Conecte-se Conosco

Botucatu

OSC Renascer comemora conquistas em 2024 e planeja atividades de 2025

Publicado

em

Organização é dedicada à defesa dos direitos das mulheres em Botucatu

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Renascer encerrou o ano de 2024 com uma série de conquistas e avanços significativos em suas iniciativas voltadas para a defesa dos direitos das mulheres, o apoio à população idosa e a promoção de atividades culturais e educativas.

Em reunião de planejamento realizada no dia 24 de janeiro de 2025, na residência de Isabel Conte, os membros da organização avaliaram os projetos desenvolvidos ao longo do ano anterior e traçaram metas para 2025.

Uma das principais metas estabelecidas na reunião de planejamento de 2024 foi a inserção da OSC Renascer nos Conselhos Municipais da Saúde, do Idoso e da Mulher. O avanço foi expressivo: Martha Negrisolli e Neuza Marques passaram a integrar o Conselho do Idoso, enquanto Juliana Zambrini e Isabel Conte assumiram cadeiras no Conselho da Saúde. Além disso, Laís Leôncio e Cinira de Paula Celestino se candidataram para o Conselho da Mulher, cuja eleição está marcada para o dia 18 de fevereiro de 2025.

Outro grande avanço foi a ampliação da utilização da sede do Instituto Suman, que cedeu uma casa para a OSC Renascer. Pequenos reparos, como troca de vidros, pintura e limpeza, foram realizados, e o espaço passou a ser usado regularmente para diversas atividades promovidas pela entidade.

No campo cultural e educativo, a OSC Renascer realizou importantes iniciativas. O projeto Bailado das Rosas promoveu dança terapêutica, roda de conversa e trocas de vivências para um grupo de oito a doze mulheres por aula, entre março e abril de 2024, sob a coordenação da arte-educadora Gabriela Hess.

Paralelamente, aulas de defesa pessoal foram oferecidas de abril a dezembro, coordenadas pelo professor de jiu-jitsu Antonio Mendes Junior, também com uma média de oito a doze participantes por encontro.

A OSC também promoveu a Semana Maria da Penha vai à Escola, levando material educativo e pedagógico para adolescentes de cinco escolas de ensino médio, alcançando mais de 500 alunos. Além disso, o 1º Simpósio de Direitos das Mulheres de Botucatu, realizado em 10 de agosto na Pinacoteca, contou com a participação de 25 mulheres.

OSC Renascer pelo tratamento da codependência emocional

Outro destaque foi o treinamento sobre codependência emocional, coordenado pelas terapeutas Juliana Zambrini e Marina Cervini. Doze voluntárias da OSC participaram do curso e serão multiplicadoras do tema em 2025.

“Quando chegam mulheres até a OSC pedindo orientação sobre o que fazer em caso de violência doméstica, observei que a grande dificuldade em fazer a denúncia, ou até mesmo de sustentar a denúncia feita, é devido à dependência emocional”, disse Juliana, presidente da OSC.

“Como eu já vivi isso na pele e sei que é difícil se livrar da dependência sem tratamento profissional, isso começou a me incomodar, pois a rede pública não dá conta dessa demanda”, revelou. “Sozinha, eu não conseguiria tratar todas, então me veio essa ideia de juntar várias terapeutas para atender essas mulheres.”

“Nosso objetivo é que venham mulheres dos 4 cantos da cidade para aprender e levar esse conhecimento para as mulheres de suas comunidades”, disse Juliana. “Nós nos inspiramos no grupo do Alcoólatras Anônimos, que já está estabelecido há anos, com excelentes resultados.”

Com foco na população idosa, a OSC Renascer promoveu duas rodas de conversa: A Arte de Envelhecer a Descoberta, realizada em 27 de março, e Envelhecimento e Consciência Emocional, em 4 de outubro. Ambas foram conduzidas pela psicóloga Martha Negrisolli e atenderam de seis a oito mulheres acima de 50 anos.

Na área de geração de renda, a OSC obteve um importante apoio da Câmara Municipal. A vereadora Rose Ielo (PDT) destinou uma emenda impositiva para a aquisição de equipamentos e insumos para uma oficina de estamparia utilizando a técnica de sublimação. Dez mulheres participaram do treinamento inicial e devem dar continuidade às atividades em 2025.

A organização comemora os avanços conquistados em 2024 e planeja a manutenção dos projetos atuais e a criação de novas iniciativas.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Cultura realizará Oficina de Iniciação Teatral

Publicado

em

A ação é gratuita e realizada com recursos do PIPA.

