Conecte-se Conosco

Botucatu

Professores Caio Carbonari e Renata Fonseca tomam posse como diretor e vice da FCA/Unesp

Publicado

em

Solenidade, com a presença da reitora Maysa Furlan, aconteceu no dia 30 de janeiro.

No dia 30 de janeiro de 2025, no auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, aconteceu a solenidade de posse dos professores Caio Antonio Carbonari e Renata Cristina Batista Fonseca como diretor e vice-diretora da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.

Realizada no dia em que a Unesp comemorava 49 anos de sua criação, a solenidade foi presidida pela professora Maysa Furlan, reitora da Universidade. A mesa diretora dos trabalhos teve a presença dos professores Dirceu Maximino Fernandes, diretor cessante da FCA; Cesar Martins, vice-reitor da Unesp e Erivaldo Antonio da Silva, secretário geral da Unesp. Também compuseram a mesa: Fabio Vieira de Souza Leite, prefeito de Botucatu; vereador Nuno Pereira Garcia e o deputado federal João Cury Neto.

Estiveram presentes na solenidade, a Congregação da FCA, Professores Eméritos da FCA e diretores e vice-diretores de muitas das unidades universitárias da Unesp. Além da mesa diretora, foi constituída uma plataforma de honra composta pelos professores Pasqual Barreti, reitor da Unesp entre 2021 e 2025; Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp de 2013 a 2016, além dos atuais pró-reitores e presidentes dos fóruns dos diretores e dos vice-diretores.

Após a execução do Hino Nacional e da Canção Oficial do Município pelos músicos botucatuenses Osni Ribeiro e Arnaldo Silva, aconteceu o pronunciamento do professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor cessante da FCA.  Marcado por muita emoção, o discurso ressaltou a importância da continuidade das ações e projetos na gestão da FCA ao longo dos seus 60 anos de existência “Em nossa gestão, procuramos honrar uma característica histórica da FCA, que é de não ter descontinuidade dos projetos e iniciativas das gestões anteriores. Como numa corrida de revezamento, ao passar o mandato, passamos também os compromissos institucionais. E a corrida prossegue, simbolizando a atitude de toda a equipe administrativa da FCA em todas as suas instâncias”.

O professor Dirceu fez questão de agradecer o apoio e a confiança da comunidade universitária, nomeando diversos parceiros colaboradores durante sua gestão. “Não farei um inventário de realizações e de obras. Quero sim fazer uma homenagem às pessoas com quem convivi e que ajudaram a dirigir essa unidade. Sem elas nada seria possível. Sabemos que tudo passa e o que mais importa é com quem dividimos a caminhada”. O diretor cessante fez agradecimentos especiais ao professor Caio Carbonari, vice-diretor da gestão cessante (“Sua dedicação, ética e compromisso farão a diferença nesse novo período da nossa história”, ao Professor Emérito Julio Nakagawa (“meu pai científico”) e, por fim, aos seus familiares (“Só a família sabe o que sofre com as preocupações e ausências daqueles que exercem funções administrativas. Eterna gratidão pela paciência e compreensão”). E concluiu: “Com espírito de dedicação ao trabalho e respeito ao trabalho em equipe e à retidão ética, digo meu muito obrigado à FCA/Unesp, por esse ciclo que jamais esquecerei”.

Após o professor Dirceu homenagear sua esposa e receber, juntamente com o professor Caio, uma homenagem da comunidade da FCA pela gestão cessante, aconteceram as leituras e assinaturas dos termos de posse dos novos diretor e vice-diretora da FCA. Na sequência, os dirigentes recém empossados receberam as insígnias dos seus cargos e, oficialmente, assumiram os lugares respectivos às novas funções na mesa diretora da solenidade.

