Botucatu

OSC Renascer comemora conquistas em 2024 e planeja atividades de 2025

Publicado

em

Organização é dedicada à defesa dos direitos das mulheres em Botucatu

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Renascer encerrou o ano de 2024 com uma série de conquistas e avanços significativos em suas iniciativas voltadas para a defesa dos direitos das mulheres, o apoio à população idosa e a promoção de atividades culturais e educativas.

Em reunião de planejamento realizada no dia 24 de janeiro de 2025, na residência de Isabel Conte, os membros da organização avaliaram os projetos desenvolvidos ao longo do ano anterior e traçaram metas para 2025.

Uma das principais metas estabelecidas na reunião de planejamento de 2024 foi a inserção da OSC Renascer nos Conselhos Municipais da Saúde, do Idoso e da Mulher. O avanço foi expressivo: Martha Negrisolli e Neuza Marques passaram a integrar o Conselho do Idoso, enquanto Juliana Zambrini e Isabel Conte assumiram cadeiras no Conselho da Saúde. Além disso, Laís Leôncio e Cinira de Paula Celestino se candidataram para o Conselho da Mulher, cuja eleição está marcada para o dia 18 de fevereiro de 2025.

Outro grande avanço foi a ampliação da utilização da sede do Instituto Suman, que cedeu uma casa para a OSC Renascer. Pequenos reparos, como troca de vidros, pintura e limpeza, foram realizados, e o espaço passou a ser usado regularmente para diversas atividades promovidas pela entidade.

No campo cultural e educativo, a OSC Renascer realizou importantes iniciativas. O projeto Bailado das Rosas promoveu dança terapêutica, roda de conversa e trocas de vivências para um grupo de oito a doze mulheres por aula, entre março e abril de 2024, sob a coordenação da arte-educadora Gabriela Hess.

Paralelamente, aulas de defesa pessoal foram oferecidas de abril a dezembro, coordenadas pelo professor de jiu-jitsu Antonio Mendes Junior, também com uma média de oito a doze participantes por encontro.

A OSC também promoveu a Semana Maria da Penha vai à Escola, levando material educativo e pedagógico para adolescentes de cinco escolas de ensino médio, alcançando mais de 500 alunos. Além disso, o 1º Simpósio de Direitos das Mulheres de Botucatu, realizado em 10 de agosto na Pinacoteca, contou com a participação de 25 mulheres.

OSC Renascer pelo tratamento da codependência emocional

Outro destaque foi o treinamento sobre codependência emocional, coordenado pelas terapeutas Juliana Zambrini e Marina Cervini. Doze voluntárias da OSC participaram do curso e serão multiplicadoras do tema em 2025.

“Quando chegam mulheres até a OSC pedindo orientação sobre o que fazer em caso de violência doméstica, observei que a grande dificuldade em fazer a denúncia, ou até mesmo de sustentar a denúncia feita, é devido à dependência emocional”, disse Juliana, presidente da OSC.

“Como eu já vivi isso na pele e sei que é difícil se livrar da dependência sem tratamento profissional, isso começou a me incomodar, pois a rede pública não dá conta dessa demanda”, revelou. “Sozinha, eu não conseguiria tratar todas, então me veio essa ideia de juntar várias terapeutas para atender essas mulheres.”

“Nosso objetivo é que venham mulheres dos 4 cantos da cidade para aprender e levar esse conhecimento para as mulheres de suas comunidades”, disse Juliana. “Nós nos inspiramos no grupo do Alcoólatras Anônimos, que já está estabelecido há anos, com excelentes resultados.”

Com foco na população idosa, a OSC Renascer promoveu duas rodas de conversa: A Arte de Envelhecer a Descoberta, realizada em 27 de março, e Envelhecimento e Consciência Emocional, em 4 de outubro. Ambas foram conduzidas pela psicóloga Martha Negrisolli e atenderam de seis a oito mulheres acima de 50 anos.

Na área de geração de renda, a OSC obteve um importante apoio da Câmara Municipal. A vereadora Rose Ielo (PDT) destinou uma emenda impositiva para a aquisição de equipamentos e insumos para uma oficina de estamparia utilizando a técnica de sublimação. Dez mulheres participaram do treinamento inicial e devem dar continuidade às atividades em 2025.

A organização comemora os avanços conquistados em 2024 e planeja a manutenção dos projetos atuais e a criação de novas iniciativas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile