Conecte-se Conosco

Botucatu

IBB celebra Jubileu de Prata do curso de nutrição

Publicado

em

A cerimônia contou com a presença de docentes, pesquisadores, alunos e ex-alunos do IBB.

No último sábado, 15, marcando o último dia da XXIII Jornada de Nutrição da Unesp Botucatu, aconteceu a cerimônia em comemoração ao Jubileu de Prata do curso de graduação em nutrição do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu, celebrando 25 anos de atividade.

A mesa de abertura da cerimônia de celebração foi composta pelo professor Cesar Martins, chefe de gabinete da Unesp, representando o professor Pasqual Barretti, reitor da Unesp; professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB; professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp – Câmpus de Botucatu; professor Luiz César Ribas, docente da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp – Câmpus de Botucatu, representando o professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor da FCA; professora Flávia Queiroga Aranha, coordenadora do curso de Nutrição do IBB; professora Caroline de Barros Gomes, docente do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da FMB, representando a Comissão Organizadora do Jubileu de Prata; e Daniela Salete Biagioni Vulcano, nutricionista do Serviço de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas (HC) da FMB.

Em 2023, durante o segundo semestre, o curso de nutrição do IBB recebeu a intercambista Ximena Masetto, da Universidade Nacional Entre Rios (UNER), que participou de duas disciplinas do 4º ano: Educação Nutricional e Teoria e Prática da Comunicação. Ela também atuou em várias atividades extracurriculares, tais como estágios, eventos e atividades de extensão. O intercâmbio foi realizado por meio do benefício concedido pelo Programa Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que oferece bolsa para estadia de alunos por um semestre.

Homenagens 

Atuando como diretora do IBB no período de 2005 – 2009, coordenadora do curso de nutrição no período de 1999 e 2001 e vice-coordenadora no período de 2001 e 2003, a professora Maria de Lourdes Mendes Vicentini Paulino, docente do Departamento de Fisiologia do IBB, compartilhou lembranças que marcaram o início do curso no Câmpus de Botucatu. “Posso dizer que foram dias e meses de muito trabalho e dedicação. Um grande aprendizado e um grande desafio, mas, acima de tudo, tenho uma satisfação imensa em fazer parte dessa história!”, afirmou a docente, compartilhando o amor que possui pelo curso. “Agora, fora da universidade, toda vez que eu tenho contato com um nutricionista, pergunto se estudou no IBB, e quando dizem que sim, tenho certeza da excelente formação”.

Da universidade à jornada de trabalho 

As nutricionistas Raquel Bicudo e Betania Nogueira Lopes, egressas da 1ª turma de nutrição do IBB compartilharam suas trajetórias profissionais, os desafios que encontraram ao longo dos anos atuando nas áreas que escolheram e, principalmente, como superaram os desafios e trilharam um importante caminho dentro da nutrição. Entre memórias da época da faculdade, os primeiros desafios na vida profissional como recém-formadas e o desafio de conciliar vida profissional e pessoal, as nutricionistas recordaram os ensinamentos que os docentes do IBB transmitiram durante os anos de graduação.

Ações de extensão da nutrição

Representando a 25ª turma do curso de nutrição, a aluna Enya Julia Zucari Nogueira compartilhou com os presentes as ações promovidas atualmente pelos estudantes do curso na universidade, como atividades de extensão, ações de sustentabilidade e inclusão por meio de projetos, ligas acadêmicas, organização de eventos científicos, entre outras atividades. Para marcar os 25 anos, a comissão organizadora do Jubileu de Prata lançou um documentário em comemoração à data. O documentário contou com a colaboração do servidor João Pimentel de Andrades.

Corpo docente

Seguindo as homenagens, professora Maria Antonieta Barros Leite Carvalhaes, docente do Departamento de Enfermagem da FMB e responsável por ministrar as disciplinas de Nutrição Materno-Infantil e Saúde Pública para os cursos de graduação em Enfermagem (FMB) e Nutrição (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu, prestou homenagem para a professora Silvia Justina Papini, docente aposentada do Departamento de Enfermagem da FMB, por sua significativa contribuição para o curso ao longos dos anos em que atuou como docente, participando da formação de tantos profissionais da área da nutrição. A aluna Jessica Emy Komuro da 11ª turma de nutrição participou da homenagem compartilhando as memórias que a professora cultivou nos alunos do IBB.

