Conecte-se Conosco

Geral

Jovens de escolas públicas participam de curso de Férias da Unesp de Botucatu

Publicado

em

Projeto realizado, dentro do Instituto de Biociências, em parceria com FMVZ e FMB, faz parte da Rede Nacional de Educação e Ciência

O Instituto de Biociências (IB) da Unesp Botucatu realizou de 28 de janeiro a 2 de fevereiro a 13ª edição dos Cursos de Férias. Uma iniciativa do programa de Extensão Universitária “Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp: Interação entre Pós-Graduação e Ensino Básico”, que faz parte da Rede Nacional de Educação e Ciência.

Foram cerca de 250 estudantes, do Ensino Médio de escolas públicas de Botucatu e região, distribuídos em seis diferentes cursos: “Experimentando Genética”, “Investigando a Vida das Plantas”, “Reprodução de A a Z”, “Virando a Célula do Avesso”, “Do amarelão às picadas de cobra: um passeio pelas doenças tropicais” e “A Ciência por trás das Jaulas e Gaiolas”.

“A maior parte não conhece a Unesp Botucatu. Alguns apenas ouviram falar do Hospital Universitário. Mas nunca pensaram em ingressar na universidade pública. Então para muitos deles é o primeiro contato com as salas de aula, os laboratórios de pesquisa. E isso é um grande incentivo para que eles possam prestar o vestibular e ingressar em um dos nossos cursos de graduação”, comenta a Profa. Adriane Wasko, uma das coordenadoras do programa.

A primeira edição, realizada em 2007, chegou a contar com apenas 14 alunos voltada a área de Genética. Hoje, a ação consegue englobar alunos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e docentes não apenas do IB, como também da FMB (Faculdade de Medicina) e FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia).

Bruna Faria de Souza, de 16 anos, mora em Barra Bonita. Mas ficou uma semana inteira na casa da avó, em Botucatu, só para poder participar do curso de genética. Ela comenta que tem grande interesse na área de síndromes genéticas e que a experiência dentro dos Cursos de Férias conseguiu clarear mais as possibilidades de carreira.

“A ciência é uma área sensacional. Porém, passar apenas teoria para os jovens não atrai o interesse. Como o curso apresenta tudo de uma maneira dinâmica e divertida, chama a atenção. Além de tornar a aprendizagem mais rápida. Agregou muito conhecimento na área de biologia, que com certeza mais me ajudar no futuro, em relação a faculdade”, diz.

Mas tem gente que fez o ciclo completo. Bebeu o conteúdo na fonte e hoje observa novos jovens buscando conhecimento. Mirian Carolini Esgoti concluiu em 2017 a licenciatura em Ciências Biológicas, mas 2014 já havia passado pelos Cursos de Férias. Algo que mudou para sempre a vida dela.

“No ano passado comecei a docência na rede estadual e esse ano tive a oportunidade de voltar como monitora, o que foi muito gratificante, porque esses cursos de férias mudaram a minha vida. E foi incrível retribuir em forma de participação para trazer outros jovens talentos para o mundo das ciências”, afirma.

“Eu tinha sede de conhecimento, não importava de onde vinha. Acredito que mudei alguns conceitos conforme foram ocorrendo. Experiências e contatos novos. Mas ainda tenho aquela sede de conhecimento, só que agora mais centrada na minha área”, conta a professora, que até hoje se lembra da paródia feita em cima da música “Piradinha”, que trata das organelas da célula.

“Era mais ou menos assim: ‘Célu cecelu cecelu célu célulinha tem a mitocôndria, tem a proteína. Ela não come, metaboliza’…Toda edição os monitores utilizam alguma música que os cursistas conhecem e mudam a letra pro contexto do curso. Aí fica mais fácil deles aprenderem”, complementa.

