Conecte-se Conosco

Botucatu

Prefeitura e Senac oferecem 60 vagas para curso Técnico em Teatro

Publicado

em

Pelo sexto ano consecutivo, a parceria entre Secretaria Municipal de Cultura e o Senac Botucatu, ofertará 60 vagas com bolsas de estudos integrais para o curso Técnico em Teatro. Os candidatos devem ter mais de 16 anos, renda de até dois salários per capita (por pessoa) e estar matriculado no ensino médio ou tê-lo concluído. As aulas ocorrerão no piso superior do Teatro Municipal de Botucatu e na unidade do Senac, com duração de um ano. Serão duas turmas, uma no período da tarde (das 13h30 às 17h30) e a outra à noite (das 19h às 22h30). Não é necessário ter experiência na área para ingressar nesse curso.

As inscrições ocorrem nos dia 24 e 25 de janeiro, no Cine Janelas, no Espaço Cultural, das 09h às 16h, e serão limitadas por ordem de chegada, respeitando o limite de 40 participantes (30 efetivados, 10 suplentes) por turma. Após atingir esse número, as inscrições serão encerradas.

A parceria já formou mais de 100 profissionais na área, inclusive de grupos de teatro de cidades da região de Botucatu, como Lençóis Paulista, São Manuel, Laranjal Paulista e de estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O curso abre uma porta para as pessoas que sonham em se desenvolver na carreira e ingressar no Mercado Cultural como atores ou em outras companhias e produções artísticas, já que após o término, o aluno poderá solicitar o registro profissional (antigo DRT). De acordo com Ana Martines, docente da área de comunicação e artes do Senac Botucatu:

“No decorrer do curso Técnico em Teatro, o aluno realiza atividades de improvisações individuais e coletivas, pesquisa corporal e vocal, leitura de textos dramáticos, criação de cenas, montagem teatral, além de desenvolver as habilidades do oficio. O teatro colabora para formação pessoal e cultural de qualquer indivíduo, aguça o desejo pelo conhecimento e coloca o participante frente a frente com sua identidade.”

A Secretária de Cultura, Cris Cury, ressalta a importância do curso para a cidade e para a região:

“Dobrar o número de vagas e ofertar a qualificação em dois períodos (vespertino e noturno) são conquistas que nos deixam imensamente felizes, pois Botucatu é a única cidade da região que oferece o curso gratuitamente. Serão 60 pessoas entrando em contato ou ampliando conhecimentos nas artes cênicas. Seguramente, é uma oportunidade de descobrir talentos, realizar trabalhos artísticos, e desenvolver o autoconhecimento e tudo mais que a arte proporciona em escalas imensuráveis”.

Abaixo, os requisitos para a realização da inscrição e matrícula (ambas pessoalmente, não serão aceitas solicitações via correios):
– Necessário para efetuar a inscrição, no Cine Janelas, na Secretaria de Cultura, dias 24 e 25 de janeiro a partir das 09h:
– Ter mais de 16 anos;
-Ter renda de até dois salários per capita (por pessoa);
– Não estar sendo atendida por bolsa no Senac;
– Não ter desistido de curso, com bolsa, no Senac nos últimos 2 anos.
– A ficha deverá ser preenchida no local;
– Cópia simples do CPF e RG do inscrito;
– Cópia simples do CPF e RG do responsável pelo inscrito (no caso de menores de idade).

Para efetuar a matrícula, no Senac Botucatu, após a inscrição é necessário:
– Comprovante de residência;
– Cópia do Histórico escolar ou declaração da escola de que está cursando o ensino médio ou concluiu;
– Caso seja menor de idade estar acompanhado por pais ou responsáveis.

O Cine Janelas fica no Espaço Cultural, que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, no endereço: Av. Dom Lúcio, 755 – Centro. O Senac Botucatu fica na rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista.

Para mais informações ligue (14) 3112-1150.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Sebrae-SP lança programa para impulsionar negócios com foco no turismo em Botucatu 

Publicado

em

Evento vai apresentar informações sobre capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico

O turismo em Botucatu vive um momento promissor — e os empreendedores da cidade agora têm uma nova oportunidade de crescer junto com o setor. No dia 3 de abril (quinta-feira), às 19h30, o Sebrae-SP realiza o lançamento oficial do programa “Botucatu Empreendedora + Turismo”, um projeto voltado a quem quer fortalecer seu negócio aproveitando o avanço do turismo na região.

O evento acontecerá no escritório do Sebrae-SP em Botucatu, na Rua Doutor Costa Leite, 1570 – Centro, e será uma oportunidade para empresários, empreendedores e profissionais do setor conhecerem ferramentas práticas, conteúdos estratégicos e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo local.

“O turismo tem se mostrado um vetor importante de desenvolvimento econômico para Botucatu. Com esse programa, queremos oferecer aos empreendedores caminhos reais para aproveitarem esse crescimento, se posicionarem com mais força no mercado e ampliarem suas oportunidades de negócio”, explica a consultora de negócios do Sebrae-SP, Néia França.

Durante o evento, os participantes terão acesso a informações exclusivas sobre o programa, que incluirá capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico para que empresas locais possam se destacar no setor.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo link:   https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

O chamamento é para hoteleiros, proprietários de bares, restaurantes, artesãos, atrativos turísticos, guias de turismo, agências de receptivo, prestadores de serviços correlatos ao turismo e demais agentes da área

Serviço 

Evento: Lançamento do Programa Botucatu Empreendedora + Turismo

 Data: 3 de abril (quinta-feira)

 Horário: 19h30

 Local: Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro

 Inscrição gratuita: https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

Continuar Lendo

Botucatu

Startup Day reúne mais de 200 pessoas e reforça ecossistema de inovação em Botucatu 

Publicado

em

Evento chega à 11ª edição com casa cheia, novas conexões e fortalecimento do empreendedorismo tecnológico no interior paulista 

O auditório do Parque Tecnológico de Botucatu ficou completamente lotado no último sábado (22) durante a 11ª edição do Startup Day, promovido pelo Sebrae-SP. Mais de 200 participantes se reuniram para um dia de trocas, aprendizados e conexões entre startups, empreendedores, investidores, instituições de ensino, aceleradoras, incubadoras e empresas interessadas em inovação aberta.

