Conecte-se Conosco

Botucatu

IB Unesp Botucatu promove 4º WorkBiotech, em setembro

Publicado

em

Evento aborda pesquisa de alto impacto e mercado em Biotecnologia

O Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus Botucatu, promove de 12 a 14 de setembro, no Espaço IB Eventos, a quarta edição do WorkBiotech – Workshop de Biotecnologia. Trata-se de um evento anual, organizado por alunos e docentes do programa de Pós-graduação em Biotecnologia do IB, em parceria com alunos de graduação do curso de “Engenharia de Bioprocessos” da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), pertencentes a Liga Nacional de Acadêmicos em Biotecnologia (LiNA)”. O público-alvo são alunos, professores, pesquisadores e profissionais da saúde.

Com um programa amplo, o evento busca abordar a pesquisa de alto impacto no meio acadêmico no setor de Biotecnologia, assim como relacioná-la com o mercado de trabalho, possibilitando uma visão da pesquisa e desenvolvimento crescente no setor privado, bem como o estímulo ao empreendedorismo. A apresentação de trabalhos foi ampliada buscando viabilizar maiores oportunidades para interações e discussões entre alunos, docentes e profissionais da área de Biotecnologia.

O evento abordará temas como: Big data em transcriptômica; Big data e saúde; Biopolímeros nanoestruturados; Redes gênicas; Microencapsulação; Pesquisa e desenvolvimento em uma startup de biotecnologia; Biologia de sistemas na cervejaria; Indústria farmacêutica nacional e desenvolvimento de novos fármacos; Nat8l no metabolismo das células cancerígenas; entre outros assuntos que serão ministrados e debatidos por importantes profissionais da área de pesquisa ou mesmo que atuam diretamente no mercado de biotecnologia.

Inscrições e mais informações

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 9 de setembro pelo site do evento [http://www3.ibb.unesp.br/workbiotech] ou através do site da FundiBio [http://fundibioeventos.ibb.unesp.br]. Já os resumos serão recebidos até o dia 20 de agosto. Mais informações também pelo e-mail workbiotech@ibb.unesp.br ou na página do evento no Facebook [facebook.com/WorkBiotech].

 

Programação

Dia 12

08h00 – 08h30 – Entrega do Material

08h30 – 09h30 – Cerimônia de Abertura

09h30 – 10h00 – Coffee break

10h00 – 11h00 – Big data em Transcriptômica – Dr. Marcelo Mendes Brandão – UNICAMP/Campinas

11h00 – 12h00 – NAT8L in Cancer Cell Metabolism – Prof. Dr. Andre Wegner – Technical University of Braunschweig/ Germany

12h00 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Biopolímeros nanoestruturados – Fotônica e biosensores – Prof. Dr. Sidney J. L. Ribeiro – IQ- UNESP/Araraquara

15h00 – 16h00 – Apresentação Oral de Trabalhos I

16h00 – 16h30 – Coffee break

16h30 – 17h30 – Inferência de redes gênicas a partir da integração de informações estruturais e funcionais – Prof. Dr. Fabrício Martins Lopez – UTFPR/Cornélio Procópio

17h30 – 19h30 – Sessão de Postêres I

Dia 13

08h30 – 09h30 – Big Data e Saúde: Traduzindo múltiplas variáveis em produtos para o mercado – Dra. Mariana Boroni – Instituto de Câncer – Rio de Janeiro

09h30 – 10h00 – Coffee break

10h00 – 11h00 – Apresentação Oral de Trabalhos II

11h00 – 12h00 – Métodos Estatísticos para análise de Redes Biológicas – Prof. Dr. Andre Fujita – IME – USP/ São Paulo

12h00 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Produção de anticorpos monoclonais para uso terapêutico e diagnóstico – Dra. Patricia Leo – Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)/São PauloÂ

15h00 – 16h00 – Palestra a definir

16h00 – 16h30 – Coffee break

16h30 – 17h30 – Microencapsulação como ferramenta para produção de alimentos probióticos – Profa. Dra. Carmen S. Fávaro-Trindade – USP/Pirassununga

17h30 – 19h30 – Sessão de Postêres II

Dia 14

08h30 – 09h30 – A Biologia de Sistemas na Cervejaria e a tolerância à estresses fermentativos – Prof. Dr. Diego Bonatto – Centro de Biotecnologia -UFRGS/ Porto Alegre

