Pista de atletismo do Inca, logo após a sua reforma. (Foto: Guilherme Torres/Prefeitura de Botucatu)
Dentro de um campeonato, existem atletas, comissão técnica e até preparadores físicos. Porém, um personagem fundamental acaba sendo esquecido: os funcionários da manutenção, que proporcionam boas condições de jogo para os esportistas.
A sede que mais recebe partidas nestes Jogos Regionais, o Inca, necessita de cuidados especiais para a sua manutenção. O estádio é administrado por funcionários da prefeitura, mas foi contratada uma empresa para reforçar os trabalhos devido aos Jogos Regionais, o maior evento sediado pelo estádio desde os Jogos Abertos de 2005.
“A limpeza é feita à noite após as atividades e no outro dia de manhã damos uma repassada antes das atividades. Durante as atividades repomos material no banheiro, como papel higiênico, lavamos e passamos desinfetante, e durante o dia se tiver alguma intercorrência de quebrar alguma torneira, estourar algum cano, devemos estar atentos para acionarmos outro setor da Prefeitura que vem fazer essa manutenção rápida para nós”, diz o coordenador da manutenção do Estádio Municipal João Roberto Pilan, Marcos (Marquinho) Pereira.
A praça esportiva possui apenas três funcionários, mas conta com o apoio de vários setores da Prefeitura na manutenção do local, como o agendamento das praças esportivas e a roçagem do campo, além da colaboração de pessoas condenadas a penas alternativas. Disse Marquinho: “Agendamos a quadra para projetos da prefeitura, como futsal, vôlei e handebol, e o campo para o Campeonato Série C e amistosos, além do treinamento durante os anos para essas competições. O campo do Inca é bem disputado, principalmente de sábado e domingo”.
O Inca conta com uma quadra de areia; uma cancha de bocha e malha, um salão de ginástica, que está sendo utilizado como alojamento para a cidade de Reginópolis e um campo de futebol, envolto por uma pista de atletismo – recentemente reformada para receber as competições. “A reforma foi boa. Recapeou as partes que estavam com mais deficiência, que se desgastaram com o tempo, e foi feita uma mistura de pneu e resina por uma empresa especializada e a pintura de fora a fora das faixas e a remarcação dos números. A meu ver foi um trabalho muito bom, esperamos que tenha uma boa durabilidade”, diz Marquinho Pereira. “Estamos no clima dos Jogos Regionais. Temos o prazer de receber os Jogos na nossa cidade, fazemos isso de coração, deixar tudo em ordem para receber o pessoal”, completa.
Conversamos também com o responsável pelo futebol suíço da Associação Atlética Botucatuense, Benedito (Benê) Henrique. “Fazemos ações preventivas em várias áreas do clube. A manutenção abrange tudo, desde a iluminação em quadras externas e fechadas, com o detalhe do piso nas quadras fechadas, que deve ser feita periodicamente. As atividades do vôlei, como as redes, e o tênis de saibro, também têm uma manutenção diferenciada. Quando chegam eventos como os Jogos Regionais intensifica um pouco mais, a equipe aumenta com os olhares em cada detalhe, onde fazemos esse tipo de manutenção preventiva”, finaliza.