Conecte-se Conosco

Botucatu

Parceria impulsiona a produção de batata de origem nacional na região

Publicado

em

Produtor Márcio, à esquerda, e o extensionista Flávio celebram a colheita de mais de 500kg de batata da variedade Axel cultivada em sistema orgânico.

Incentivados pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Botucatu, produtores de Pratânia, Conchas, Laranjal Paulista, Bofete, Pardinho, Itatinga e Botucatu estão investindo nas cultivares nacionais desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC)/Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em seu Núcleo Regional de Pesquisa em Itararé

Ter variedades de batata com sementes nacionais, adaptadas ao clima e solo brasileiros, resistentes às principais doenças que acometem a cultura, ótimas para a agricultura familiar e produção em sistema orgânico e em plena colheita. É um sonho? Produtores da região de Botucatu são prova de que este texto é uma realidade!

Um dos exemplos vem do Sítio Tia Ana, localizado em Botucatu. Após visita e acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo da CATI Regional Botucatu, Flávio Chueire, que contou com apoio dos engenheiros agrônomos Luciana Calore e Ricardo Chiarelli (diretor da Regional), o produtor Márcio Alexandre Cequinato Bassetto, que tem como principal atividade econômica a olericultura, decidiu investir na “batata nacional da Secretaria de Agricultura”.

“O Flávio me apresentou a batata nacional do IAC e me trouxe as sementes. Eu já tinha projeto voltado ao plantio em sistema orgânico e ele me disse que era viável investir na produção de batata orgânica com essas sementes. Instalamos uma pequena área, em 2023, que foi muito bem. Por isso, este ano aumentamos a área e os resultados de produtividade e qualidade foram muito bons”, relata o produtor que está finalizando a colheita e com a entrega toda programada para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em escolas da região. “O trabalho da CATI é fundamental para nós. Sem os técnicos da CATI, não conseguiria ter acesso a novos produtos como esta batata”.

 

Para o engenheiro agrônomo Flávio Chueire, que atua com Agroecologia e sistemas de produção orgânica na CATI Regional Botucatu, o cultivo de batatas na região tem se tornado um bom negócio para os agricultores e as escolas, pois grande parte dessa plantação é de base ecológica, isto é, sem o uso de agrotóxicos, beneficiando produtores, consumidores e meio ambiente.

“As cultivares nacionais desenvolvidas pelo IAC são altamente adequadas para o cultivo da agricultura familiar, pois são resistentes a doenças foliares e podem abastecer, além das merendas escolares, feiras do produtor e mercados locais, em todas as formas de circuitos curtos de comercialização, beneficiando quem produz e, ao mesmo tempo, quem consome: o chamado alimento KM zero que vem da agricultura familiar”, diz Flávio Chueire.

Variedades nacionais são fruto de pesquisa de mais de uma década e anseio da cadeia produtiva

Desenvolvidas a partir de banco de germoplasma próprio datado da década de 1970, com exemplares do Peru (local de origem da batata) e cruzamentos com as principais variedades importadas que dominam o mercado, as variedades de batata desenvolvidas pelo IAC, em sua unidade de Itararé, são fruto de longa pesquisa, que, atualmente, é conduzida pelo pesquisador Thiago Factor.

“É um sonho da cadeia produtiva de batata poder contar com variedades nacionais. O trabalho realizado no nosso Núcleo Regional de Pesquisa de Itararé tem sido direcionado para contribuir com este mercado crescente. Para tanto, ao longo dos anos, temos realizado cruzamentos entre algumas variedades plantadas comercialmente (oriundas principalmente da Europa), com características, sabor, tonalidades de cor de pele e polpa diferentes, bem como aliar à resistência que as variedades do IAC têm de longa data. E com a parceria com a CATI, agora estamos conseguindo que essas variedades sejam conhecidas pelos produtores, os quais venham a testar a adaptação em regiões aptas ao plantio, como é o caso de Botucatu, e possam diversificar ainda mais a agricultura, com geração de renda, principalmente para os agricultores familiares”, explica Factor.

De acordo com o pesquisador, outro ponto de destaque das sementes de batata nacional produzidas pelo IAC é possibilitar a redução de agrotóxicos em plantio convencional e usá-las em sistemas orgânicos. “As variedades que estão no mercado e são amplamente cultivadas são todas importadas. E quando você importa, vem junto a necessidade de muitas intervenções fitossanitárias. Não é incomum se deparar com produtores pulverizando até 30 vezes durante o ciclo. Então, as variedades do IAC vêm ao encontro da necessidade de uma variedade nacional que tenha formato, polpa, sabor e pele que sejam atrativos para o mercado, mas resistentes à pragas e doenças”, salienta Factor.

