A pandemia do Covid-19 já é histórica pelo número de mortes, países atingidos, crise econômica, crise política. São tantas pressões que as pessoas estão apresentando sinais de estresse.
Essa é a opinião do psicólogo João Marcos Siqueira Mendes. De acordo com ele, o recolhimento pode causar solidão, estresse e angústias.
“Vivemos em um tempo de muita cobrança e as incertezas mexem com as pessoas. Todos gostamos de viver em segurança”, conta.
“Entre os sintomas, o medo de adoecer e morrer; perder as pessoas que amamos; perder os meios de subsistência ou não poder trabalhar durante o isolamento e ser demitido; ser excluído socialmente por estar associado à doença; ser separado de entes queridos e de cuidadores devido ao regime de quarentena; não receber um suporte financeiro; transmitir o vírus a outras pessoas”, lista. “Também são recorrentes a irritabilidade, angústia e tristeza”, prossegue.
Para aliviar o estresse e manter a mente ativa, o profissional indica a prática esportiva, alongamento ou relaxamento, diálogo e terapia, se necessário.
“Devido ao isolamento e a falta de contato com as pessoas vem aumentando número de transtornos relacionados à ansiedade e depressão. Por isso a importância, de mantermos sempre contato com pessoas próximas, familiares e amigos mesmo que por telefonemas ou as redes sociais, além de uma prática de atividade física, como caminhada com a devida segurança, ou práticas que possam ser realizadas em casa como a meditação e yoga”, conta .
Mais informações: João Marcos Siqueira Mendes – psicólogo
Telefone: (14) 99787-9792