Conecte-se Conosco

Botucatu

Pardini anuncia dobro de GCM nas ruas, atividade delegada e fiscais de transporte coletivo

Publicado

em

 

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, aproveitou a primeira semana de abril, mês de aniversário de 162 anos do Município, para fazer importantes anúncios na área de segurança pública e transporte coletivo. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (5) em frente às escadarias do Paço Municipal, com a presença de autoridades militares, secretários municipais e vereadores.

A Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos lançou o programa “GCM nas Ruas”. A proposta é dobrar o efetivo de agentes da Guarda Civil Municipal nos patrulhamentos de rotina pela Cidade. Agora, ao invés de 28, serão 56 guardas que estarão à disposição para o trabalho exclusivamente junto da comunidade. A iniciativa abrange quase o efetivo total da corporação, que atualmente é de 63 profissionais em exercício.

“Isso será possível por conta do remanejamento de servidores públicos municiais, antes locados em outras áreas do Poder Público, e que agora realizarão os serviços administrativos que alguns de nossos guardas eram responsáveis. Com isso ampliaremos 100% do nosso patrulhamento de rua e, assim, conseguiremos atender com mais agilidade e eficiência a população. Especialmente as pessoas que vivem em bairros mais distantes do centro da Cidade”, destaca o secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos.

Além disso, a GCM apresentou sua nova viatura. Trata-se de uma Fiat Palio Weekend Trekking 1.6, ano 2016 / modelo 2017, equipada com compartimento para transporte de presos, sinais luminosos e sonoros, GPS e rádio com frequência digital, e toda customizada. O investimento foi superior a R$ 69 mil, com recursos do Poder Público Municipal.

“Temos agora uma frota total de 20 veículos. Somado o fato de termos mais guardas na rua, a GCM terá uma capacidade maior para atuar na linha de frente no combate à violência, de forma direta e preventiva, preservação dos patrimônios públicos e fortalecer ainda mais o vínculo com a comunidade. Nada mal para um órgão de segurança que comemora 11 anos de existência em 2017”, reforça o comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Luiz Bavia.

Atividade Delegada

Ainda na área de segurança pública, foi anunciada oficialmente a retomada do programa de Atividade Delegada em Botucatu. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria  da Segurança Pública do Estado de São Paulo com o Município, na qual permite que policiais militares possam desempenhar suas funções também durante seus horários de folga. Este regime especial garante ao policial militar a garantia de todos os direitos previstos no exercício de sua função.

Quatro policiais militares já têm atuado nas ruas desde março deste ano, com jornada de até oito horas diárias [sempre de quinta a domingo] e limite de 80 horas no mês. Entretanto, o total de policiais militares envolvidos nesta atividade pode chegar a oito conforme estabelecido no convênio, que prevê vigorar por cinco anos. Neste período os investimentos do Poder Público Municipal para a manutenção desta parceria podem chegar a pouco mais de R$ 1,3 milhão.

Além de aumentar o efetivo fardado nas ruas, a parceria contribui para a redução de indicadores criminais e aumento da sensação de segurança na população. O programa permite o reforço do combate ao comércio irregular ou ilegal, à fiscalização de estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes, hotéis, desmanches, ferro velhos e afins), comércio ambulante, poluição sonora e fiscalização municipal de trânsito.

O balanço estatístico da Polícia Militar da Atividade Delegada no mês de março passado contabilizou: 243 pessoas abordadas, 404 condutores de veículos abordados (224 carros e 180 motos), 336 testes de bafômetro, 23 CNHs retidas (seis por crime de embriaguez ao volante e outros 17 condutores por consumo de álcool), 192 autuações de trânsito municipais e remoção de 62 veículos (42 carros e 20 motos).

“É notório os resultados positivos que já alcançamos com a retomada da Atividade Delegada, principalmente na região central da Cidade. Houve uma diminuição expressiva nas aglomerações e ações de desordem que ocorriam principalmente no período noturno e aos fins de semana. E isso pelo simples fato das viaturas estarem nas ruas, aumentando a fiscalização de alvarás, de embriaguez ao volante e abordagem de pessoas suspeitas”, diz o tenente-coronel PM Jorge Duarte Miguel.

Fiscalização nos ônibus

Outra novidade apresentada à população é do início da fiscalização do serviço de transporte coletivo. Ele será executado por dez servidores públicos municipais, que foram capacitados para desempenhar o papel de fiscal. Dentro e fora dos ônibus. Todos estarão devidamente uniformizados para facilitar a identificação.

Neste primeiro momento, dois fiscais deverão ficar fixos nos pontos com maior concentração de passageiros da região Central da Cidade: um na Praça Coronel Moura [Paratodos] e outro na Praça Carlos Gomes [Igreja São Benedito]. Tudo para que seja possível confrontar o horário de passagem com o horário previsto de chegada dos ônibus.

Além disso, os demais estarão nas linhas principais para monitorar a qualidade do serviço prestado, o atendimento aos usuários, o cumprimento da tabela horária. Também realizarão atividades fiscalizatórias nos veículos quanto à limpeza, conservação e a manutenção do sistema de elevador para pessoas com deficiência.

“É um motivo de alegria e orgulho. O Pardini prometeu e aqui estão os fiscais, percorrendo cada linha, ouvindo a população. Eles têm toda autonomia para notificar as empresas e cobrar por um serviço de excelência. E vamos continuar a lutar para deixar a cidade ainda melhor do que recebemos”, enaltece o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, André Peres.

Desafios enfrentados

Na avaliação do prefeito Mário Pardini, em pouco mais de três meses, sua atual gestão já conseguiu realizar grandes enfrentamentos. “Dobrar o efetivo da Guarda Municipal, retomar a Atividade Delegada e a implantar fiscais no Transporte Coletivo são desafios que a gente consegue vencer ouvindo mais a população, reduzindo despesas e contanto com a colaboração dos próprios servidores públicos municipais. Nossa missão, mais do que grandes obras, é melhorar na prática a prestação de serviços à população”, destaca o prefeito.

 

Prefeitura de Botucatu

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5