Nesta terça-feira, 01 de outubro, o Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), juntamente com o Grupo de Estudos em Biodiversidade da Unesp de Botucatu (GEBio), promoveu o lançamento do livro “Um Naturalista no Antropoceno: um biólogo na busca do selvagem (Editora Unesp, 2023)”, do autor Prof. Dr. Mauro Galetti, da Unesp de Rio Claro.
A obra foi vencedora da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico na área de Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia. Galetti se diz honrado em receber esta premiação. “Estou lisonjeado em poder levar a história da Biologia e da Ecologia ao grande público. Receber este prêmio é uma honra! Esta premiação dará mais visibilidade para a produção editorial da ciência brasileira”, destaca o autor.
Quem esteve presente no encontro na tarde de terça-feira, 1, que aconteceu no Anfiteatro 1, na Central de Aulas 2 do IBB em Botucatu, pôde presenciar na palestra a estreia do livro que é um misto de autobiografia com reflexão sobre o futuro da vida na Era dos Humanos, o Antropoceno, que reúne experiências de viagens a lugares inóspitos, como as ilhas de Galápagos, Bahamas e Bornéu. Com o olhar crítico e humorado, através de sua escrita, o autor nos leva a refletir sobre o papel do ser humano no planeta Terra e discute maneiras de como podemos sobreviver ao Antropoceno.
Galetti contou suas reflexões para a confecção da obra: “O principal problema que a Ciência enfrenta hoje é o negacionismo: não acreditarem sobre as mudanças climáticas, a extinção das espécies. Este livro foi uma resposta ao contexto vigente. Poder educar e mostrar a ciência de alta qualidade produzida no Brasil”, completa.
Para o pesquisador também existem alguns enfrentamentos em relação aos processos de disseminação científica e seus vínculos necessários. “Nós, os cientistas, precisamos sair dessa bolha acadêmica. Nosso desafio é chegar ao grande público de maneira acessível, tendo clareza e qualidade, mas sem banalizar. As pessoas querem ouvir o que a Ciência manifesta de soluções para os problemas ambientais, não só no Brasil, como no mundo”, afirma.
O evento de lançamento da obra contou com a presença do diretor do IBB/Unesp, professor Luiz Fernando Rolim de Almeida e foi organizada pelo professor Felipe Amorim, do Departamento de Departamento Biodiversidade e Bioestatística do Instituto.
Conheça o Prof. Dr. Mauro Galetti
O autor do livro, Mauro Galetti, é professor titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com graduação em Biologia e mestrado na área de Ecologia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolveu o doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) e o pós-doutorado pela mesma instituição, quando trabalhou na Ilha de Bornéu (Indonésia).
Galetti possui vasta trajetória no campo da pesquisa e docência. Entre as principais atuações, ele ajudou, por exemplo, a criar o programa de Pós-graduação em Ecologia e Biodiversidade no Instituto de Biociências da Unesp/Rio Claro, além de ser editor-chefe do periódico Global Ecology and Conservation (Elsevier, Amsterdam) e curador do maior banco de dados de biodiversidade da Mata Atlântica (Atlantic Data Papers). Atualmente, Galetti é um dos diretores do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.