A publicação, com 304 páginas conta com tiragem de 2 mil exemplares
Em 2023, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) completa 60 anos e, para celebrar este marco, o seu Centro de Memória (CMFMB) produziu o livro “FMB: 60 anos em 60 depoimentos”, obra que registra e comemora as seis décadas da instituição.
A obra possui uma abordagem editorial memorialista e reúne relatos escritos pelos 60 convidados com documentos e imagens históricas da instituição, além de quatro textos complementares: uma apresentação pelo reitor da Unesp, Professor Pasqual Barretti; um texto introdutório por Martha Morais, coordenadora do CMFMB; o prefácio por Jézio Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora Unesp; e um posfácio escrito por Maria Cristina Pereira Lima e Jacqueline Caramori, respectivamente diretora e vice-diretora da FMB.
Além dos depoimentos, o livro inclui duas entrevistas com personalidades que vivenciaram os primeiros anos da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) e acompanharam de perto o surgimento da Unesp, e também relatos escritos por representantes das turmas decanas — ou seja, primeira, décima, vigésima e assim por diante — dos cursos de Medicina e Enfermagem.
Ao todo, a obra possui mais de 60 autores, visto que alguns textos foram escritos a quatro mãos — e até mesmo a mais, em alguns casos — o que contribui para a diversidade de abordagens e olhares para as histórias contadas, registrando os momentos e as mudanças ocorridas na instituição ao longo das suas seis décadas de existência.
Com edição e publicação feita pelo NADA∴Studio Criativo — um híbrido de ateliê multimídia com microeditora independente localizado em Botucatu —, o projeto gráfico foi desenvolvido pelo estúdio em parceria com membros da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/Unesp) de Bauru, e conta com apoio da Famesp e do Hospital das Clínicas da FMB.
O livro, com 304 páginas em formato 16 x 23 cm, conta com tiragem de 2 mil exemplares. O pré-lançamento acontecerá na sexta-feira, 28 de abril, às 9h30, no térreo do prédio administrativo da FMB, com uma manhã de autógrafo com os autores. Na mesma data, às 15 horas, durante a solenidade comemorativa dos 60 anos, no Salão Nobre da FMB, acontecerá o lançamento oficial.