Conecte-se Conosco

Notícias

‘Poderia ter morrido’, diz jovem que foi espancada em festa universitária, em Pederneiras

Publicado

em

 Vítima relata que ela e a irmã foram agredidas por pelo menos cinco rapazes durante evento em Pederneiras depois que um deles tentou abusar sexualmente da irmã. 

A jovem que registrou boletim de ocorrência após ser agredida junto com a irmã por pelo menos cinco rapazes em uma festa universitária em Pederneiras (SP) ainda se recupera dos ferimentos sofridos. Além dos danos físicos, a jovem desabafa que o abalo emocional é difícil de superar.

O evento foi realizado no último sábado (23) em espaço de eventos que fica no distrito de Guaianás e reuniu pouco mais de 3 mil pessoas.

“Eu poderia ter morrido lá. Imagina você ser agredida, pisoteada, levar chute na cara. Eles poderiam ter me matado, um deles me pegou pelo pescoço. Fiquei 13 horas com um colete cervical esperando para fazer exames e no dia seguinte meu nariz ainda sangrava”, lembra a jovem de 25 anos, que pediu para não ser identificada.

 Jovem sofreu ferimentos principalmente no rosto durante as agressões (Foto: Arquivo pessoal )

Jovem sofreu ferimentos principalmente no rosto durante as agressões (Foto: Arquivo pessoal )

A vítima conta que estava com a irmã e mais duas amigas no local e quando foram agredidas, as irmãs estavam procurando as amigas para poderem ir embora. A confusão começou quando ela viu um rapaz agredindo a irmã, de 18 anos.

“Ele estava puxando o cabelo dela, tudo porque ela disse não para ele. Ele não aceitou isso e tentou estuprá-la, começou a puxá-la pelo cabelo e chegou a bater com um copo daquele de plástico duro na cabeça dela. Ela precisou dar pontos. Eu percebi essa situação e fui pra cima dele, começamos a brigar, foi quando chegaram os outros caras.”

A jovem conta ainda que no momento da agressão não havia nenhum segurança próximo e a irmã que teve que correr e pedir ajuda para outras pessoas que estavam na festa. As duas foram encaminhadas para a Santa Casa de Pederneiras, onde realizaram exames e receberam alta no domingo (24).

 Mas, por conta das agressões, a jovem que trabalha como autônoma não está conseguindo exercer as atividades.
 Jovem e a irmã passaram por atendimento médico na Santa Casa de Pederneiras após as agressões (Foto: Arquivo pessoal )

Jovem e a irmã passaram por atendimento médico na Santa Casa de Pederneiras após as agressões (Foto: Arquivo pessoal )

O G1 conversou com o responsável pela organização do evento e ele informou que todo o apoio foi dado às vitimas.

“A agressão aconteceu bem próximo do ambulatório que foi montado na festa, nós tínhamos toda a estrutura, com duas ambulâncias e um médico no local e todo atendimento pré-hospitalar foi logo feito. E como padrão desse atendimento, nós fizemos o encaminhamento das meninas para o Pronto-socorro para que elas realizassem os exames necessários. E eu fiz questão de ir pessoalmente ao hospital para saber como estava o atendimento, assim como fui também à delegacia, mas fui informado que seríamos chamados depois para prestar depoimento”, explica Michel Andrade, que é proprietário da empresa responsável pela organização da festa.

Sobre a reclamação das vítimas de que os seguranças não agiram no momento da agressão, Michel afirma que tudo foi muito rápido e havia somente uma segurança perto do local da confusão e como houve a aglomeração de várias pessoas ela acionou os outros seguranças via rádio, mas quando eles chegaram os agressores já haviam dispersado.

“Nós estamos empenhados em identificar essas pessoas, nós recebemos várias informações de testemunhas e com as fotos que tiramos do evento, foram mais de 4 mil, havia cinco fotógrafos na festa, vamos tentar identificá-los, até porque não queremos esse tipo de pessoas frequentando nossas festas. É muito triste a gente fazer uma festa pensando no bem, no entretenimento e acontecer uma coisa dessas.”

