Conecte-se Conosco

Botucatu

Obra Social Marina Videmari, de Botucatu, completa 25 anos

Publicado

em

A Obra Social Marina Videmari, iniciativa da Associação Santa Marcelina, acaba de completar 25 anos. Criada com o objetivo principal de promover uma educação de qualidade e igualitária à população da região Oeste de Botucatu, a Obra tornou-se referência para a população local. Desde a sua inauguração, em 1997, já passaram mais de 12.000 estudantes pela Escola, muitos, inclusive, já formados em cursos como serviço social, enfermagem, biologia, direito, engenharia mecânica, educação física, pedagogia, entre outros.

De acordo com a Ir. Marizete, a Obra nasceu da crescente demanda vivenciada por diversas famílias da região periférica de Botucatu ao qual repercutiu diretamente no Colégio Santa Marcelina, onde as famílias pediam alimentação e vestimentas.

Desta forma, baseado nos fundamentos cristãos a Madre Geral Ir. Maria Paola Albertario, naquela época, sugeriu que as Irmãs Marcelinas fossem até a periferia e não as crianças da periferia se deslocassem até o centro da cidade. Sendo assim, surgiu o grande desejo de realizar em Botucatu-SP uma Escola para atender as crianças que necessitavam de uma educação de qualidade e ajudar famílias que viviam em situação de vulnerabilidade naquela região.

A grande motivação para o início da Escola na região foi acreditar na missão educativa como uma ação transformadora. “Nossa ideia era oferecer, por meio da política educacional, o acesso a uma educação qualitativa e igualitária à população daquela localidade, que vivenciava impactos negativos da questão social, como o desemprego, falta de escolarização, violência e drogadição, o que os tornava cada vez mais vítimas da fragilização das políticas públicas”, explica.

Ir. Marizete reforça que, com a inauguração da escola, a população da região ganhou dignidade e acesso a política educacional de qualidade. “A Obra tornou-se um ponto de referência importante em suas vidas, um local de acolhida e amparo em relação as expressões da questão social, bem como no acesso a escolarização”, afirma.

Educar para transformar

 Durante os 25 anos da obra, a Associação Santa Marcelina, vem trabalhando com os participantes muito além dos conteúdos disciplinares pragmáticos. Nesse sentido, os educadores, apresentam atividades e projetos com enfoque na realidade de cada estudante, com o intuito de traçar estratégias preventivas por meio de práticas educacionais.

Além disso, Ir. Marizete explica que a Associação enxerga que a educação é a peça-chave para transformar a sociedade como um todo. “A educação atinge pontos que estão diretamente relacionados à formação de valores morais e éticos e na forma de se relacionar com o outro, no bem comum. E, por meio dela, conseguimos trabalhar os conteúdos pedagógicos e teóricos que se transformarão em munições para que crianças e adolescentes possam se estabelecer no mercado de trabalho”, complementa Ir. Marizete.

Projetos futuros e impactos locais

 A Associação Santa Marcelina é responsável pela gestão das atividades executadas na Obra Social Madre Marina Videmari e tem a Secretaria da Educação de Botucatu como uma grande parceira em todas as ações. Para os próximos anos, o objetivo da Associação Santa Marcelina, junto à Obra Social Marina Videmari é continuar realizando o atendimento às crianças e adolescentes de maneira ética e justa. “Além de fortalecer os vínculos entre família, comunidade e escola, nossa missão também é formar pessoas livres, capazes de respeitar a diversidade, construir cultura, exercer a cidadania, assimilar valores humanos e cristãos e desenvolver capacidades para responder às exigências culturais e científicas do seu tempo”, ressalta.

Ir. Marizete destaca ainda que as ações realizadas ao longo dos 25 anos impactaram e continuam impactando diretamente a formação dos estudantes como indivíduos. “É uma escola formada por gerações de famílias, um espaço onde se constrói laços eternos, onde ex-estudantes retornam para visitar os profissionais que colaboraram com seu processo de formação. Só quem tem a oportunidade de estar diante desse trabalho conhece e tem a oportunidade de sentir todo o afeto que a Obra Madre Marina Videmari exala”, finaliza.

Sobre o colégio Santa Marcelina

 O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais. 

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins. O Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Botucatu inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

Publicado

em

A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.

Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.

A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.

Vacine-se: a vacinação salva vidas!

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Botucatu

Sabesp investirá R$ 179 milhões em obras de saneamento em Botucatu

Publicado

em

Freepik

Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou

 

A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.

 

O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.

 

A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5