Conecte-se Conosco

Botucatu

Prédio desaba na Avenida Floriano Peixoto, deixando três feridos

Publicado

em

Foto: Acontece Botucatu

Na tarde desta terça-feira (24), um prédio localizado na Avenida Floriano Peixoto desabou. A estrutura, que estava fechada há anos, desmoronou por razões ainda desconhecidas.

No momento do incidente, havia um ponto de ônibus em frente ao edifício. Três pessoas foram atingidas e socorridas — duas mulheres e um homem. Duas delas apresentaram ferimentos mais graves e foram levadas conscientes para o Hospital das Clínicas de Botucatu. A terceira vítima sofreu ferimentos leves.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas. A Defesa Civil também foi chamada e está avaliando a segurança dos prédios vizinhos para evitar novos incidentes.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) está controlando o tráfego na região, que foi liberado no sentido centro/Vila dos Lavradores, mas permanece bloqueado no sentido oposto.

A Polícia Científica compareceu ao local para iniciar as investigações, e um inquérito será instaurado pela Polícia Civil para apurar as causas e responsabilidades pelo desabamento.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Concurso de Fotografias da FCA/Unesp tem período de inscrições prorrogado

Publicado

em

Concurso é aberto a toda a população. Inscrições até 11 de outubro.

O período de inscrições para Concurso de Fotografias da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)/Unesp foi prorrogado até 11 de outubro de 2024. A data de divulgação do resultado também mudou: os vencedores do Concurso serão conhecidos em 25 de outubro. O edital retificado, com as informações completas do concurso, está disponível na página inicial do site fca.unesp.br .

Esta sétima edição do seu Concurso de Fotografias é alusiva ao aniversário de 60 anos da FCA, comemorados em 2025, e tem por objetivo estimular os interessados a documentar, por meio de fotografias, seus cenários e protagonistas, revelando percepções e belezas furtivas do cotidiano.

Pode participar o público em geral interessado em apresentar fotografias de sua própria autoria. Serão aceitas fotografias de paisagens, edificações, cotidiano, fauna e flora da Faculdade de Ciências Agronômicas, localizada nas Fazendas Lageado, Edgárdia e São Manuel.

A inscrição será gratuita e deverá ser realizada pelo e-mail concursofotografiafca@unesp.br . Cada participante deverá inscrever, no mínimo três e no máximo seis fotografias originais e inéditas.

As fotografias concorrentes serão avaliadas por uma comissão designada pela Direçäo da FCA, composta por pessoas envolvidas com fotografia. Serão avaliadas as seguintes características: composição, técnica, enfoque, oportunismo, originalìdade e plástica.

Todos os participantes, exceto os desclassificados, receberão certificado de participação ou de classificação em primeiro, segundo e terceiro lugares.

SERVIÇO

VII Concurso de Fotografias da FCA/Unesp

Quem pode participar: qualquer interessado

Inscrições: gratuitas – até 11 de outubro

Informações completas: edital disponível no site: fca.unesp.br

Continuar Lendo

Botucatu

Barragem do Rio Pardo será inaugurada pelo governador Tarcísio

Publicado

em

O governador Tarcísio de Freitas estará presente na inauguração da barragem do Rio Pardo, na próxima quinta-feira, às 14h30.

A barragem localizada no Véu da Noiva, em Botucatu.

Continuar Lendo

Botucatu

Evento comemorou os 50 anos do Jardim Botânico da Unesp

Publicado

em

 

Cerca de 400 pessoas participaram do plantio simbólico de árvores e trilhas monitoradas

Neste ano, o Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, comemora 50 anos de existência. E para celebrar, no último domingo (22), aconteceu um evento muito especial. Cerca de 400 pessoas se reuniram no espaço do Jardim Botânico e participaram das atividades oferecidas, como o plantio simbólico de árvores e trilhas monitoradas. Os participantes também puderam ouvir sobre um breve histórico a respeito do lugar e desfrutar das músicas oferecidas pela  Orquestra de Viola e Violão do IBB.

De acordo com a participante do evento, Vera Lucia Scatena, docente titular aposentada e prestadora de serviço voluntário ao Jardim Botânico, o contato com a natureza foi muito gratificante, além de ser uma maneira de oferecer “boas-vindas à primavera”.

“Gostei muito de ter participado! Foi gratificante passar horas agradáveis ao ar livre com amigos. Vieram muitas pessoas da comunidade universitária e da população em geral. Foram momentos únicos e inesquecíveis. Espero que venham outros eventos como esse”, explicou Vera Lucia.

Além de prestigiar o Jardim Botânico, o evento reforçou a importância em manter o contato com a natureza e preservar ainda mais as áreas verdes de Botucatu, que são de extrema importância não apenas para os docentes e discentes, mas para toda população da cidade.

Um pouco sobre a história do Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, iniciou suas atividades após a implantação do Departamento de Botânica, na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), no começo da década de 1970. O espaço criado para esta finalidade foi inicialmente denominado como “Horto Experimental do Departamento de Botânica”, e atendia às necessidades didáticas da Profa Dra Irina Delanova Gemtchújnicov, vinda do Instituto de Botânica de São Paulo para ensinar disciplinas da área de Botânica e Ecologia na nova Escola. A primeira realização do Jardim Botânico foi a criação de um pomar, numa área de aproximadamente dois hectares, situada na parte mais alta do Campus de Botucatu, onde já existiam jabuticabeiras, mangueiras, abacateiros e araucárias, circundada por bosque de eucaliptos.

Ainda na década de 70, devido ao crescimento do Campus Universitário uma outra área, de aproximadamente 110.000 m², foi destinada às novas instalações do Jardim Botânico. Foram definidas vias de acesso, áreas para construção, locais para abrigar coleções específicas e áreas de preservação da vegetação nativa. Após essa etapa, as plantas do antigo Horto Florestal, que haviam sido temporariamente levadas para a Fazenda Experimental de São Manuel, foram transplantadas ao atual JB.

Atualmente o JB/IBB possui coleções de gimnospermas, árvores floríferas brasileiras, orquídeas e cactáceas, como também, remanescentes da vegetação natural composta por fragmentos de floresta estacional semidecidual e floresta ripícola. No ano de 2000, foi agregado ao JB/IBB, um novo prédio, vinculado ao Departamento de Botânica, que abriga um anfiteatro para atividades educativas e culturais, salas de estudo e para realização de atividades dos monitores e um herbário, que recebeu seu nome em homenagem à “Irina Delanova Gemtchujnicov.

O JB/IBB é um museu de plantas vivas e faz parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibran). O evento deste domingo fez parte da “18ª Primavera dos Museus”, um evento que congrega quase mil instituições em todo o país, cuja programação está disponível para consulta na plataforma Visite Museus (visite.museus.gov.br).

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5