 

Batata orgânica na merenda escolar: sinônimo de nutrição e alimento saudável para as crianças

A produção de batatas, principalmente em sistema orgânico, vem crescendo na região de Botucatu e grande parte desta é direcionada para merenda escolar, alimentando estudantes de escolas públicas estaduais e municipais. Recentemente, o produtor Márcio Bassetto fez uma entrega de 500kg da variedade Axel do IAC para a merenda escolar no município de São Manuel. “A parte mais gratificante de entregar na merenda é poder levar um produto de qualidade para as crianças. Eu tenho filha na escola e ela adora tudo que produzimos, principalmente a batata, e faz a propaganda para os amigos”, conta rindo o produtor.

Para Tatiane Fátima de Oliveira, nutricionista da Prefeitura de São Manuel, a batata é um item incluído no cardápio pelo menos duas vezes na semana, por sua versatilidade na elaboração de pratos muito apreciados pelas crianças. “E agora, na nossa região, poder contar com a oferta de batata produzida por agricultores familiares e de forma orgânica é muito bom, pois atestamos que os produtos têm muito mais sabor e nutrientes”.

 

O pesquisador Thiago Factor complementa: “Entre as variedades desenvolvidas, a Axel tem encontrado a melhor adoção entre os produtores, principalmente para a merenda escolar, onde as merendeiras precisam ter flexibilidade para uso do alimento. A variedade Axel, além da resistência no campo, tem atendido essa expectativa na cozinha e aceitação entre as crianças”.

 

Variedades de batatas coloridas

Além da variedade Axel, que tem sido a mais plantada pelos produtores de Botucatu, as sementes de batatas nacionais produzidas pelo IAC contam com variedades coloridas (polpa branca, amarela, creme e roxa), que estão sendo desenvolvidas para abertura de novos nichos de mercado, como os voltados à gastronomia goumert.

Como adquirir sementes das variedades nacionais

Os produtores interessados em adquirir sementes das variedades nacionais produzidas pelo IAC podem entrar em contato pelo telefone (19) 99834-2998. E para orientações técnicas sobre o plantio, podem procurar a CATI Regional Botucatu.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Sebrae-SP lança programa para impulsionar negócios com foco no turismo em Botucatu 

Publicado

em

Evento vai apresentar informações sobre capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico

O turismo em Botucatu vive um momento promissor — e os empreendedores da cidade agora têm uma nova oportunidade de crescer junto com o setor. No dia 3 de abril (quinta-feira), às 19h30, o Sebrae-SP realiza o lançamento oficial do programa “Botucatu Empreendedora + Turismo”, um projeto voltado a quem quer fortalecer seu negócio aproveitando o avanço do turismo na região.

O evento acontecerá no escritório do Sebrae-SP em Botucatu, na Rua Doutor Costa Leite, 1570 – Centro, e será uma oportunidade para empresários, empreendedores e profissionais do setor conhecerem ferramentas práticas, conteúdos estratégicos e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo local.

“O turismo tem se mostrado um vetor importante de desenvolvimento econômico para Botucatu. Com esse programa, queremos oferecer aos empreendedores caminhos reais para aproveitarem esse crescimento, se posicionarem com mais força no mercado e ampliarem suas oportunidades de negócio”, explica a consultora de negócios do Sebrae-SP, Néia França.

Durante o evento, os participantes terão acesso a informações exclusivas sobre o programa, que incluirá capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico para que empresas locais possam se destacar no setor.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo link:   https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

O chamamento é para hoteleiros, proprietários de bares, restaurantes, artesãos, atrativos turísticos, guias de turismo, agências de receptivo, prestadores de serviços correlatos ao turismo e demais agentes da área

Serviço 

Evento: Lançamento do Programa Botucatu Empreendedora + Turismo

 Data: 3 de abril (quinta-feira)

 Horário: 19h30

 Local: Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro

 Inscrição gratuita: https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

Continuar Lendo

Botucatu

Startup Day reúne mais de 200 pessoas e reforça ecossistema de inovação em Botucatu 

Publicado

em

Evento chega à 11ª edição com casa cheia, novas conexões e fortalecimento do empreendedorismo tecnológico no interior paulista 

O auditório do Parque Tecnológico de Botucatu ficou completamente lotado no último sábado (22) durante a 11ª edição do Startup Day, promovido pelo Sebrae-SP. Mais de 200 participantes se reuniram para um dia de trocas, aprendizados e conexões entre startups, empreendedores, investidores, instituições de ensino, aceleradoras, incubadoras e empresas interessadas em inovação aberta.

Com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o evento reuniu startups em diversos estágios — da ideação à escalabilidade — e contou com uma programação intensa voltada para gerar networking, estimular parcerias estratégicas e apresentar soluções inovadoras para os desafios do mercado.

