Conecte-se Conosco

Botucatu

O Poder – artigo de Bahige Fadel

Publicado

em

O PODER

Estou me referindo ao substantivo. O que seria esse poder? É a capacidade, a autoridade para realizar determinada ação.Tenho poder para contratar funcionários para a empresa. Isto é, tenho autoridade para essas contratações. Tenho poder de vencer determinada disputa. Isto é, tenho capacidade de vencer. Até aí, tudo bem. É a história do ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’.

Só que a história não é bem essa. O poder deveria ser usado apenas para o bem, para o aprimoramento da sociedade, para a busca da felicidade mais completa. Mas a felicidade que não implica a infelicidade do outro.

Infelizmente, não é bem isso que ocorre. As pessoas têm buscado o poder, mas com objetivos não muito desejáveis. Ao contrário, estão buscando o poder com motivos escusos, reprováveis, imorais, muitas vezes.

Há, por exemplo, o poder pelo poder. O que é isso? Isso é o poder para a satisfação do ego. A pessoa se sente feliz pelo simples fato de ter poder, mas não utiliza esse poder, exceto para inflar o seu próprio ego. Nada se tira nem de bom nem de mau desse poder. A pessoa é rica.

Tem poder para realizar um monte de coisas boas com o dinheiro que possui. Mas não faz nada. Satisfaz-se apenas com a riqueza. Só que essa riqueza não é utiliza nem para ele nem para os outros. Vive miseravelmente, embora possa ter todo o conforto do mundo. Não ajuda a ninguém, pois não quer ter menos dinheiro do que tem.

É um rico miserável ou um miserável rico. Tem poder, e daí?

Há uma situação ainda pior do que essa.O poder deveria ser utilizado para servir, não apenas para usufruir. E o que vemos? O contrário disso. As pessoas querem se locupletar com o poder que têm ou que pensam que têm. Tenho muita força física. Essa força me dá o poder de realizar muitas coisas. E o que faço com essa força? Subjugo os mais fracos.Uso esse poder para mostrar que sou superior, não para deixar em melhor situação os que não têm essa força.

Conheço pessoas que entram na política apenas para terem poder. E usam esse poder para usufruir, para se beneficiar ou, pior, para prejudicar. Existem pessoas que entram na política para perseguir desafetos. Para pisotear aqueles que não possuem poder.

E se sentem no direito de realizar essas ações maldosas. Ora, tenho poder, faço dele o que bem quero. Pensamento de muitas autoridades do mundo inteiro. Usar o poder para perseguir, para prejudicar, para causar o mal. Infelizmente, não são poucos os que agem dessa forma. Não são poucos.

O poder pode ser um veneno ou um remédio. O veneno mata, o remédio cura. É uma questão de escolha.Gandhi, por exemplo, tinha poder e fez sua escolha. Criou o Satyagraha.Defendeu a liberdade da Índia sem usar a violência. Lutar por um ideal, sem utilizar a violência: Satyagraha.Tão diferente do que vemos na Ucrânia, em Gaza, em tantos lugares.

Bendito e maldito poder!
BAHIGE FADEL

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Prefeitura realizará mutirão de castração para cães em Rubião Júnior

Publicado

em

População interessada deve se cadastrar para ação que ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro.

A Prefeitura de Botucatu, através do Setor de Castrações Gratuitas, realizará nos dias 16 e 17 de novembro (sábado e domingo), o 24º Mutirão de Castração Gratuita para Cães. Poderão ser castrados os cães com no mínimo 5 meses e no máximo 7 anos.

Os interessados em castrar seus cães devem solicitar o cadastro via WhatsApp (14) 98177-1581, ou pelo telefone 3811-4932. Caso já tenha feito cadastro nesse número e não recebeu confirmação, deverá fazer novo cadastro.

O mutirão de castração será realizado no Pátio da igreja de Santo Antônio em Rubião Júnior.

As castrações ocorrerão em data e hora previamente agendadas.

Serviço
24º Mutirão de Castração de Cães
Dia: 16 e 17/11 (sabado e domingo)
Local: Pátio da Igreja Santo Antônio – Av. Bento Lopes, s/n – Rubião Jr

Continuar Lendo

Botucatu

Judô do Sesi-SP envia 36 atletas para disputa do Troféu Brasil e Grand Prix

Publicado

em

Michel Augusto e Vinicius Ardina estão representando o Sesi Judo nos torneios - Foto: Lara Monsores-CBJ

Evento será nos dias 1 a 3 de novembro, na Arena UniBH, em Minas Gerais

A equipe de Rendimento de Judô do Sesi-SP, sediada no Sesi Botucatu, estará em peso em uma das competições mais importantes do calendário nacional. O Sesi Judô participará do CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô, que ocorrem de 1 a 3 de novembro na Arena UniBH, em Minas Gerais. A equipe do Sesi-SP participará com 36 judocas e comissão técnica.

A disputa começa no dia 1º de novembro, sexta-feira, com as primeiras lutas do CBI Troféu Brasil, que vão até o sábado, 2. Essa competição será de lutas individuais, com o Sesi Judô participando com 36 atletas, femininos e masculinos, divididos em 12 categorias de peso. Na última edição do Troféu Brasil, o Sesi Judô esteve presente com 21 atletas, conquistando uma medalha de ouro e três de bronze.

Já no domingo, 3, é a vez das equipes mistas competirem no Grand Prix Nacional de Judô. Além do Sesi-SP, outros 16 clubes estarão na disputa por um dos campeonatos mais tradicionais do judô brasileiro. Na edição de 2023, o Sesi Judô esteve presente, encerrando sua participação em 11º.

O CBI Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô são organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e vão reunir mais de 530 atletas de 89 clubes de todo o país. O número de participantes é o maior da história do torneio. As fases eliminatórias dos dois torneios serão transmitidas pela CBJ TV; já as fases finais terão transmissão de Sportv, Canal Olímpico do Brasil, e NSports.

Continuar Lendo

Botucatu

IBB realiza Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da graduação

Publicado

em

O evento é voltado para pós-graduandos e docentes da Unesp e conta com a presença de professora de Portugal

Nos dias 07 e 08 de novembro, no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, acontece o Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da Graduação. O evento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas, Interunidades IBB/IBILCE, e visa apresentar metodologias de ensino e aprendizagem ativas, tomando como base o programa de formação docente da Universidade de Aveiro, Portugal.

Ministrado pela convidada e professora Margarida Fardilha, da Universidade de Aveiro, Portugal, o Workshop visa mostrar para os docentes e discentes de pós-graduação e pós-doutorandos da Unesp, a importância em colocar os estudantes da graduação no centro de aprendizagem. Para isso, Margarida irá explicar sobre o team based learning, problem-based learning e case-based learning, metodologia onde os participantes exercitam as habilidades de comunicação e argumentação, progredindo em direção à uma maior autonomia e maturidade de aprendizado. Além disso, o Workshop visa desenvolver, implementar e avaliar um projeto de transformação para uma disciplina.

Para a docente Margarida Fardilha, essa será uma oportunidade especial para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

“Acho muito interessante poder transmitir a minha experiência para outros países e universidades na área da pedagogia. Espero, cada vez mais, encontrar pessoas para compartilhar conhecimentos,” explicou.

Além disso, de acordo com Erick J. R. Silva, docente do Departamento de Biofísica e Farmacologia do IBB e organizador do Workshop, é muito gratificante ver a integração da Unesp com outras universidades, por meio de eventos voltados para a formação docente.

“Acreditamos que será uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes, afinal, este também é um caminho para motivar a formação de futuros docentes”, explicou.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5