Quando 2019 começou, você refletiu tudo que estava por vir e colocou algumas metas para o ano que estava iniciando, dentre elas estava a sua mudança no peso, afinal você precisava de mais saúde e não adiantava mais adiar.
Agora que já se passaram 09 meses, o que você fez efetivamente para sua relação com a alimentação melhorar?
Talvez tenha até iniciado, em janeiro, uma alimentação mais leve e cheia de nutrientes, quem sabe também tenha aliado a caminhadas à isso, mas logo toda sua empolgação com essa mudança foi diminuindo e você foi deixando essa meta de lado.
Agora que faltam menos de 03 meses para o verão, muitos lembram novamente da meta estipulada lá no começo do ano e assim, querem “correr atrás do prejuízo”. E aí iniciam buscas por dietas, chás milagrosos ou até remédios sem nenhum respaldo científico, com a necessidade de urgência para alcançar o resultado esperado. Algumas dessas estratégias podem até fazer você emagrecer, mas logo voltará a engordar, pois essas não são as soluções mais efetivas e muito menos as mais saudáveis.
Afinal ninguém consegue seguir essas mudanças bruscas por muito tempo, então quando você voltar a ter os hábitos de antigamente, consequentemente voltará ter o peso de antes. Esse é o verdadeiro efeito sanfona.
Por isso você precisa virar uma chave na sua cabeça e entender que a verdadeira mudança ocorre quando você aprende que a nutrição é individualizada e que dá para ser saudável, com flexibilidade e sem neuras.
Entendendo que brócolis não emagrece e chocolate não engorda, tudo que você necessita é de equilíbrio.
Por isso não fique atrás de “projetos verão”, ao aprender se alimentar de forma saudável você se liberta e encontra o “projeto vidão”, e isso é como andar de bicicleta, você nunca mais esquece!
Vanessa Cassettari
CRN 3 29758