O professor Roberto Lyra Villas-Bôas fez a saudação aos novos dirigentes em nome da Congregação da FCA. “O professor Caio, graduado por esta casa, torna-se o mais jovem diretor que esta unidade já teve. Traz consigo a energia de um jovem corredor que, com passadas largas, assertivas e estratégicas está apto para uma corrida equilibrada e vitoriosa. A professora Renata, também graduada por essa casa, torna-se agora a primeira mulher e primeira engenheira florestal a ocupar um cargo de direção na FCA. Esse fato não é apenas simbólico – é histórico e inspirador, pois representa também a importância de novos olhares para uma gestão plural”. E falando diretamente aos novos dirigentes, conclamou: “Que esta Diretoria seja guiada pela inovação e pelo diálogo, na busca de uma FCA cada vez mais forte e relevante, que impacte positivamente a comunidade acadêmica, transformando as vidas e a sociedade ao nosso redor”.

Após uma homenagem da comunidade da FCA às famílias dos novos dirigentes e uma segunda apresentação dos músicos Osni Ribeiro e Arnaldo Silva, foi a vez do deputado federal João Cury Neto usar a palavra, lembrando os 49 anos da Unesp e os 60 da FCA. “A FCA e a Unesp têm um papel preponderante em nossa região. A grande contribuição que a Unesp deu para a cidade de Botucatu, além da econômica, foi cultural e social. É inegável esse impacto extremamente positivo no nosso município. A Unesp é o principal ativo do nosso município e nunca nos falta quando precisamos dela. Saúdo os professores Caio e Renata e me coloco à disposição para auxiliar a FCA no que for necessário”.

Fabio Leite, prefeito de Botucatu, também saudou os dirigentes empossados e lembrou a relevância da Unesp e da FCA para o município. “Nesse ano, ao comemorar seu sexagésimo aniversário, a FCA reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e produção de conhecimento relevante para a sociedade. A parceria entre o poder público municipal, a iniciativa privada e as universidades é essencial para o progresso de nossa gente, é o que vai fazer que os municípios brasileiros se desenvolvam. Reafirmo aqui o compromisso da Prefeitura Municipal em fortalecer esses laços, visando o bem-estar e a prosperidade da nossa população”.

O pronunciamento seguinte foi feito pela professora Renata Cristina Batista Fonseca. Em sua primeira fala oficial como vice-diretora, ela relembrou momentos da sua trajetória na FCA desde aluna de graduação até o momento atual e ressaltou a importância da Unesp como agente de transformação social. “Sabemos dos desafios que nossa sociedade enfrenta e do papel das universidades públicas. Temos a capacidade de promover mudanças significativas, não apenas no desenvolvimento profissional, mas também no avanço social e no equilíbrio ambiental, contribuindo assim para um futuro justo, sustentável e próspero para todas e todos. Conhecemos a grandeza da Unesp e sua importância, especialmente no interior do Estado de São Paulo, onde ela oferece educação de alta qualidade e contribui diretamente para o desenvolvimento regional”.

A professora também agradeceu familiares, a comunidade universitária e especialmente o professor Caio Carbonari “Estamos juntos nessa jornada, prontos para levar a FCA a novos horizontes”. Encerrando sua fala, ela relembrou o professor Elias José Simon, ex-diretor da FCA já falecido, citando o poema “Mãos dadas”, de Carlos Drummond de Andrade.

Em seu primeiro discurso como diretor da FCA, o professor Caio Carbonari declarou: “Assumo hoje com grande honra, alegria e otimismo e absolutamente ciente da responsabilidade desse cargo. Estou aqui há 25 anos, desde minha graduação. Posso afirmar com certeza que aqui sou imensamente feliz. É o lugar onde trabalho com prazer e dedicação, o lugar onde fiz grandes amigos, onde conheci minha esposa e construí minha carreira e minha família. Essa instituição é muito especial para mim. A Unesp e a FCA transformaram a minha vida e continuam a cada dia a transformar a vida de todos que aqui passam. Sinto-me profundamente honrado pela confiança e a distinção que recebi da nossa comunidade ao me delegarem a tarefa de conduzir a FCA nos próximos quatro anos”.

