A prefeitura de Botucatu lançou uma normativa no último dia 4 de julho em que orienta aos servidores sobre a utilização de redes sociais e ou registros de fotografias ou vídeos em locais de trabalho. O documento, obtido com exclusividade pelo Cidade Botucatu, é assinado pelo jornalista André Godinho, secretário de Comunicação.
De acordo com a circular, a gravação de imagens ou até mesmo registros fotográficos dentro de unidades municipais devem ser autorizados e revisados pela pasta de Comunicação. Ainda que a “divulgação de vídeos ou fotos, feitos sem autorização, dentro de prédios ou equipamentos municipais, em redes sociais ou WhatsApp configuram infração administrava, punida com advertência, podendo culminar em processo administrativo”.
Em caso de entrevistas, “deverão ser autorizadas e agendadas pela Secretaria de Comunicação, sem exceção. Em alguns casos, o entrevistado deverá passar por treinamento prévio para conceder entrevistas, gravadas ou “ao vivo”.
Sobre a contratação e produção de qualquer conteúdo para veiculações publicitárias, na imprensa ou em redes sociais e sites, “envolvendo as secretarias municipais e ou Prefeitura, deverão ser aprovadas pela Secretaria de Comunicação”.
O secretário André Godinho falou com exclusividade ao Cidade Botucatu e disse que a intenção é “um regramento, que até então, não existia, supondo-se que seria liberado” e que a normativa não se aplica para solicitações da Imprensa.