09h30 – 10h00 – Coffee break

10h00 – 11h00 – Pesquisa e Desenvolvimento em uma Start-UP de Biotecnologia – Dra. Ana Paula Christoff/ NEOPROSPECTA

11h00 – 12h00 – CQMED – Ajudando a indústria farmacêutica nacional a desenvolver novos fármacos – Prof. Dr. Rafael Counago – UNICAMP /Campinas

12h00 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Pesquisa, Desenvolvimento e inovação na Indústria Farmacêutica -Dr. Hatylas Azevedo – P&D da ACHÉ Insdústria farmacêutica/São Paulo

15h00 – 17h00 – Mesa Redonda – Formado em Biotecnologia e agora? – A mesa redonda será composta por:* Prof. Dr. Diego Bonatto Co-fundador da Fermmentos lab, * Caroline Salvati – Analista de Processos (Biologia Molecular) e Co-fundadora do Blog Profissão Biotec. * Dra Ana Bomtorin – Fundadora da PanDNA

17h00 – 17h30 – Cerimônia de Encerramento e Premiações.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

HCFMB adere ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

Publicado

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) aderiu ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Programa do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, a iniciativa tem o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A ideia é orientar e apoiar gestores públicos na incorporação de práticas sustentáveis, promover a economia de recursos naturais e financeiros da instituição, além de fomentar a revisão dos padrões de consumo no âmbito da administração pública, estimulando e melhorando a qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos servidores.

No HCFMB, este projeto foi intitulado de “SUStenta HCFMB”. “A adoção da A3P demonstra a preocupação do Hospital em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, a Instituição protege a natureza e, ao mesmo tempo, consegue reduzir seus gastos”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

Para aderir à A3P foi necessário firmar o Termo de Adesão entre o HCFMB e o Ministério do Meio Ambiente. Além da documentação, para aderir ao Programa será necessário elaborar um plano de trabalho de diagnóstico e implementação de práticas sustentáveis, estruturado em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.

Os seis eixos são: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, sensibilização e capacitação dos servidores.

O HCFMB instituiu uma Comissão da A3P, que trabalha em parceria com o Comitê de Sustentabilidade, ligado à Superintendência. “O prazo máximo para implementar as medidas é de cinco anos, mas o monitoramento, que é feito pelo próprio HCFMB, sob supervisão da A3P, é feito anualmente por meio do Sistema Ressoa. Por ser um instrumento auxiliar na gestão, o sistema permite acompanhar metas e consolidar informações. O Ressoa auxilia na compilação dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P”, finaliza Thiago Elias dos Santos, Coordenador da Comissão da A3P no HCFMB.

Comissão da A3P no HCFMB

Coordenador: Thiago Elias dos Santos – Gerência de Compras e Contratos
Vice- Coordenadora: Karina Pavão Patrício – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Ana Cristina Valença Nogueira – Núcleo de Transporte
Bruna Carla Fioruci – Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing
Camila Polo Camargo da Silva – SESMT
Daniele Martins Tavares Tani – Núcleo de Avaliação e Progressão
Fábio Suraci Picchiotti – Gerência de Planejamento
Gilberto Mariano Tenorio Jr – Núcleo de Arquitetura
Julia da Silva Barbosa – Núcleo de Higienização
Renata de Camargo Gomes – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Tatiane Biazon Rossi Benvenutto – Núcleo de Gestão de Qualidade

Continuar Lendo

Botucatu

Confira a Programação do Natal Encantado 2024 nesta semana

Publicado

em

Até o dia 25 de dezembro, a população botucatuense e da região poderá vivenciar momentos de magia no Natal Encantado 2024, que está sendo realizado na Praça Rubião Júnior, no Centro, com uma decoração natalina completa.

Todas as noites, a partir das 18h30, a Praça contará com um palco com uma programação variada com atrações musicais como Jazz, Encontro de Corais, Cantatas de Natal, mágica e ilusionismo, orquestras, além de sessões de cinema e teatro.

O Natal Encantado de Botucatu é uma realização da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Adjunta de Turismo e Secretaria de Cultura.

Acompanhe a programação de 02 a 08 de dezembro:

Segunda-feira, 02/12

19h – Sessão de Cinema Infantil – Pontos MIS – Filme Tromba-Trem

Terça-feira, 03/12

20h – Coral Caminnando e Cantando – Repertório de canções natalinas e populares.