O novo diretor saudou a professora Renata, nova vice-diretora. “Me alegra e me tranquiliza saber que poderei contar com a competência, experiência e todo apoio que sempre recebi da professora Renata Fonseca. Tenho certeza que nossos perfis acadêmicos e características pessoais se complementam e ampliam as nossas possibilidades de fazer uma boa gestão. Além disso, é um motivo de alegria e orgulho fazer parte desse momento histórico em que a FCA terá primeira vez uma mulher junto à direção, em sessenta anos de história. Muito obrigado, professora Renata, por aceitar esse desafio ao meu lado”.

O professor Caio fez vários agradecimentos a colaboradores, parceiros, familiares, incluindo a Congregação, a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, às equipes de todos os setores da FCA, aos professores que colaboraram na sua formação e aos ex-diretores que o antecederam no cargo. Ao diretor cessante, professor Dirceu Fernandes, ele disse: “Agradeço pela confiança, pela ética, competência e incansável dedicação ao longo desses quatro anos à frente da FCA. Obrigado ainda por todo o cuidado com a nossa instituição e as pessoas que a integram, sempre com agindo com solicitude, diligência, zelo, atenção e bom trato. Foi uma honra exercer a Vice-diretoria ao seu lado”. Ao professor Edivaldo Velini ele agradeceu: “Tenho o imenso prazer de conviver há mais de 20 anos, primeiro como orientado de pós-graduação, depois como colega de departamento e também como amigo. Uma pessoa e profissional brilhante. Eu poderia usar aqui muitos adjetivos positivos, mas o que mais admiro é sua generosidade. Obrigado por tudo e tanto na minha vida”.

Por fim, o novo diretor afirmou: “É com muito otimismo que olhamos o futuro, vamos avançar juntos na construção de uma FCA cada vez mais inovadora, ágil e preparada para os desafios do século XXI. Que possamos garantir um ensino crítico, reflexivo e a transdisciplinaridade como alicerces para a formação de indivíduos conscientes, capacitados para enfrentar os desafios e contribuir para um futuro mais justo e sustentável em nosso país. Trabalharemos incansavelmente para o bem-estar da nossa comunidade e para sermos facilitadores, criando um ambiente favorável para que as ações individuais e coletivas, que brotam com vigor da nossa comunidade e engrandecem a nossa FCA, possam crescer e dar frutos”.

O pronunciamento da professora Maysa Furlan, reitora da Unesp, encerrou a solenidade de posse. Ela lembrou os 49 anos da Unesp e 60 anos da FCA, agradeceu o professor Dirceu pelo trabalho e desejou uma boa gestão aos professores Caio e Renata. “A FCA contribuiu muito para consolidação da Unesp, uma universidade jovem mas de excelência, e que, por sua vez, contribui sobremaneira para a formação de recursos humanos para o Estado de São Paulo e para o país. Quero lembrar que a ciência muda o mundo. Cursos como os que a FCA mantém podem auxiliar de maneira crucial no enfrentamento dos principais desafios do século XXI e por isso são essenciais para que possamos ter um mundo melhor, baseado numa configuração mais humana e equitativa. Espero que na gestão dos professores Caio e Renata a FCA continue a “afagar a terra e fecundar o chão”, como na canção. Parabéns professores e contem com essa Reitoria. Viva a Unesp e seus 49 anos! Viva a FCA e seus 60 anos! Viva a educação e a ciência! Viva Botucatu e o Brasil!”.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Orquestra Filarmônica do IBB/Unesp faz concerto com temas da Disney

Publicado

em

Evento gratuito no Teatro Municipal de Botucatu reúne orquestra, coral e solistas em uma noite repleta de magia e nostalgia

A Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB) inicia sua Temporada 2025 com um espetáculo imperdível: “Temas de Filmes da Disney”, no dia 24 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de Botucatu. A entrada é gratuita, e o público está convidado a mergulhar em um repertório repleto de clássicos que marcaram gerações.

