Conecte-se Conosco

Botucatu

IB Unesp Botucatu busca voluntários para estudo sobre fertilidade masculina

Publicado

em

Pesquisa busca evidenciar importância de proteína espermática no processo de fertilização

O sonho de um casal em ter um filho (a) às vezes não é algo tão simples de ser concretizado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a infertilidade chega a atingir de 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva. Destes, cerca de 50% estão relacionados exclusivamente a fatores masculinos. Neste sentido, pesquisas que busquem respostas para este problema de saúde pública têm sido cada vez mais frequentes em todo mundo.

Uma destas pesquisas tem sido realizada por Josiane de Lima Rosa, aluna de doutorado do programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus Botucatu. Dentro do Laboratório de Biologia e Toxicologia da Reprodução e do Desenvolvimento – ReproTox, sob a coordenação da Profª Drª Wilma Kempinas, ela tem trabalhado para vincular a importância da proteína espermática SP22 dentro do processo de fertilização.

“O intuito é verificar se em homens que enfrentam dificuldades para engravidar a concentração dessa proteína está diminuída. Já foram feitos experimentos (in vitro e in vivo), que mostram que quando essa proteína é retirada, o espermatozóide não consegue se ligar à membrana do óvulo para fazer a fecundação. Então a gente acredita que a SP22 tem um papel importante no momento da fertilização”, explica.

Para conseguir finalizar este estudo, voluntários têm sido convidados a fazer doação de amostras de sêmen e sangue junto à um laboratório particular credenciado em Botucatu. Os homens interessados em contribuir com a pesquisa precisam preencher alguns pré-requisitos [veja abaixo]. Em troca, eles recebem gratuitamente os resultados dos exames de espermograma e dosagens hormonais. Até o momento, a pesquisa já conseguiu pouco mais de 20 voluntários, de um total de 100 para ser concluído.

“O objetivo é prosseguir com as coletas até o final deste ano e início de 2019Essa proteína já foi estudada em várias espécies e é a primeira vez que ela está sendo realizada em humanos. Então trata-se de uma pesquisa inédita, que já foi aprovada pelo Comitê de Ética, e ocorre em parceria com o pesquisador norte-americano Dr. Gary Klinefelter (United States Environmental Protectiob Agency – National Health and Environmental Effects Research Laboratory), que descobriu essa proteína que estamos estudando”, complementa Josiane.

Ainda de acordo com a pesquisadora, nas últimas décadas, diversos estudos têm relatado modificações na saúde reprodutiva masculina. Seja pela qualidade, alterações na morfologia ou concentração de espermatozóides no sêmen. Além de fatores biológicos, Josiane ressalta fatores sociais que também contribuem ao aumento da infertilidade masculina, como o estresse e estilo de vida (sedentarismo e alimentação inadequada), por exemplo.

“A natureza complexa da infertilidade é ressaltada pelo fato de que cada indivíduo contribui com um complexo conjunto de diferenças genéticas, proteômicas e metabólicas que interagem de maneira imprevisível. Assim, em uma proporção considerável de homens, a causa da diminuição da fertilidade não pode ser determinada e a origem permanece desconhecida”, diz.

Requisitos para ser voluntário da pesquisa:

Ter entre 20 e 50 anos;

Ter 1 ou mais filhos (ou estar tentando engravidar há mais de 8 meses ou em tratamento de fertilização);

Não ser vasectomizado ou ter histórico de outras cirurgias urológicas;

Não ter doenças sistêmicas (diabetes ou hipertensão);

Mais informações:

E-mail: josi.lr@outlook.com

Tel.: (14). 9.8187-1900

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5