Às 04h09 do dia 2 de julho, mais um milagre da vida nasceu na Maternidade do Hospital Estadual Botucatu (HEBo). Além de um grande motivo de alegria aos pais e familiares, o nascimento de Iury representa um marco histórico: é o milésimo bebê nascido na Maternidade do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), desde a sua implantação, em dezembro de 2018.
Iury nasceu de parto normal, realizado pela equipe de enfermeiras obstetras, e é o primeiro filho do casal Tatiana Jesus Domingos e Josemar Santos dos Reis, que recebeu um kit especial preparado pela equipe da Maternidade, com a ajuda de doações, para celebrar este momento.
A mãe não escondeu a emoção diante deste momento único. “Esta é a melhor sensação do mundo, nada se compara a ter meu pequeno nos braços. Não imaginava que ele seria o bebê de número 1000 da Maternidade, mas estou muito feliz e agradeço a todos da equipe pelo atendimento, estão todos de parabéns”.
Em dezembro de 2018, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo repassou R$ 6 milhões ao HCFMB para a abertura de 20 leitos obstétricos no HEBo, unidade de baixa e média complexidade.
O HEBo possui, no total, 80 leitos instalados. Entre eles, estão os 20 novos leitos abertos para atendimento as gestantes de menor complexidade. A medida contribuiu para a otimização aproximada de 60% da maternidade do HCFMB, que continua a ser uma referência regional para gestação de alto risco, com seus 29 leitos SUS, realizando cerca de 200 partos por mês.
Atualmente, a Maternidade do HEBo tem realizado cerca de 80 partos/mês.