Com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o evento reuniu startups em diversos estágios — da ideação à escalabilidade — e contou com uma programação intensa voltada para gerar networking, estimular parcerias estratégicas e apresentar soluções inovadoras para os desafios do mercado.

Para Daniel Lopes, diretor do Parque Tecnológico de Botucatu, o evento simboliza o amadurecimento do ecossistema local. “É um encontro que movimenta a comunidade de inovação e tecnologia. A parceria com o Sebrae-SP é essencial nesse processo. A gente percebe um movimento crescente nas universidades e instituições, com alunos e professores cada vez mais focados em inovação.”

A importância do evento também foi destacada por Wellington Bendinelli, da Cooperativa Agroindustrial de Paranapanema, que participou em nome da Holambra. “Estamos felizes de compor o Startup Day, que chega à sua 11ª edição, e isso mostra a força e relevância do evento. Aqui, conseguimos aumentar nossa rede de contatos, criar conexões estratégicas e alcançar o mercado consumidor. Inclusive, aproveitamos o momento para anunciar o lançamento do 3º Desafio de Inovação da Holambra, uma iniciativa que estimula soluções criativas e tecnológicas para o setor agroindustrial.”

Representando a FCA Unesp, a professora Carla Riccardi reforçou como esses encontros fortalecem a formação dos alunos e aproximam o universo acadêmico da indústria. “Eventos como este são fundamentais para conectar todos os atores da inovação. Estamos ampliando esse ambiente dentro da universidade, aproximando os estudantes da realidade do mercado e das demandas da indústria do futuro.”

O Startup Day também atraiu olhares curiosos de estudantes como Bruna Barros, aluna de Medicina Veterinária da Unesp. “Vim para entender como as startups e a tecnologia podem dialogar com minha área. Foi uma oportunidade rica para enxergar novas possibilidades dentro da veterinária.”

A iniciativa também despertou o interesse de gestores públicos. Felipe Miranda Perroti, representando o município de Porangaba, explicou como o evento contribui com ações locais. “Estamos criando uma política de incentivo à inovação tecnológica em Porangaba. Participar do Startup Day nos ajuda a entender como o empreendedorismo resolve problemas reais e como podemos levar esses insights para o nosso município.”

Já o secretário adjunto de Comércio e Serviços de Botucatu, Mário Camargo – que representou o Prefeito Fábio Leite-, reforçou o papel estratégico do empreendedorismo na economia local. “Eventos como esse são fundamentais. Hoje, o caminho do desenvolvimento passa pela tecnologia. Quanto mais startups surgirem e se fortalecerem, mais oportunidades de crescimento teremos como cidade”.

Para Mariana Wagner Toledo Piza, analista de negócios do Sebrae-SP e uma das organizadoras do evento, o foco do Startup Day é criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e negócios. “É um evento pensado para fortalecer a comunidade empreendedora, promover conexões reais, ampliar o networking e estimular a troca de experiências. Quando reunimos diferentes perfis — estudantes, empresas, investidores — geramos um terreno fértil para a inovação acontecer.”

O Startup Day Botucatu foi realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Botucatu, Parque Tecnológico, Escola de Inovadores do CPS, Up Lab Senai-SP, Cooperativa Agroindustrial Holambra, Unesp Botucatu, INETEC/FCA, ESPIE/FMVZ, PROFNIT/UNESP, além de outras universidades e faculdades da região.

Com uma programação diversa e um público engajado, o evento reafirma sua relevância e se consolida como um dos principais catalisadores de inovação do interior paulista.

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB anuncia Editais de Concursos Públicos

Publicado

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) divulgou, por meio do Diário Oficial do Poder Executivo de 28 de fevereiro, Editais de Abertura de Inscrições e a realização de Concurso Público para preenchimento de vagas em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje, 17, até o dia 14 de abril por meio do site: https://hcfmb.unesp.br/concursos-2025/As vagas disponíveis são:

– 2 vagas para Agente Técnico de Saúde (Citotécnico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Saúde (Técnico de Aparelho de Precisão);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Biomédico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fisioterapeuta);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fonoaudiólogo);
– 1 vaga para Analista de Tecnologia;
– 1 vaga para Especialista Contábil;
– 1 vaga para Oficial Operacional – Técnico de Segurança do Trabalho;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Geral;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Plástico;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Torácica;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Vascular;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Cardiovascular Pediátrico;
– 1 vaga para Médico I – Gastropediatra;
– 1 vaga para Médico I – Ginecologista;
– 1 vaga para Médico I – Infectologista;
– 1 vaga para Médico I – Mastologista;
– 1 vaga para Médico I – Nefrologista (com atuação em Transplante);
– 1 vaga para Médico I – Nutrólogo;
– 1 vaga para Médico I – Ortopedia Pediátrica;
– 1 vaga para Médico I – Otorrinolaringologista;
– 1 vaga para Médico I – Pediatria (Pronto-Socorro Pediátrico);
– 1 vaga para Médico I – Radiologista

As provas serão realizadas no dia 18 de maio e os valores das inscrições podem variar de acordo com a vaga.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5