Mateus Conte Camargo Especial para Cidade Botucatu
O curta-metragem de terror Límbico, produzido e gravado em Botucatu, já está em fase final de produção. O filme é produzido pela produtora EuQfiz, empresa responsável também pela websérie (seriado criado especialmente para a internet) “Um Sofá para 4”, indicada ano passado para o festival Rio Web Fest, que premia as melhores produções do gênero.
O filme trata da amizade de duas garotas que é colocada à prova quando uma delas descobre estar com um câncer terminal. O diretor Marcelo Teixeira afirma que esse curta é uma prévia para um futuro longa-metragem. “Digo futuro pois para um filme com mais de 30 minutos precisamos de verba, pagar figurinos, locações, entre profissionais de som, iluminação, atores e muito mais”, diz o cineasta. “Espero que este “teaser” traga a vontade das pessoas de conhecerem cada personagem e suas histórias mais a fundo, bem como a trama completa”, finaliza.
A previsão de duração é de em torno de 10 minutos no máximo, mas este tempo é apenas uma estimativa, pois algumas cenas ainda não foram gravadas.
Marcelo diz que, apesar do curta ser de terror, não há a intenção de trabalhar com cenas de violência e sangue, sendo o terror mais psicológico.
O filme será apresentado online, mas o alvo está em festivais de curtas-metragens de terror que acontecem em todo o mundo. “Desde a participação no RioWebFest2016, percebi que estar em festivais é uma das melhores formas de divulgar e ter incentivo no trabalho independente, bem como fazer contato com outros profissionais da área”, afirma.
Produção – são quatro pessoas envolvidas no curta. Marcelo, como roteirista, diretor e editor; Juliana Cardoso, na produção e fotografia; Priscila Iara, atriz no papel das gêmeas Fernanda e Clara; e Omi Yuuhiko como atriz, interpretando Suzana.
“Para a gravação das cenas na futura Pinacoteca de Botucatu tivemos o apoio de mais amigos, mas as cenas internas são todas a cargo dessas quatro pessoas, que se desdobram com muita força para realizar esse projeto”.
“Um dos maiores problemas das produções independentes”, afirma o diretor, “é conseguir que as pessoas se interessem em unir forças para exporem seu trabalho, o que é uma forma muito comum fora do país de se promover artistas como diretores, atores entre outros”.
Seleção de Atores – A seleção de pessoal foi feita via Facebook e Instagram. “A websérie Um Sofá para Quatro ajudou um pouco a atrair pessoas interessadas em nossos trabalhos”, diz Marcelo. “No caso tive a sorte da Priscila Iara ser indicação de um amigo, e é a pessoa mais entusiasmada que já trabalhei até o momento, espero que venham mais e mais atores e outros profissionais assim no futuro”. “Espero nos próximos episódios termos mais gente a procura de participações em nossas ideias, mesmo porque Límbico vai se tornar uma obra seriada, onde teremos uma média de 3 episódios no ano, incluindo um escrito pelo desenhista da Marvel Comics Joe Bennett”, finaliza.
Priscila diz que interpretar duas personagens está sendo um desafio. “São personalidades totalmente diferentes. Mas é uma sensação muito legal, a mudança de expressão, tento deixar o cabelo de maneira diferente, mas eu deixo um suspense pra vocês assistirem o curta quando sair”. A atriz conta que é meticulosa com a sua performance, inclusive assistindo interpretações de outras atrizes em outros filmes: “Sou perfeccionista, então sempre acho que dava pra ficar melhor e aí vem vontade de que é só falar que gravo de novo, com o maior prazer. E confesso que assisti alguns filmes de terror pra ter um pouco de noção”.
Priscila diz que está sendo fantástico participar das gravações. “A equipe é incrível, está sendo uma experiência maravilhosa. Me sinto muito agradecida em ter sido convidada pra fazer os papéis, prometo até o fim dar tudo de mim pra conseguir realizar o que eles esperam das personagens”. “Estou amando o resultado, eles são muito profissionais. Eu fico doida pra ver a cena, e quando vejo, sem palavras. Vai ficar demais!”, completa.
