Conecte-se Conosco

Botucatu

Projeto Passarinhando do IB inaugura pintura sobre as aves do Brasil

Publicado

em

O mural “Aves brasileiras que cantam e encantam” está localizada na EMEFI Hernâni Donato.

Na manhã da última quinta-feira, 22, o Passarinhando, projeto de extensão universitária da Unesp – Câmpus de Botucatu, que atua com educação ambiental, conservação e bem-estar animal, inaugurou a pintura “Aves brasileiras que cantam e encantam”. A arte foi realizada pela bióloga e arte educadora Ana Clara Pavani, em uma parede da EMEFI Hernâni Donato, em Botucatu, localizada no início da Trilha Ecológica.

Sob coordenação da professora Silvia Mitiko Nishida, docente do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu e coordenadora do Passarinhando, ao longo de três meses de estudo e trabalho para ser concluído, o projeto contou com o apoio de toda a equipe do Passarinhando e dos docentes Maria Roseli Lourenço, professora da turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, e Vinícius Nunes Alves, professor de Experiências em Ciências da Natureza da escola municipal Hernâni Donato.

Durante a cerimônia de inauguração da pintura, os alunos das turmas do 5º ano apresentaram, em ordem alfabética, os estados do Brasil e suas respectivas aves símbolos.

Pintura “Aves brasileiras que cantam e encantam”

Durante todo o processo de curadoria, pesquisa e produção da obra, Ana Clara Pavani, a arte educadora do projeto e responsável pela pintura, contou como a obra foi planejada, seguindo os detalhes reais das aves, como a proporção do tamanho de cada espécie, mas representando cada espécie de uma forma lúdica, para que a pintura fosse utilizada como material de estudo na escola.

Cada uma das aves retratadas na obra simboliza um estado do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Para que a iniciativa ficasse ainda mais imersiva, além de aprender sobre a geografia do Brasil e as aves símbolos de cada estado, as crianças atuaram diretamente na construção do projeto. “Para cada criança que participou da pintura eu explicava sobre as aves, as cores de cada espécie, as cores de tinta que tínhamos disponíveis para criar e os materiais para pintar. Eu incentivava a liberdade criativa deles, deixando cada um livre para escolher os pincéis que queria trabalhar e colocar a mão na massa”, compartilha Ana.

Com o passar dos dias e a evolução do painel, o interesse dos estudantes do 5º ano pela iniciativa só aumentou, conquistando a atenção dos estudantes do 4º ano, que também tiveram uma participação na obra. Para Ana, ver a dedicação, interesse e interação das crianças pelas aves foi gratificante. “Foi muito emocionante ver como eles se relacionaram com o projeto e a pintura, sempre curiosos, perguntando a respeito das aves, como eu faria as pinturas e como eu criava algumas cores de tintas. Foi muito legal ver eles já sabendo os estados, os nomes das aves e as cores de cada uma delas”, afirma a arte educadora do projeto.

Educação ambiental na infância 

Desde 2019, o Passarinhando atua com educação ambiental e conservação por meio de pesquisas e extensão universitária, realizando o estudo de diversas aves em Botucatu e região. A professora Silvia Mitiko Nishida, coordenadora do Passarinhando, compartilhou que, após um levantamento de aves no fragmento de cerrado realizado perto da escola Hernâni Donato, os pesquisadores documentaram algumas espécies em extinção.

Pela escola estar localizada ao lado da nascente Ibiaçá, uma das oito nascentes do Córrego Pinheirinho, dentro da área de proteção, denominada Floresta Estadual de Botucatu (FEB), surgiu a ideia de realizar uma pintura de aves símbolos do Brasil na entrada da Trilha Ecológica. “A pintura evidencia uma atuação importante do Passarinhando, que é a utilização de arte e ciência como forma de educação”, afirma a docente.

Por meio da educação ambiental realizada dentro das escolas, a professora Silvia compartilha a importância da conscientização das crianças de uma forma lúdica, gerando conhecimento com base em ciência. “Mais do que falar das aves que cantam, a pintura retrata as aves que encantam ao olhar, fazendo com que a criança tenha um aprendizado mais significativo, mostrando que a ciência também pode ser divertida!”, completa.

O conhecimento além dos muros da universidade 

A atuação do Passarinhando na educação ambiental dos estudantes da EMEFI Hernâni Donato reafirma o compromisso do projeto com a extensão universitária e ampla difusão dos estudos realizados dentro da universidade. “Essa pintura enriquece todo o trabalho que já é desenvolvido dentro da escola, pois os estudantes tiveram parte ativa dentro do processo, trazendo para eles vivências reais que vão além do muro da escola, pois também compartilhamos com os pais, a gestão envolvida, e toda a equipe da escola, assumindo um papel de cooperação dentro do processo educativo”, afirma Maria Roseli Lourenço, professora da turma do 5º ano.

Para a professora Maria Roseli, por meio de atividades práticas sobre ciência e conservação da natureza, as crianças aprendem a respeitar e cuidar do meio ambiente. “Não é apenas uma pintura na parede, é um projeto que tem vida. Ao identificar cada estado, eles conseguem conhecer um pouquinho de cada ave, como é o seu costume, sua alimentação, sua coloração, sua contribuição na natureza, e é exatamente isso que devemos resgatar na educação que estamos atuando hoje!”, afirma a professora.

Bruna Silva de Lima Borgatto, diretora da EMEFI Hernâni Donato, parabeniza o Passarinhando e profissionais envolvidos na pintura que representa as aves símbolos do Brasil e afirma que a obra é um verdadeiro recurso educacional. “Por meio da arte, o projeto promove conscientização sobre a biodiversidade presente no Brasil e a importância da conservação ambiental do nosso país. E mais do que os benefícios educacionais, a pintura embeleza nossa escola, criando um ambiente mais agradável e inspirador. Assim, esta parede se torna uma ferramenta poderosa para educar, inspirar e engajar nossa comunidade escolar, tornando nosso espaço mais enriquecedor e consciente. Parabéns a todos!”, afirma.

O poder da extensão universitária 

Unir arte e ciência é conquistar a atenção e interesse das crianças para a importância da conscientização social a respeito do cuidado com o meio em que vivemos. Atuando por meio de uma aprendizagem baseada em projetos e estudos do meio, o professor Vinicius Nunes Alves, biólogo graduado no IBB e docente de Ciências na rede municipal de Botucatu, utiliza atividades práticas e lúdicas em suas aulas. “As crianças ficam encantadas ao caminharem pela Trilha Ecológica, treinarem a observação delas, os sentidos, os registros e a atenção. Depois, ao transformar isso em matérias, em pinturas, faz com que elas saiam daqui sensibilizadas, resultando em uma abertura maior para aprender!”, afirma Vinicius.

Desenvolvendo atividades repletas de experiências sobre vida e evolução com os estudantes do 5º ano, o professor Vinicius explora toda a extensão de aproximadamente 300 metros da Trilha Ecológica em suas aulas. Para ele, participar do projeto Passarinhando, agora como docente egresso do Instituto, evidencia a importância da extensão universitária “Para mim, a escola e a universidade precisam fazer ponte!”, e completa “Sou egresso do IBB e, agora como profissional, estou atuando com o IBB de volta e destaco a importância de firmar parcerias importantes entre a cidade e a universidade, pois não é qualquer câmpus que tem o que o IBB tem!”, finaliza Vinicius.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Sebrae-SP lança programa para impulsionar negócios com foco no turismo em Botucatu 

Publicado

em

Evento vai apresentar informações sobre capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico

O turismo em Botucatu vive um momento promissor — e os empreendedores da cidade agora têm uma nova oportunidade de crescer junto com o setor. No dia 3 de abril (quinta-feira), às 19h30, o Sebrae-SP realiza o lançamento oficial do programa “Botucatu Empreendedora + Turismo”, um projeto voltado a quem quer fortalecer seu negócio aproveitando o avanço do turismo na região.

O evento acontecerá no escritório do Sebrae-SP em Botucatu, na Rua Doutor Costa Leite, 1570 – Centro, e será uma oportunidade para empresários, empreendedores e profissionais do setor conhecerem ferramentas práticas, conteúdos estratégicos e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo local.

