barreto (Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp, São Paulo, Brasil)

17h30

Encerramento

Fonte: Assessoria

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Prefeitura realizará mutirão de castração para cães em Rubião Júnior

Publicado

em

População interessada deve se cadastrar para ação que ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro.

A Prefeitura de Botucatu, através do Setor de Castrações Gratuitas, realizará nos dias 16 e 17 de novembro (sábado e domingo), o 24º Mutirão de Castração Gratuita para Cães. Poderão ser castrados os cães com no mínimo 5 meses e no máximo 7 anos.

Os interessados em castrar seus cães devem solicitar o cadastro via WhatsApp (14) 98177-1581, ou pelo telefone 3811-4932. Caso já tenha feito cadastro nesse número e não recebeu confirmação, deverá fazer novo cadastro.

O mutirão de castração será realizado no Pátio da igreja de Santo Antônio em Rubião Júnior.

As castrações ocorrerão em data e hora previamente agendadas.

Serviço
24º Mutirão de Castração de Cães
Dia: 16 e 17/11 (sabado e domingo)
Local: Pátio da Igreja Santo Antônio – Av. Bento Lopes, s/n – Rubião Jr

Continuar Lendo

Botucatu

Judô do Sesi-SP envia 36 atletas para disputa do Troféu Brasil e Grand Prix

Publicado

em

Michel Augusto e Vinicius Ardina estão representando o Sesi Judo nos torneios - Foto: Lara Monsores-CBJ

Evento será nos dias 1 a 3 de novembro, na Arena UniBH, em Minas Gerais

A equipe de Rendimento de Judô do Sesi-SP, sediada no Sesi Botucatu, estará em peso em uma das competições mais importantes do calendário nacional. O Sesi Judô participará do CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô, que ocorrem de 1 a 3 de novembro na Arena UniBH, em Minas Gerais. A equipe do Sesi-SP participará com 36 judocas e comissão técnica.

A disputa começa no dia 1º de novembro, sexta-feira, com as primeiras lutas do CBI Troféu Brasil, que vão até o sábado, 2. Essa competição será de lutas individuais, com o Sesi Judô participando com 36 atletas, femininos e masculinos, divididos em 12 categorias de peso. Na última edição do Troféu Brasil, o Sesi Judô esteve presente com 21 atletas, conquistando uma medalha de ouro e três de bronze.

Já no domingo, 3, é a vez das equipes mistas competirem no Grand Prix Nacional de Judô. Além do Sesi-SP, outros 16 clubes estarão na disputa por um dos campeonatos mais tradicionais do judô brasileiro. Na edição de 2023, o Sesi Judô esteve presente, encerrando sua participação em 11º.

O CBI Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô são organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e vão reunir mais de 530 atletas de 89 clubes de todo o país. O número de participantes é o maior da história do torneio. As fases eliminatórias dos dois torneios serão transmitidas pela CBJ TV; já as fases finais terão transmissão de Sportv, Canal Olímpico do Brasil, e NSports.

Continuar Lendo

Botucatu

IBB realiza Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da graduação

Publicado

em

O evento é voltado para pós-graduandos e docentes da Unesp e conta com a presença de professora de Portugal

Nos dias 07 e 08 de novembro, no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, acontece o Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da Graduação. O evento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas, Interunidades IBB/IBILCE, e visa apresentar metodologias de ensino e aprendizagem ativas, tomando como base o programa de formação docente da Universidade de Aveiro, Portugal.

Ministrado pela convidada e professora Margarida Fardilha, da Universidade de Aveiro, Portugal, o Workshop visa mostrar para os docentes e discentes de pós-graduação e pós-doutorandos da Unesp, a importância em colocar os estudantes da graduação no centro de aprendizagem. Para isso, Margarida irá explicar sobre o team based learning, problem-based learning e case-based learning, metodologia onde os participantes exercitam as habilidades de comunicação e argumentação, progredindo em direção à uma maior autonomia e maturidade de aprendizado. Além disso, o Workshop visa desenvolver, implementar e avaliar um projeto de transformação para uma disciplina.

Para a docente Margarida Fardilha, essa será uma oportunidade especial para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

“Acho muito interessante poder transmitir a minha experiência para outros países e universidades na área da pedagogia. Espero, cada vez mais, encontrar pessoas para compartilhar conhecimentos,” explicou.

Além disso, de acordo com Erick J. R. Silva, docente do Departamento de Biofísica e Farmacologia do IBB e organizador do Workshop, é muito gratificante ver a integração da Unesp com outras universidades, por meio de eventos voltados para a formação docente.

“Acreditamos que será uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes, afinal, este também é um caminho para motivar a formação de futuros docentes”, explicou.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5