Sob a regência da maestra Renata Ortiz de Villate, a OFIBB se une ao Coral Canto e Encanto da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e às talentosas solistas Andréa Simoncini e Sofia Ortiz de Villate para apresentar um concerto que promete emocionar crianças e adultos.

Programação repleta de nostalgia

O repertório inclui sucessos como:

 

  • “Ciclo sem fim” (O Rei Leão), com o coral Canto e Encanto e a solista Andréa Simoncini
  • “A Whole New World” (Aladdin)
  • “You’ve Got a Friend in Me” (Toy Story)
  • “Tema principal” (A Bela e a Fera)
  • “Here in the Sea” (A Pequena Sereia)
  • Seleção especial de Frozen
  • Tema de Piratas do Caribe (instrumental)
  • “How Far I’ll Go” e “You’re Welcome” (Moana), com a solista Sofia Ortiz de Villate

 

SOBRE AS SOLISTAS

 

Andréa Simoncini

Natural de Barra Bonita (SP), Andréa Simoncini descobriu seu talento musical ainda na infância. Aos 7 anos fez sua primeira apresentação em um bloco carnavalesco, e aos 14 já integrava escolas de samba completas. Filha de músico, acompanhou seu pai em apresentações até os 17 anos, quando se mudou para o sul da Bahia. Na região, desenvolveu sua versatilidade musical, atuando em trios elétricos (axé), bares (MPB) e festas juninas (forró).

De volta a São Paulo em 2008, participou do projeto “Os Cordados” (releituras com violoncelo), integrou banda de baile e foi intérprete da escola de samba campeã do Carnaval de Botucatu. Em 2010, fundou o grupo “No Pé da Crioula”, dedicado ao samba autoral. Desde 2012, lidera o projeto “Samba da Loora”, que valoriza a representatividade feminina no samba, ganhando o carinhoso apelido de “Loora do Samba” por seu público.

Sofia Ortiz de Villate

Nascida em Campos do Jordão, iniciou sua formação musical na primeira infância com aulas de musicalização infantil em Campinas. Rapidamente evoluiu para o piano, tendo como professoras Andreia Tozzi, Telma Habermann e Oswalda Pacheco. Filha dos maestros Fernando e Renata Ortiz de Villate, cresceu em ambiente musical privilegiado.

Como pianista, apresentou-se em diversos recitais em Campinas e Campos do Jordão. Atualmente radicada em Botucatu, continua seus estudos de piano e canto, este último sob orientação da professora Rebecca Brisola. Sua trajetória reflete uma formação eclética, transitando entre a música erudita e popular com igual maestria.

Ação solidária

Durante o evento, a OFIBB promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Botucatu. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre a OFIBB

Criada como um projeto pedagógico e cultural, a Orquestra Filarmônica de Botucatu oferece concertos gratuitos e fomenta a formação musical na região. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Cultura e está aberta a parcerias via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:


OFIBB – Temporada 2025: Temas de Filmes da Disney


📅 Data: 24 de abril de 2025
⏰ Horário: 20h
📍 Local: Teatro Municipal de Botucatu
Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro, Botucatu/SP

🎟️ Entrada gratuita

Uma noite para reviver a magia do cinema através da música. Não perca!

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura traz a Botucatu CineSolarzinho com exibições gratuitas

Publicado

em

As sessões, realizadas ao ar livre, contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e legendas.

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o CineSolar, traz ao Município o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar.

O evento será realizado no dia 10 de abril na Praça Pedro Serra Negra, no distrito de Vitoriana em duas sessões: às 18 e 19 horas e contará com uma programação gratuita e acessível para o público infantil. Em caso de chuva, as exibições serão realizdas no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora das Vitórias (Praça Pedro Serra Negra, 20 – Vitoriana).