Homenagem para a primeira turma de nutrição do IBB

Com o objetivo de homenagear e eternizar os alunos que ingressaram na primeira turma de nutrição do IBB e enfrentaram os desafios de serem pioneiros, contribuindo ativamente para a solidificação do curso, a egressa Michele Cristina Ferreira, aluna da 4ª turma, com a colaboração de Ana Elisa Arone, aluna da 2ª turma, discursou a respeito dos momentos vividos nos primeiros anos do curso, como a chegada a Botucatu, as mudanças do Câmpus para se adequar a carga horária do curso noturno e os inúmeros outros desafios ultrapassados ao longo dos anos. As egressas homenagearam o nome de cada um dos alunos da 1ª turma, reunindo os presentes no palco para a entrega de uma homenagem.

A professora Flávia Queiroga Aranha, coordenadora do curso de Nutrição do IBB, estendeu as homenagens contemplando todas as turmas formadas no curso ao longo dos 25 anos. Simbolizando cada turma, seus respectivos representantes de turma participaram de uma foto oficial.

Premiação  XXIII Jonub 

Como parte da celebração do Jubileu de Prata de nutrição, durante a cerimônia de comemoração, a comissão organizadora da 23ª edição da jornada apresentou os trabalhos premiados na XXIII Jonub. As alunas Ana Flávia Venâncio Soares de Oliveira e Luiza Dias Machado foram as responsáveis por parabenizar os alunos selecionados.

Eternizando o Jubileu de Prata 

O descerramento da placa em homenagem aos 25 anos de atividades do curso de graduação em nutrição do IBB foi feito pelos docentes Willian Fernando Zambuzzi, Flávia Queiroga Aranha e Caroline de Barros Gomes. Como diz a placa que ficará fixada no Câmpus: “Que venham mais 25 anos de história até a prata virar ouro”.

O encerramento da cerimônia de celebração foi marcado pelo plantio de uma jabuticabeira, localizada na frente do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan).

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

HCFMB adere ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

Publicado

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) aderiu ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Programa do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, a iniciativa tem o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A ideia é orientar e apoiar gestores públicos na incorporação de práticas sustentáveis, promover a economia de recursos naturais e financeiros da instituição, além de fomentar a revisão dos padrões de consumo no âmbito da administração pública, estimulando e melhorando a qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos servidores.

No HCFMB, este projeto foi intitulado de “SUStenta HCFMB”. “A adoção da A3P demonstra a preocupação do Hospital em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, a Instituição protege a natureza e, ao mesmo tempo, consegue reduzir seus gastos”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

Para aderir à A3P foi necessário firmar o Termo de Adesão entre o HCFMB e o Ministério do Meio Ambiente. Além da documentação, para aderir ao Programa será necessário elaborar um plano de trabalho de diagnóstico e implementação de práticas sustentáveis, estruturado em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.

Os seis eixos são: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, sensibilização e capacitação dos servidores.

O HCFMB instituiu uma Comissão da A3P, que trabalha em parceria com o Comitê de Sustentabilidade, ligado à Superintendência. “O prazo máximo para implementar as medidas é de cinco anos, mas o monitoramento, que é feito pelo próprio HCFMB, sob supervisão da A3P, é feito anualmente por meio do Sistema Ressoa. Por ser um instrumento auxiliar na gestão, o sistema permite acompanhar metas e consolidar informações. O Ressoa auxilia na compilação dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P”, finaliza Thiago Elias dos Santos, Coordenador da Comissão da A3P no HCFMB.

Comissão da A3P no HCFMB

Coordenador: Thiago Elias dos Santos – Gerência de Compras e Contratos
Vice- Coordenadora: Karina Pavão Patrício – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Ana Cristina Valença Nogueira – Núcleo de Transporte
Bruna Carla Fioruci – Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing
Camila Polo Camargo da Silva – SESMT
Daniele Martins Tavares Tani – Núcleo de Avaliação e Progressão
Fábio Suraci Picchiotti – Gerência de Planejamento
Gilberto Mariano Tenorio Jr – Núcleo de Arquitetura
Julia da Silva Barbosa – Núcleo de Higienização
Renata de Camargo Gomes – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Tatiane Biazon Rossi Benvenutto – Núcleo de Gestão de Qualidade

Continuar Lendo

Botucatu

Confira a Programação do Natal Encantado 2024 nesta semana

Publicado

em

Até o dia 25 de dezembro, a população botucatuense e da região poderá vivenciar momentos de magia no Natal Encantado 2024, que está sendo realizado na Praça Rubião Júnior, no Centro, com uma decoração natalina completa.

Todas as noites, a partir das 18h30, a Praça contará com um palco com uma programação variada com atrações musicais como Jazz, Encontro de Corais, Cantatas de Natal, mágica e ilusionismo, orquestras, além de sessões de cinema e teatro.

