O vereador Izaias Colino publicou nas redes sociais uma postagem sobre o acúmulo de pneus ao ar-livre no depósito da própria Prefeitura. A publicação foi feita na noite de segunda-feira (4). De acordo com o vereador, a denúncia foi feita por um cidadão. “Exercendo meu papel de vereador, já solicitei para que a Secretaria da Câmara providencie um ofício para notificar a prefeitura para que resolva essa questão urgentemente. Precisamos cuidar do público para dar um recado forte para a cidade, que somos todos um só contra as doenças!”.
O Cidade Botucatu entrou em contato com a Prefeitura que informou, via e-mail que desde o ano de 2009 a Prefeitura Municipal de Botucatu possui convênio firmado com a Reciclanip, que é uma organização da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) para promover a destinação adequada dos pneus. A Prefeitura Municipal cedeu um galpão para que ocorra o armazenamento temporário dos pneus para posteriormente ser coletado e encaminhado para a reciclagem promovida pela ANIP. O barracão de pneus funciona de terças e sextas-feiras, das 9h às 16h. Embora todos os borracheiros da Cidade estejam cientes desta regra, alguns acabam realizando a entrega no dia em que o local está fechado e até mesmo aos finais de semana, causando o acúmulo de materiais em frente ao galpão.
Segundo a Prefeitura, os pneus ficam dispostos fora do barracão por um curto período de tempo. Além disso existe um controle de vetor realizado pela Vigilância e Saúde Ambiental semanalmente através da nebulização do local, o que impede a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Ressaltamos também que já foram colocadas inúmeras placas sobre o horário de funcionamento no local, porém, são sempre vandalizadas e retiradas.
Semanalmente são encaminhados cerca de 2 mil pneus para a reciclagem.