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu promove no dia 26 de fevereiro, uma Oficina de Iniciação Teatral, ministrada pelos artistas Gabriela Larissa e Vinicius de Oliveira. A atividade é voltada para aqueles que desejam dar os primeiros passos no universo do teatro, explorando técnicas de interpretação e expressão cênica.

A ação gratuita é realizada com recursos do PIPA – Programa de Incentivo à Produção Artística da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, e acontecerá no CCRJ, na Rua Batista Pesavento, 213, no Distrito de Rubião Junior.

A oficina integra o projeto “Planejamento e Produção da Peça Penumbra” e faz parte do PIPA – Programa de Incentivo à Produção Artística, iniciativa da Secretaria de Cultura de Botucatu que visa fomentar a produção cultural no município.

Serviço
Data: 26 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 16h30
Local: CCRJ – Rua Batista Pesavento, 213, Rubião Júnior
Entrada gratuita
Indicado para maiores de 6 anos

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP apresenta benefícios de crédito para cooperativas

Publicado

em

Encontro detalhou os benefícios do Fundo de Aval para Pequenos Negócios em Botucatu

 

O escritório do Sebrae-SP em Botucatu realizou um encontro com representantes de cooperativas de crédito da região, na sexta-feira (7/2), para demonstrar os benefícios e vantagens do Fundo de Aval para Pequenos Negócios (FAMPE), oferecido pelo Sebrae-SP aos bancos conveniados.

 

O consultor de negócios do Sebrae-SP Samuel Poloni explica que o fundo concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. “Quando um empreendimento não tem todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, é o FAMPE que as complementa. O FAMPE pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada, dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento”, explica Poloni.

 

A representante de uma das instituições, Júlia Brizoti, disse que o Sebrae-SP se torna grande parceiro ao oferecer o FAMPE. “É crédito saudável e com garantia”, elogia.

 

Para saber mais sobre o FAMPE acesse: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/fampe

Continuar Lendo

Botucatu

Mágico Mauro Dias realiza palestras para profissionais da Educação sobre violência contra crianças e adolescentes

Publicado

em

Ação acontece em diversos estados do País com apoio do INEPAM – Instituto Nacional Especializado em Pesquisa e Apoio aos Municípios

Que a mágica e o ilusionismo encantam e surpreendem o público, isso muitos já vivenciaram. No entanto, esta arte milenar tem sido usada também para educar, conscientizar e valorizar profissionais brasileiros. E o responsável por esse feito é o renomado mágico Mauro Dias que – com palestras educativas –  já foi aplaudido por mais de 500 mil pessoas de norte a sul do Brasil. 

 

Com apoio do INEPAM, Instituto Nacional Especializado em Pesquisa e Apoio aos Municípios, Mauro Dias tem percorrido o país em prol de uma causa muito importante: o enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, capacitando e motivando psicólogos, assistentes sociais, conselheiros de direito e tutelar, e educadores por todo país.

 

 Entre tantas cidades do país que percorreu defendendo esta nobre causa, o mágico escolheu Botucatu, cidade em que passou a infância e a juventude, para retribuir o sucesso da carreira. Com a palestra “Uma história que vale a pena ser escrita”, o mágico esteve na instituição Creche e Berçário Criança Feliz / Projeto Crescer, ressaltando a importância de cada colaborador em uma instituição. 

 

“Graças a Deus eu já tive a oportunidade de palestrar em grandes empresas e eventos. Por isso, me sinto na obrigação de levar o meu trabalho também para entidades sociais, que estão na linha de frente do combate à violência contra as crianças e adolescentes”, afirmou o mágico. 

 

Com muito bom humor e, claro, muita mágica e ilusionismo, a palestra é divertida e informativa, além de conscientizar os profissionais da importância de ter amor no atendimento às crianças. Em 2025, com o apoio do INEPAM, Mauro Dias já se apresentou nas seguintes instituições: 

  • ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO HUMANA DE BOTUCATU – SP 

 

  • EDUCADORES MUNICIPAIS DE SANTO ANTONIO DO JARDIM – SP 

 

  • PROFISSIONAIS MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA E DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CÁSSIA – MG 

 

  • EDUCADORES MUNICIPAIS DE BOREBI – SP 

 

  • ASSISTENTES SOCIAIS E EDUCADORES DO MUNICÍPIO DE RAFARD – SP

 

  • EDUCADORES DE NOVA AMÉRICA DO OESTE – PR

 

  • CRECHE CRIANÇA FELIZ / PROJETO CRESCER – BOTUCATU – SP

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5