Além das exibições, o público poderá visitar o furgão do CineSolar, uma estação móvel que combina ciência, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O evento também contará com distribuição gratuita de pipoca.

Programação
18h: Exibição de curtas-metragens
19h: Exibição do filme O Reino dos Elfos

Realização
A primeira edição do CineSolarzinho em Botucatu é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura. O evento é realizado pela Brazucah Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações e atualizações sobre a programação do CineSolar, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @cinesolar

Continuar Lendo

Botucatu

Corrida Botucatu 170 Anos Luz será realizada neste domingo, 13

Publicado

em

Saiba detalhes sobre o evento, informações do trânsito no local e como doar na ação solidária para arrecadação de produtos de higiene

Neste domingo, 13 de abril, será realizada a tradicional corrida Botucatu Luz como parte das comemorações aos 170 anos da nossa cidade. Com mais de 1.000 participantes inscritos, a edição de 2025 da corrida terá largada e chegada na Avenida Dom Lúcio, em frente a Pinacoteca Fórum das Artes.

A concentração dos atletas começa a partir das 7h50, quando começa o aquecimento. Em seguida, será dada a largada em cada uma das três modalidades:
. 07h55: Largada da Corrida de Cadeirantes

. 08h00: Largada da Corrida Geral

. 08h05: Largada Caminhantes

O cerimonial de premiação e encerramento da Botucatu 170 Anos Luz será às 9h30.

Percurso e interdição das ruas

A prova terá o percurso para corrida e caminhada de 5,1 km e os atletas passarão pelo largo da Catedral, Prefeitura, até o cruzamento com a Rua Silva Jardim. Em seguida, retornarão pela Avenida Santana até o Cemitério Portal das Cruzes contornando-o e retornando para a Avenida Dom Lúcio, até o seu encerramento e dispersão na Pinacoteca.

Durante a realização da corrida, o trecho do percurso e as vias de acesso estarão interditados para o trânsito de veículos. A SEMUTRAN orienta aos motociclistas e motoristas que evitem circular por esta região da Cidade no horário da prova. A previsão é que o trânsito comece a ser liberado em etapas após 1 hora da largada da prova.

Ação solidária de arrecadação

O Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, em parceria com a Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida, arrecadará produtos de higiene pessoal durante a concentração e largada da Botucatu 170 Anos Botucatu Luz.

A arrecadação será feita das 7 às 10 horas, também em frente à Pinacoteca, lado da Avenida Dom Lúcio. Poderão ser doados produtos como sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo, condicionador, aparelho de barbear, desodorante, absorventes, hidratante corporal, entre outros. Os produtos arrecadados serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelas entidades sociais, comunidades registradas no Fundo Social.

“Contamos com a colaboração dos atletas e população em geral. Toda ajuda será bem-vinda. Já tivemos um lindo resultado com a secretaria de Cultura, em nome da secretária Cris Cury, no Concerto da Orquestra Sinfônica de Botucatu no último dia 7, no Teatro Municipal. A população deu um show de solidariedade. Arrecadamos 327 litros de leite. Essa integração com as secretarias vem fortalecendo a solidariedade no nosso município e estamos felizes com o resultado”, afirma a presidente do Fundo Social de Botucatu e primeira-dama do município, Marcella Leite.

As doações também poderão ser levadas nos dias de entrega dos kits de participação dos corredores no Ginásio Municipal de Esportes, localizado na Rua Maria Joana Felix Diniz, 1585 – Vila Auxiliadora. Anotem os dias e horários:

. Quinta-feira, 10 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sexta-feira, 11 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sábado, 12 de abril: das 09 às 12 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-1524.

A Corrida Botucatu 170 Anos Luz é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida e conta com a organização da Associação dos Corredores de Botucatu (ACOB) e cronometragem das provas feita pela Runner Brasil.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5