Botucatu

Indígenas Kaingang Vanuíre falam sobre a cultura que predominava na região

Publicado

em

Foto: Cristina Cury - Secretaria de Cultura

Para a organização, foi um momento histórico, de retorno às origens da etnia, 100 anos após a expulsão do território

A época da ocupação do território de Botucatu, tribos e costumes, além dos impactos da chegada do homem branco foram tema de um evento no último domingo (10), na Pinacoteca Fórum das Artes.

As índias Dirce e Susilene, da etnia Kaingang Paulista, de Vanuíre – que é a tribo que ocupava o território que hoje é Botucatu, contaram suas histórias, as origens, transformações e dificuldades da manutenção da cultura da etnia. Após o debate, apresentaram uma dança folclórica.

As lideranças indígenas falaram sobre os maiores desafios de manter a cultura da etnia, frente aos avanços tecnológicos, intervenções estatais e a influência da religião.

“Quando o homem branco chegou nos tirou de nossas terras, depois nos confinam em trechos e nos proibiram de produzir. Para os novos membros, a nossa cultura é vista como algo ruim por conta da evangelização”, conta a pagé Dirce.

Para o organizador Gilberto Junior, foi um momento histórico, “Todos puderam conhecer mais sobre as origens do nosso povo”. Outro organizador, Cléber Bertero, destacou que foi um retorno às origens da etnia, 100 anos após a expulsão do território.

O encontro reuniu mais de 40 pessoas e foi organizado pelo Grupo Peabiru, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Pinacoteca Fórum das Artes. Apoio da Uninter e Opus MKT/Cidade Botucatu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile