A prefeitura municipal de Botucatu anunciou na quarta (14) que está proibido o estacionamento de veículos nos arredores da igreja Santo Antônio de Pádua (Morro de Rubião Jr) entre 22h e 6 horas. A medida tem como motivação, de acordo com a comunicação, é Barulho, consumo de álcool e drogas por menores e lixo espalhado. A exceção é para fins religiosos.
“Recebemos há algum tempo reclamações de moradores e visitantes do Morro de Rubião quanto à perturbação de sossego promovida por carros com som alto e também por denúncias de consumo drogas e de álcool por menores de idade. Além disso, foi possível verificar grande quantidade de embalagens de bebida jogadas na área verde do Morro”, afirma o Secretário de Participação Popular, André Rogério Barbosa – Curumim.
A Guarda Civil Municipal de Botucatu ficará responsável pela fiscalização e cumprimento da nova medida no Morro de Rubião, através de patrulhamentos diários.
Reações – Na rede social Facebook as reações foram diversas. Em sua maioria, criticando a atitude.
“Ao invés de monitorar, melhorar, fecham”, diz um. “O nome disso é administração ineficiente. Não conseguem fiscalizar os vândalos então é mais fácil limitar o acesso da população. Não seria mais fácil implantar uma base da Guarda Civil Municipal no pé do morro?”, questiona outro. “Passou da hora”, comemora uma senhora.
Comutur lamenta – o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Comutur, Christiano Vieira, lamentou a atitude. “Como presidente do comutur fico triste em ver que a prefeitura tem que chegar ao ponto de tomar atitudes radicais pela simples falta de bom senso dos frequentadores, particularmente participei da ação do Cuesta Limpa lá ano passado e infelizmente o montante de garrafas que retiramos de lá foi absurdamente espantoso!”.
Cuesta Limpa no Morro – o projeto Cuesta Limpa terá como ponto de trabalho o Morro de Rubião Júnior, no próximo dia 25.
A atividade terá início às 8 horas e os voluntários recolherão lixo ao longo de todo o Morro e arredores da Igreja de Santo Antônio. O ponto de encontro dos voluntários será a Catedral, no Centro. Deste ponto, os participantes seguirão até o Morro de Rubião Júnior. É recomendado utilizar roupas confortáveis como calça, botas e luvas; protetor solar e repelente; e levar água para hidratação. Poderão participar pessoas de qualquer idade.
Com informações da Prefeitura Municipal