Quarta-feira, 04/12

18h30 – Cantata de Natal da Escola Liceu Botucatu – Espetáculo musical com músicas natalinas interpretadas pelas crianças da escola.

20h – Musical de Natal – Estrela de Belém – Vila dos Meninos – Musical especial de Natal apresentado pelas crianças e jovens da Vila dos Meninos, contando a história do nascimento de Jesus.

Quinta-feira, 05/12

18h30 – Cantata de Natal de Grandiosa Paz – Associação Restaurar – Repertório de músicas natalinas que exaltam a paz e a união.

20h – A Fantástica Casa das Meninas – Espetáculo infantil com mensagens de alegria e inclusão, em uma apresentação cheia de magia.

Sexta-feira, 06/12

18h30 – Rebecca e Rubinho – Dupla que traz uma mistura de estilos, com influências do pop, MPB e música regional.

20h Coral do Guri Botucatu – Apresentação do Coral do Guri, com um repertório de canções natalinas e populares.

Sábado, 07/12

17h30 – Coral do Projeto Nutras – O Coral do Projeto Nutras apresenta uma seleção de canções natalinas.

20h – Orquestra Fraterna da Viola Caipira – A Orquestra Fraterna traz o som da viola caipira para celebrar o Natal com música tradicional e arranjos especiais.

Domingo, 08/12

16h – Botucatu Brass Band – Sem precisar de palco, a banda faz a festa acontecer por onde passa, criando uma vibe super animada e interativa!

17h30 – Juja e Tais – Dupla musical com um repertório de MPB.

20h10 – Apresentação do Studio Jéssica Bokermann: Aladdin o Musical –
Espetáculo de teatro musical com a adaptação do clássico “Aladdin”.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP abre inscrições para agentes locais de inovação com bolsas de até R$ 6,5 mil  

Publicado

em

Para Botucatu e Avaré são 15 vagas para início imediato e 60 para cadastro reserva; bolsa varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil;

Sebrae-SP está com inscrições abertas para bolsistas do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação – Produtividade e Rural. O escritório do Sebrae-SP de Botucatu tem 8 vagas para agentes de Ali Rural, seis para o município e dois para o Polo Sebrae Aqui de Avaré. Para o cadastro reserva serão selecionadas 32 pessoas, 24 para Botucatu e 8 para Avaré. No Programa Ali Produtividade serão contratados 7 agentes, com 28 em cadastro de reserva, somente em Botucatu

 

Ao todo são 630 vagas para início imediato e 2.520 para cadastro reserva em todo o Estado de São Paulo para os dois projetos. As bolsas variam de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/edital_ali_2024.

 

ALI é um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae-SP em metodologia específica com o objetivo de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa ou propriedade rural.

 

São dois editais abertos, sendo um para o ALI Produtividade – que acompanha micro e pequenos negócios -e outro para o ALI Rural, destinado ao acompanhamento de pequenos produtores e negócios rurais. No caso do ALI Produtividade, são 420 vagas para início imediato. O cadastro reserva prevê mais 1680 vagas. O candidato precisa ter graduação completa em áreas de gestão, engenharias, dados, entre outras. As inscrições podem ser feitas até 7 de janeiro. Já para o ALI Rural são 210 oportunidades para início em agosto de 2025 e mais 840 vagas para cadastro reserva. O candidato deverá ter graduação completa com as áreas de conhecimento de agronegócios ou agrária, entre outras. Para este projeto, as inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro.

 

Para ambas as modalidades (ALI Produtividade e Ali Rural), as vagas com remuneração de R$ 6,5 mil é exigida uma pós-graduação stricto sensu para atuação como orientador acadêmico.

 

O eixo acadêmico do Programa ALI será coordenado pela Faculdade Sebrae e incluirá a realização de congressos e eventos destinados a apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dos projetos.

 

O processo de seleção envolve três etapas: Avaliação de Conhecimentos e Prova de Redação, Comprovação Documental e Entrevista. A publicação do resultado final está prevista para 25 de fevereiro de 2025 para o Programa Ali Produtividade e 31 de março de 2025 para o ALI Rural.

 

Para mais informações sobre os dois programas basta consultar os editais disponíveis no link  https://bit.ly/edital_ali_2024

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5