Agora, com a Prefeitura assumindo os custos, os exames passam a ser de exclusividade das botucatuenses.
A Prefeitura de Botucatu anunciou nessa terça feira que Exames de mamografia, ultrassons de mama e obstétricos passam a ser disponibilizados exclusivamente pelo Município, através de um convênio com o Centro de Diagnósticos de Doenças de Mama.
De acordo com a divulgação, o investimento do Poder Público Municipal é de aproximadamente R$700 mil por ano, destinados para a realização de 700 mamografias, 100 ultrassons de mama e 200 ultrassons obstétricos. Parte deste trabalho, até o início deste ano, era custeado pelo Governo do Estado e disponível a mulheres de diversas cidades da região. “Agora, com a Prefeitura assumindo os custos, os exames passam a ser de exclusividade das botucatuenses, o que entre outras melhorias, diminui drasticamente o tempo de espera pelo diagnóstico de doenças como o câncer de mama”, informa.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, 600 mil novos casos de câncer serão registrados em 2018. Desses, quase 60 mil serão câncer de mama em mulheres, de acordo com a estimativa.
Diagnóstico precoce – Em outros Municípios do País, só são atendidas por exames mamográficos de imagem mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Em Botucatu, o atendimento é mais abrangente, já que os exames são realizados em pacientes a partir dos 40 anos, faixa etária em que são encontrados 30% dos tumores.
“Os ultrassons também dão a possibilidade das mulheres atendidas pela Rede Pública fazerem o acompanhamento do pré-natal com mais precisão”, afirma o ginecologista e diretor do Centro de Doenças da Mama, Marcus Guazelli.