O vereador Lelo Pagani (PSDB), junto com representantes da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Unesp, do Hospital das Clínicas e do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu foram a Brasília, para tratar de assuntos relacionados às áreas da saúde e de ensino.
Pagani levou ao Congresso pedido de emenda parlamentar com objetivo de obter recursos para ampliação da unidade de saúde da Vila Ferroviária, em Botucatu. “A prefeitura cedeu o terreno e, agora, nós estamos batalhando por verba para iniciar a construção da extensão da unidade”, explica o parlamentar. “Essa reforma vai melhorar o serviço e ampliar o acesso da população aos atendimentos”, complementa. O projeto de ampliação prevê o funcionamento no andar superior da unidade, no período noturno, do cursinho gratuito Desafio (preparatório para vestibular), tendo como professores os próprios alunos de medicina da Unesp.
Os representantes levaram ainda pedidos de emendas que beneficiariam o Hospital das Clínicas e a Unesp. “Algumas demandas levamos em conjunto, entre a FMB e a Prefeitura. Nossa expectativa é de que as solicitações sejam atendidas até o primeiro semestre do próximo ano”, explica o vereador.
Na ocasião, a equipe aproveitou para articular com deputados e senadores projetos futuros para o município.
Saúde e ensino
O superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. André Balbi, assinou ofício solicitando emenda parlamentar no valor de R$600.000, que será destinada para investimentos nos setores de oncologia, enfermaria e obstetrícia, pediatria, radioterapia, segurança de dados dos pacientes e aquisição de equipamentos.
Outra emenda apresentada foi a de custeio de estudos e pesquisas científicas e tecnológicas para a Unesp. O Objetivo é promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação em saúde, com a produção de conhecimento técnico-científico e o aprimoramento das políticas e programas de saúde.
Assessoria