A Unicesumar e o site Cidade Botucatu promovem um encontro com o tema Paisagem Cultural e Políticas de Preservação, nesse sábado (18), na sede da universidade, a partir das 10 horas da manhã.
Para o debate foram convidados o professor da Universidade Federal de Viçosa, Leornado Civale, Geógrafo e Historiador; e o Geólogo e Historiador Virgínio Mantesso.
O termo patrimônio cultural hoje é mais amplo e abrange os patrimônios industriais e modernos, os imateriais e as paisagens culturais.
O Patrimônio Imaterial contempla as celebrações, os saberes e fazeres, as práticas, as representações, as expressões, conhecimentos, técnicas, artefatos e lugares culturais que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Uma das formas de proteção dessa porção imaterial da herança cultural é a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotada pela Unesco em 2003. O Brasil teve grande contribuição no desenvolvimento dos conceitos e políticas de salvaguarda dos patrimônios imateriais.
As paisagens culturais são bens culturais e representam as “obras conjugadas do homem e da natureza” a que se refere o artigo 1º da Convenção. Ilustram a evolução da sociedade humana e a sua consolidação ao longo do tempo, sob a influência das condicionantes físicas e/ou das possibilidades apresentadas pelo seu ambiente natural e das sucessivas forças sociais, econômicas e culturais, externas e internas. (UNESCO, 2008a, p. 22-23).
Leonardo Civale Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Filosofia da Ciência pela COPPE – UFRJ, doutorado em História do Pensamento Geográfico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pelo Laboratório Território e Cidadania da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É professor Associado III do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas nas áreas de Geografia Política, História do Pensamento Geográfico, Geografia e Construção do Espaço e Teorias da Geografia.
Coordenador do Laboratório Cidade, Memória e Patrimônio do Departamento de Geografia (UFV). Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Usos da memória e narrativas patrimoniais em cidades mineiras. Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Patrimônio, Paisagens e Cidadania (História – UFV), ministrando disciplinas nas áreas de Paisagens Culturais, Memória, Patrimônio e Cidadania. Professor do Programa de Mestrado em Geografia e do Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da UFV.
O encontro é aberto ao público.
Serviço: Paisagem Cultural e Políticas de Preservação
Data: 18 de junho, 10 horas
Local: Unicesumar – Rua Campos Sales, 1021 – Centro