Para Daniel Lopes, diretor do Parque Tecnológico de Botucatu, o evento simboliza o amadurecimento do ecossistema local. “É um encontro que movimenta a comunidade de inovação e tecnologia. A parceria com o Sebrae-SP é essencial nesse processo. A gente percebe um movimento crescente nas universidades e instituições, com alunos e professores cada vez mais focados em inovação.”

A importância do evento também foi destacada por Wellington Bendinelli, da Cooperativa Agroindustrial de Paranapanema, que participou em nome da Holambra. “Estamos felizes de compor o Startup Day, que chega à sua 11ª edição, e isso mostra a força e relevância do evento. Aqui, conseguimos aumentar nossa rede de contatos, criar conexões estratégicas e alcançar o mercado consumidor. Inclusive, aproveitamos o momento para anunciar o lançamento do 3º Desafio de Inovação da Holambra, uma iniciativa que estimula soluções criativas e tecnológicas para o setor agroindustrial.”

Representando a FCA Unesp, a professora Carla Riccardi reforçou como esses encontros fortalecem a formação dos alunos e aproximam o universo acadêmico da indústria. “Eventos como este são fundamentais para conectar todos os atores da inovação. Estamos ampliando esse ambiente dentro da universidade, aproximando os estudantes da realidade do mercado e das demandas da indústria do futuro.”

O Startup Day também atraiu olhares curiosos de estudantes como Bruna Barros, aluna de Medicina Veterinária da Unesp. “Vim para entender como as startups e a tecnologia podem dialogar com minha área. Foi uma oportunidade rica para enxergar novas possibilidades dentro da veterinária.”

A iniciativa também despertou o interesse de gestores públicos. Felipe Miranda Perroti, representando o município de Porangaba, explicou como o evento contribui com ações locais. “Estamos criando uma política de incentivo à inovação tecnológica em Porangaba. Participar do Startup Day nos ajuda a entender como o empreendedorismo resolve problemas reais e como podemos levar esses insights para o nosso município.”

Já o secretário adjunto de Comércio e Serviços de Botucatu, Mário Camargo – que representou o Prefeito Fábio Leite-, reforçou o papel estratégico do empreendedorismo na economia local. “Eventos como esse são fundamentais. Hoje, o caminho do desenvolvimento passa pela tecnologia. Quanto mais startups surgirem e se fortalecerem, mais oportunidades de crescimento teremos como cidade”.

Para Mariana Wagner Toledo Piza, analista de negócios do Sebrae-SP e uma das organizadoras do evento, o foco do Startup Day é criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e negócios. “É um evento pensado para fortalecer a comunidade empreendedora, promover conexões reais, ampliar o networking e estimular a troca de experiências. Quando reunimos diferentes perfis — estudantes, empresas, investidores — geramos um terreno fértil para a inovação acontecer.”

O Startup Day Botucatu foi realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Botucatu, Parque Tecnológico, Escola de Inovadores do CPS, Up Lab Senai-SP, Cooperativa Agroindustrial Holambra, Unesp Botucatu, INETEC/FCA, ESPIE/FMVZ, PROFNIT/UNESP, além de outras universidades e faculdades da região.

Com uma programação diversa e um público engajado, o evento reafirma sua relevância e se consolida como um dos principais catalisadores de inovação do interior paulista.

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB anuncia Editais de Concursos Públicos

Publicado

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) divulgou, por meio do Diário Oficial do Poder Executivo de 28 de fevereiro, Editais de Abertura de Inscrições e a realização de Concurso Público para preenchimento de vagas em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje, 17, até o dia 14 de abril por meio do site: https://hcfmb.unesp.br/concursos-2025/As vagas disponíveis são:

– 2 vagas para Agente Técnico de Saúde (Citotécnico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Saúde (Técnico de Aparelho de Precisão);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Biomédico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fisioterapeuta);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fonoaudiólogo);
– 1 vaga para Analista de Tecnologia;
– 1 vaga para Especialista Contábil;
– 1 vaga para Oficial Operacional – Técnico de Segurança do Trabalho;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Geral;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Plástico;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Torácica;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Vascular;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Cardiovascular Pediátrico;
– 1 vaga para Médico I – Gastropediatra;
– 1 vaga para Médico I – Ginecologista;
– 1 vaga para Médico I – Infectologista;
– 1 vaga para Médico I – Mastologista;
– 1 vaga para Médico I – Nefrologista (com atuação em Transplante);
– 1 vaga para Médico I – Nutrólogo;
– 1 vaga para Médico I – Ortopedia Pediátrica;
– 1 vaga para Médico I – Otorrinolaringologista;
– 1 vaga para Médico I – Pediatria (Pronto-Socorro Pediátrico);
– 1 vaga para Médico I – Radiologista

As provas serão realizadas no dia 18 de maio e os valores das inscrições podem variar de acordo com a vaga.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5