Sobre a Rede de Educação

A Rede Nacional de Educação e Ciência é uma proposta que nasceu 1985, pelas mãos do Prof. Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia era a de buscar novos caminhos para a ciência do País. O grande objetivo era tornar a educação científica ainda melhor, formar profissionais mais qualificados e reduzir a desigualdade social no processo de ingresso à universidade.

Em todo o Brasil são 34 grupos de 21 instituições diferentes participando dessa grande Rede. Em pouco mais de 30 anos, mais de 4,5 mil estudantes participantes já ingressaram em cursos de graduação em instituições públicas. Apenas nos cursos de férias da Unesp Botucatu foram beneficiados, ao longo das 13 edições, cerca de 1700 alunos do Ensino Médio. Veja mais sobre a Rede Nacional de Educação e Ciência no site: www.educacaoeciencia.org.

Serviço

As inscrições para os próximos Cursos de Férias da Unesp Botucatu ocorrem sempre no segundo semestre de cada ano. Mais informações pelo site do Instituto de Biociências [ibb.unesp.br/extensao] ou e-mail: feriasnaunesp@gmail.com.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Geral

Sebrae-SP tem 250 vagas para programa gratuito de pré-aceleração de startups de São Paulo

Publicado

em

Start Digital está com inscrições abertas até 11 de abril e oferece cinco meses de apoio intensivo
As startups em busca de validação do seu MVP (sigla para Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) e registro das primeiras vendas podem se inscrever no Start Digital, programa de pré-aceleração do Sebrae-SP com 250 vagas gratuitas abertas para o Estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até 11 de abril, no link.
O programa é promovido pelo Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas. Considerado o maior programa gratuito de pré-aceleração para startups do Estado de São Paulo, o Start Digital oferece cinco meses de apoio intensivo para que os empreendedores validem seus produtos, estruturem processos básicos de gestão, realizem as primeiras vendas e identifiquem fontes adequadas para captação de recursos.
Durante toda a jornada, os participantes receberão acompanhamento individual e online realizado por um profissional especializado em aceleração, além de acesso a uma rede com mais de 200 mentores experientes em diferentes áreas estratégicas, como tecnologia, governança, gestão, marketing, vendas e capital.
De acordo com Helmo Euripedes, gestor do programa, o Start Digital já impactou mais de 3 mil startups em cerca de 300 municípios paulistas nos últimos quatro anos, consolidando-se como uma referência no apoio ao empreendedorismo inovador. “É fundamental termos um programa gratuito e acessível que consiga alcançar startups promissoras em diversas regiões do estado, não somente na capital. Isso reforça nosso compromisso em fomentar ecossistemas de inovação de forma abrangente e democrática”, destaca.
O Start Digital conta ainda com uma agenda diversificada de meetups regionais presenciais e encontros virtuais estaduais, promovendo o networking e troca de experiências entre os participantes. As startups terão oportunidades gratuitas de participação em importantes feiras e eventos setoriais de inovação. Ao final do programa, será realizado o tradicional Bootcamp presencial em São Paulo, reunindo startups participantes, mentores e investidores privados.
As startups inscritas serão submetidas a um processo seletivo realizado por meio de bancas online, agendadas entre os dias 15 e 30 de abril. As selecionadas serão divulgadas até o dia 2 de maio.
Sobre o Sebrae for Startups
Criado em 2021, o Sebrae for Startups é uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas em diferentes níveis de maturidade e que possuem receitas anuais de até R$ 4,8 milhões. A iniciativa foi reconhecida em 2022 e 2023 como Melhor Aceleradora pelo Startup Awards e, em 2023, recebeu também o reconhecimento como Melhor Instituição de Fomento. Até o momento, já impactou positivamente mais de 3 mil startups em mais de 300 municípios de São Paulo.
Para mais informações, acesse: sebraeforstartups.sebraesp.com.br

Continuar Lendo

Botucatu

Sabesp investirá R$ 179 milhões em obras de saneamento em Botucatu

Publicado

em

Freepik

Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou

 

A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.

 

O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.

 

A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5