Vítimas relatam que foram agredidas por pelo menos cinco rapazes (Foto: Arquivo pessoal )

Vítimas relatam que foram agredidas por pelo menos cinco rapazes (Foto: Arquivo pessoal )

Michel afirma também que a Polícia Militar foi acionada, mas não foi ao local da festa, somente no hospital para ouvir as vítimas e fazer o registro da ocorrência. Ainda segundo o organizador, o local não há câmeras que poderiam ter flagrado a agressão. De acordo com a prefeitura de Pederneiras, o local da festa tem alvará funcionamento válido até maio de 2018.

O caso foi registrado na delegacia como lesão corporal, no entanto até esta quarta-feira (27) nenhum agressor havia sido identificado e nem as jovens e nem os organizadores da festa foram chamados para prestar depoimento. O delegado responsável pelo caso, Adriano Crês, disse que não há um prazo para ouvir os envolvidos, mas o caso já foi encaminhado para investigação.

Fonte: G1

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Botucatu inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

Publicado

em

A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.

Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.

A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.

Vacine-se: a vacinação salva vidas!

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Geral

Sebrae-SP tem 250 vagas para programa gratuito de pré-aceleração de startups de São Paulo

Publicado

em

Start Digital está com inscrições abertas até 11 de abril e oferece cinco meses de apoio intensivo
As startups em busca de validação do seu MVP (sigla para Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) e registro das primeiras vendas podem se inscrever no Start Digital, programa de pré-aceleração do Sebrae-SP com 250 vagas gratuitas abertas para o Estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até 11 de abril, no link.
O programa é promovido pelo Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas. Considerado o maior programa gratuito de pré-aceleração para startups do Estado de São Paulo, o Start Digital oferece cinco meses de apoio intensivo para que os empreendedores validem seus produtos, estruturem processos básicos de gestão, realizem as primeiras vendas e identifiquem fontes adequadas para captação de recursos.
Durante toda a jornada, os participantes receberão acompanhamento individual e online realizado por um profissional especializado em aceleração, além de acesso a uma rede com mais de 200 mentores experientes em diferentes áreas estratégicas, como tecnologia, governança, gestão, marketing, vendas e capital.
De acordo com Helmo Euripedes, gestor do programa, o Start Digital já impactou mais de 3 mil startups em cerca de 300 municípios paulistas nos últimos quatro anos, consolidando-se como uma referência no apoio ao empreendedorismo inovador. “É fundamental termos um programa gratuito e acessível que consiga alcançar startups promissoras em diversas regiões do estado, não somente na capital. Isso reforça nosso compromisso em fomentar ecossistemas de inovação de forma abrangente e democrática”, destaca.
O Start Digital conta ainda com uma agenda diversificada de meetups regionais presenciais e encontros virtuais estaduais, promovendo o networking e troca de experiências entre os participantes. As startups terão oportunidades gratuitas de participação em importantes feiras e eventos setoriais de inovação. Ao final do programa, será realizado o tradicional Bootcamp presencial em São Paulo, reunindo startups participantes, mentores e investidores privados.
As startups inscritas serão submetidas a um processo seletivo realizado por meio de bancas online, agendadas entre os dias 15 e 30 de abril. As selecionadas serão divulgadas até o dia 2 de maio.
Sobre o Sebrae for Startups
Criado em 2021, o Sebrae for Startups é uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas em diferentes níveis de maturidade e que possuem receitas anuais de até R$ 4,8 milhões. A iniciativa foi reconhecida em 2022 e 2023 como Melhor Aceleradora pelo Startup Awards e, em 2023, recebeu também o reconhecimento como Melhor Instituição de Fomento. Até o momento, já impactou positivamente mais de 3 mil startups em mais de 300 municípios de São Paulo.
Para mais informações, acesse: sebraeforstartups.sebraesp.com.br

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5