O Natal Encantado de Botucatu é uma realização da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Adjunta de Turismo e Secretaria de Cultura.

Acompanhe a programação de 02 a 08 de dezembro:

Segunda-feira, 02/12

19h – Sessão de Cinema Infantil – Pontos MIS – Filme Tromba-Trem

Terça-feira, 03/12

20h – Coral Caminnando e Cantando – Repertório de canções natalinas e populares.

Quarta-feira, 04/12

18h30 – Cantata de Natal da Escola Liceu Botucatu – Espetáculo musical com músicas natalinas interpretadas pelas crianças da escola.

20h – Musical de Natal – Estrela de Belém – Vila dos Meninos – Musical especial de Natal apresentado pelas crianças e jovens da Vila dos Meninos, contando a história do nascimento de Jesus.

Quinta-feira, 05/12

18h30 – Cantata de Natal de Grandiosa Paz – Associação Restaurar – Repertório de músicas natalinas que exaltam a paz e a união.

20h – A Fantástica Casa das Meninas – Espetáculo infantil com mensagens de alegria e inclusão, em uma apresentação cheia de magia.

Sexta-feira, 06/12

18h30 – Rebecca e Rubinho – Dupla que traz uma mistura de estilos, com influências do pop, MPB e música regional.

20h Coral do Guri Botucatu – Apresentação do Coral do Guri, com um repertório de canções natalinas e populares.

Sábado, 07/12

17h30 – Coral do Projeto Nutras – O Coral do Projeto Nutras apresenta uma seleção de canções natalinas.

20h – Orquestra Fraterna da Viola Caipira – A Orquestra Fraterna traz o som da viola caipira para celebrar o Natal com música tradicional e arranjos especiais.

Domingo, 08/12

16h – Botucatu Brass Band – Sem precisar de palco, a banda faz a festa acontecer por onde passa, criando uma vibe super animada e interativa!

17h30 – Juja e Tais – Dupla musical com um repertório de MPB.

20h10 – Apresentação do Studio Jéssica Bokermann: Aladdin o Musical –
Espetáculo de teatro musical com a adaptação do clássico “Aladdin”.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP abre inscrições para agentes locais de inovação com bolsas de até R$ 6,5 mil  

Publicado

em

Para Botucatu e Avaré são 15 vagas para início imediato e 60 para cadastro reserva; bolsa varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil;

Sebrae-SP está com inscrições abertas para bolsistas do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação – Produtividade e Rural. O escritório do Sebrae-SP de Botucatu tem 8 vagas para agentes de Ali Rural, seis para o município e dois para o Polo Sebrae Aqui de Avaré. Para o cadastro reserva serão selecionadas 32 pessoas, 24 para Botucatu e 8 para Avaré. No Programa Ali Produtividade serão contratados 7 agentes, com 28 em cadastro de reserva, somente em Botucatu

 

Ao todo são 630 vagas para início imediato e 2.520 para cadastro reserva em todo o Estado de São Paulo para os dois projetos. As bolsas variam de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/edital_ali_2024.

 

ALI é um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae-SP em metodologia específica com o objetivo de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa ou propriedade rural.

 

São dois editais abertos, sendo um para o ALI Produtividade – que acompanha micro e pequenos negócios -e outro para o ALI Rural, destinado ao acompanhamento de pequenos produtores e negócios rurais. No caso do ALI Produtividade, são 420 vagas para início imediato. O cadastro reserva prevê mais 1680 vagas. O candidato precisa ter graduação completa em áreas de gestão, engenharias, dados, entre outras. As inscrições podem ser feitas até 7 de janeiro. Já para o ALI Rural são 210 oportunidades para início em agosto de 2025 e mais 840 vagas para cadastro reserva. O candidato deverá ter graduação completa com as áreas de conhecimento de agronegócios ou agrária, entre outras. Para este projeto, as inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro.

 

Para ambas as modalidades (ALI Produtividade e Ali Rural), as vagas com remuneração de R$ 6,5 mil é exigida uma pós-graduação stricto sensu para atuação como orientador acadêmico.

 

O eixo acadêmico do Programa ALI será coordenado pela Faculdade Sebrae e incluirá a realização de congressos e eventos destinados a apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dos projetos.

 

O processo de seleção envolve três etapas: Avaliação de Conhecimentos e Prova de Redação, Comprovação Documental e Entrevista. A publicação do resultado final está prevista para 25 de fevereiro de 2025 para o Programa Ali Produtividade e 31 de março de 2025 para o ALI Rural.

 

Para mais informações sobre os dois programas basta consultar os editais disponíveis no link  https://bit.ly/edital_ali_2024

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5