A personagem de Yuuhiko tem uma doença grave e, para poder se curar dessa doença, acaba se envolvendo com magia negra. Descoberta o feitiço de cura, ela deve tomar uma custosa decisão.
A atriz diz que a personagem foi tranquila pra ela, já que é adepta ao estilo da subcultura gótica e também uma amante nata de terror. “Foi fácil montá-la exatamente por ter um pé no meio”, afirma. “As gravações estão sendo bem tranqüilas também, o Marcelo Teixeira, nosso diretor, dá uma boa abertura até para nós, atrizes, colocarmos algo que achamos que ficará bom na cena, ajudamos também com algumas idéias. Eu e a Priscila já nos conhecíamos há bastante tempo, então flui tudo melhor, tem uma boa harmonia.
Yuuhiko diz que está muito ansiosa para ver o resultado. “Vira e mexe dá uma mudadinha no texto, então mesmo nós atrizes não sabemos de cabo a rabo tudo do curta, em algumas coisas nós somos pegas de surpresa e descobrimos só no dia da gravação. Estou bem animada com o projeto e torcendo pra que tudo dê certo e mais pessoas possam conhecer nosso trabalho”.
Financiamento – Para arrecadar fundos para a realização do projeto, foi criado uma campanha no site Apoia.se, uma plataforma de financiamento coletivo. “Quem sabe teremos um longa metragem totalmente botucatuense em breve para concorrer em festivais nacionais e internacionais?”, diz Marcelo. “Captação de recursos tem sido um problema desde nossos primeiros projetos, ou seja, não temos recursos para trabalhar como queremos realmente, então cada um doa um pouco do seu talento e tempo para cada uma das ideias”, diz o diretor. A página de financiamento coletivo pode ser acessada por esse link
Marcelo diz também que há espaço para parcerias. “Nas parcerias já tivemos esse tipo de troca quando fizemos nossa web série, usando locações de empresas reais em troca de publicidade, fugurino, entre outros. Sempre existe espaço para parcerias e patrocínios. Estamos abertos a todas as propostas e com certeza esperamos ter muitas num futuro breve, que ajudariam o desenvolvimento de projetos futuros, que não são poucos“.
Próximos projetos – Esses projetos futuros existem a curto e longo prazo. A curto prazo, de acordo com Marcelo, são os outros episódios de Límbico, que somarão pelo menos 3 ao ano. “Cada um deles esconde um desafio, tanto em termos de técnica (direção, efeitos, cenários, etc) quanto atuação. Estamos terminando o episódio 1 e em breve começam as convocações de elenco e equipe para os outros dois. Os interessados fiquem atentos a nossa página no Facebook”.
Já a longo prazo, há dois grandes projetos: o longa-metragem de Límbico, que tem sua história baseada no primeiro episódio, onde serão melhor desenvolvidos cada personagem e melhor explicada a trama entre as amigas Fernanda e Suzana, que terá três finais diferentes. “Como trabalhamos com a internet como base podemos nos dar ao luxo de disponibilizar três finais diferentes para que o público escolha como quer que a história termine”, diz Marcelo.
Outro projeto é um longa-metragem sobre a vida de Ana Rosa, personagem icônica da cidade, assassinada em 1885. “Tenho um roteiro sobre esta figura tão polêmica de Botucatu”, conta Marcelo, “que conta algo muito atual, que são os relacionamentos abusivos e a violência contra a mulher”. Mas, de acordo com o diretor, “essa é uma história que sem financiamento e apoio não vamos conseguir contar, pois depende muito de locações, figurinos e atuação que remetam ao ano de 1890 e muito, mas muito trabalho mesmo”.
Outros projetos são um reboot (refilmagem da obra, mas com histórias diferentes) da série Um Sofá para Quatro, uma série de ação e ficção chamada Boca do Inferno, que conta a história de um orfanato muito especial (não, não são mutantes) e muitas outras. “Quem sabe um dia arrastar esses projetos para a Netflix”, diz o diretor.
A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.
A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.
A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.
Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.
Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.
A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.
A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.
Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.
O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.
O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.
Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.
O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.
Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.
Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.
O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.
As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha
Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou
A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.
A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.