Conecte-se Conosco

Botucatu

Oficinas Culturais estão com inscrições abertas

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para oficinas culturais oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura (Avenida Dom Lucio n° 755, Centro) ou a Casa da Juventude (Rua Benjamin Constant n° 16, antiga Estação Ferroviária) das 8h30 às 17 horas.

As vagas são limitadas e serão ocupadas conforme a ordem de preenchimento das fichas. No ato da inscrição deverá ser apresentado um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A Cultura informa ainda que, havendo necessidade de material específico para a oficina, o mesmo deverá ser adquirido pelo próprio interessado.

Confira abaixo as oficinas disponibilizadas:

CASA DA JUVENTUDE

Segunda-feira:

VIOLÕES EM AÇÃO – RAFAEL ORPHEO

14h às 15h30 – Duração: 06 meses – 15 Vagas

Público-alvo: 12 a 18 anos

A oficina tornará o aluno capaz de identificar as notas musicais em partitura e cifras com aplicação na prática, contribuindo assim para melhoria de sua percepção auditiva, concentração e trabalho em grupo.

SERIGRAFIA – GUILHERME LAURENTE

14h às 18h – Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: A partir de 15 anos

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes um espaço para criação e reprodução de imagens, a partir do processo de impressão permeográfica chamado de serigrafia ou silk screen.

ZINE – PÂMELA PAULINO

18h às 22h – Duração: 01 mês – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina tem como objetivo a produção de conteúdo e confecção de livretos autorais, artesanais e independentes, conhecidos como zine, que podem incluir textos, imagens, colagens e diversas outras formas de expressão.

CIRCO – FERNANDO VASQUES

19h às 22h – Duração: 03 meses – 15 vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

Desenvolver habilidades acrobáticas como rolamentos, saltos, parada de mão e duo acrobático, bem como técnicas de manipulação, equilíbrio e lançamento através de malabarismo com bolas, claves, bola de contato e diabolô.

Terça-feira

TEATRO PARA TERCEIRA IDADE – REGINA LINO

14h às 16h – Duração: 06 meses – 06 vagas

Público-alvo: acima de 60 anos

A oficina de teatro visa trabalhar a pessoa inteira, com sua afetividade, percepções, expressão e criatividade tendo como objetivo maior a integração grupal e desenvolvimento interior.

CORPO EM CENA CIRCENSE – MARIA EMÍLIA TORTORELLA

Horário: 19h às 22h – Duração: 03 Meses – 20 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina pretende abordar o treinamento do corpo a partir do circo, no que concerne o despertar da consciência corporal somado ao desenvolvimento das habilidades de prontidão, disponibilidade, concentração e das noções rítmicas e espaciais.

Quarta-feira

TEATRO – ANA RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses – 15 Vagas

Público-alvo: 14 a 18 anos

Iniciação ao estudo de artes cênicas que possibilite o contato com a linguagem teatral, a partir do conhecimento dos princípios da preparação corporal e vocal, exercícios de cena como improvisações, jogos teatrais e lúdicos.

DANÇA CIRCULAR – RUI HAMAI

Horário: 19h às 20h30

Duração: 06 meses: 30 Vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Iniciação ao estudo da dança circular, possibilitando o contato com sua linguagem, a partir do conhecimento da expressão e da movimentação corporal.

DRAMATURGIA – SOLANGE RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses: 20 Vagas

Público-alvo: Jovens e Adultos

A oficina busca instrumentar professores, novos autores e demais interessados a ter contato com técnicas de produção do texto, Facilitando assim adaptações de textos conhecidos e incentivando a produção de textos inéditos.

XILOGRAVURA – ELISETE ALVARENGA

Horário: 18h às 22h

Duração: 06 meses: 20 vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Breve estudo teórico da história da gravura, e maior parte do tempo destinado ao aprendizado da técnica da xilogravura, que envolve o uso de ferramentas, tipos de madeira, de papel, gravação e impressão.

Quinta-feira:

CIRCO PARA INICIANTES – CAROLINA THIEGI

Horário: 18h30 às 20h

Duração: 04 meses – 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A proposta desta oficina é iniciar os participantes na linguagem circense através de exercícios técnicos práticas e experimentações. Ao longo dos encontros, diversas modalidades serão apresentadas como: acrobacia aérea, acrobacia de solo e malabares.

INICIAÇÃO TEATRAL – CAROLINA THIEGI

Horário: 20h às 21h30

Duração: 04 meses: 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A oficina tem por objetivo introduzir a linguagem teatral por meio de jogos e improvisações. O intuito é oferecer uma vivência prática de criação a partir da percepção corporal/vocal e de composições cênicas.

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES

DESENHO – MARCOS MACIEL

Dia: Sábado

Horário: 14h às 17h

Duração: 03 meses

Público-alvo: Acima de 12 anos

Apresentar o uso da técnica do desenho e conhecer o estilo usado pelo design, experimentando o gestual arrojado do traço, do esfumato ao desenhar texturas cromadas, treinar o desenho da face humana.

ESPAÇO CULTURAL

Segunda-feira

AQUARELA – MÔNICA STEIN

SALA DE OFICINAS

Horário: 17h às 19h

Duração: 04 meses

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina trará estudo de teoria da arte, além de muito conteúdo prático com utilização de materiais como: papéis, carvão, lápis, tinta de aquarela, realizando diversas experiências.

Terça-feira

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA – LEONARDO DEFENTE

BIBLIOTECA CENTRAL

Horário: 18h às 21h

Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina tem como objetivo ressaltar o caráter de espaço para liberdade e experimentação quanto ao estudo de técnicas e práticas de criação de textos como: contos, romances, poemas e roteiros.

DESIGNER SOCIAL – SÍLVIA SASAOKA

CINE JANELAS

Horário: 9h às 12h

Duração: 03 meses: 10 vagas

Público-alvo: Acima de 12 anos

O Design Social é um conjunto de ferramentas que permite o uso de técnicas, formas de organização e planejamento no trabalho com uma comunidade.

ACROYOGA – LUÍSA ARRIGONI

CINE JANELAS

Terça e Quinta-feira (Uma turma diferente para cada dia)

Horário: 18h30 às 20h30

Duração: 03 meses – 15 Vagas – cada turma

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina visa elevar o vínculo entre o indivíduo consigo e com os outros, através do movimento, diversão, e conexão. Unir e elevar a relação entre os participantes, desenvolvendo diferentes formas de comunicação.

Quinta-feira

ESCRITA CRIATIVA – JULIANA MARINGONI

CINE JANELAS

Horário: 13h30 às 16h30

Duração: 03 meses

Público-alvo: 20 a 50 anos

Desenvolver a criatividade e a organização para a escrita, ampliar a visão sobre o processo de escrita particular, desenvolver textos de acordo com diversos gêneros, aprimorar expressão e comunicação escrita.

Sábado

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA– DENISE BERTO

CINE JANELAS

Horário: 8h às 12h

Duração: 02 meses

Público-alvo: Acima de 16 anos

O objetivo da oficina é treinar o olhar fotográfico por meio de estudos, técnicas fotográficas e dinâmicas práticas para fotografar, inclusive com o celular.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5