O secretário do Verde da Prefeitura de Botucatu, Márcio Piedade Vieira (Caco), alertou que o Parque da Marta está fechado, em obras e proibido de visitação. Além de incorrer em crime de invasão. A declaração foi feita através de contato da reportagem do Cidade Botucatu com a secretaria de Comunicação, nessa quarta-feira (23).
O editor do Cidade Botucatu, esteve na Prefeitura sugerindo algumas melhorias nas trilhas do parque, como um corrimão em um determinado trecho, já que mesmo fechado está sendo frequentado.
“É uma demanda pertinente (a instalação de corrimão), mas de acordo com o secretário da pasta, não será possível de realização porque o parque está interditado”, explicou o secretário de Comunicação André Godinho.
O parque da Marta foi fechado em 2009. Em 2012 teve o seu plano de manejo aprovado, em 2016 foram colocadas placas de interdição. O processo de revitalização custará R$ 1,6 milhão e será feito com recursos do Fundo de Interesses Difusos (FID). As obras tiveram início em 2018 com previsão de entrega em março deste ano, entretanto, com 60% das obras concluídas, a prefeitura informou que o prazo será estendido. (Saiba mais aqui)
O projeto contempla transformação total na estrutura, a fim de garantir maior segurança e acessibilidade aos visitantes, incluindo pessoas com deficiência (PCD). Para isso, serão implantados iluminação artificial, centro receptivo com salas de audiovisual para acomodar até 40 pessoas, banheiros, área de estacionamento para 44 carros de passeio, 4 ônibus e motocicletas, entre outras atratividades.
O espaço contará com duas novas trilhas de acesso à cachoeira, sendo uma totalmente adaptada a cadeirantes e pessoas com limitação de locomoção, com piso intertravado. Ambas terão mirantes com vista panorâmica. A trilha de acesso à cachoeira passa por readequação e contará com instalação de acessórios de segurança, degraus regulares e piso de madeira.
[Best_Wordpress_Gallery id=”35″ gal_title=”Marta”]