“O turismo tem se mostrado um vetor importante de desenvolvimento econômico para Botucatu. Com esse programa, queremos oferecer aos empreendedores caminhos reais para aproveitarem esse crescimento, se posicionarem com mais força no mercado e ampliarem suas oportunidades de negócio”, explica a consultora de negócios do Sebrae-SP, Néia França.

Durante o evento, os participantes terão acesso a informações exclusivas sobre o programa, que incluirá capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico para que empresas locais possam se destacar no setor.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo link:   https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

O chamamento é para hoteleiros, proprietários de bares, restaurantes, artesãos, atrativos turísticos, guias de turismo, agências de receptivo, prestadores de serviços correlatos ao turismo e demais agentes da área

Serviço 

Evento: Lançamento do Programa Botucatu Empreendedora + Turismo

 Data: 3 de abril (quinta-feira)

 Horário: 19h30

 Local: Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro

 Inscrição gratuita: https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

Continuar Lendo

Botucatu

Startup Day reúne mais de 200 pessoas e reforça ecossistema de inovação em Botucatu 

Publicado

em

Evento chega à 11ª edição com casa cheia, novas conexões e fortalecimento do empreendedorismo tecnológico no interior paulista 

O auditório do Parque Tecnológico de Botucatu ficou completamente lotado no último sábado (22) durante a 11ª edição do Startup Day, promovido pelo Sebrae-SP. Mais de 200 participantes se reuniram para um dia de trocas, aprendizados e conexões entre startups, empreendedores, investidores, instituições de ensino, aceleradoras, incubadoras e empresas interessadas em inovação aberta.

Com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o evento reuniu startups em diversos estágios — da ideação à escalabilidade — e contou com uma programação intensa voltada para gerar networking, estimular parcerias estratégicas e apresentar soluções inovadoras para os desafios do mercado.

Para Daniel Lopes, diretor do Parque Tecnológico de Botucatu, o evento simboliza o amadurecimento do ecossistema local. “É um encontro que movimenta a comunidade de inovação e tecnologia. A parceria com o Sebrae-SP é essencial nesse processo. A gente percebe um movimento crescente nas universidades e instituições, com alunos e professores cada vez mais focados em inovação.”

A importância do evento também foi destacada por Wellington Bendinelli, da Cooperativa Agroindustrial de Paranapanema, que participou em nome da Holambra. “Estamos felizes de compor o Startup Day, que chega à sua 11ª edição, e isso mostra a força e relevância do evento. Aqui, conseguimos aumentar nossa rede de contatos, criar conexões estratégicas e alcançar o mercado consumidor. Inclusive, aproveitamos o momento para anunciar o lançamento do 3º Desafio de Inovação da Holambra, uma iniciativa que estimula soluções criativas e tecnológicas para o setor agroindustrial.”

Representando a FCA Unesp, a professora Carla Riccardi reforçou como esses encontros fortalecem a formação dos alunos e aproximam o universo acadêmico da indústria. “Eventos como este são fundamentais para conectar todos os atores da inovação. Estamos ampliando esse ambiente dentro da universidade, aproximando os estudantes da realidade do mercado e das demandas da indústria do futuro.”

O Startup Day também atraiu olhares curiosos de estudantes como Bruna Barros, aluna de Medicina Veterinária da Unesp. “Vim para entender como as startups e a tecnologia podem dialogar com minha área. Foi uma oportunidade rica para enxergar novas possibilidades dentro da veterinária.”

A iniciativa também despertou o interesse de gestores públicos. Felipe Miranda Perroti, representando o município de Porangaba, explicou como o evento contribui com ações locais. “Estamos criando uma política de incentivo à inovação tecnológica em Porangaba. Participar do Startup Day nos ajuda a entender como o empreendedorismo resolve problemas reais e como podemos levar esses insights para o nosso município.”

Já o secretário adjunto de Comércio e Serviços de Botucatu, Mário Camargo – que representou o Prefeito Fábio Leite-, reforçou o papel estratégico do empreendedorismo na economia local. “Eventos como esse são fundamentais. Hoje, o caminho do desenvolvimento passa pela tecnologia. Quanto mais startups surgirem e se fortalecerem, mais oportunidades de crescimento teremos como cidade”.

Para Mariana Wagner Toledo Piza, analista de negócios do Sebrae-SP e uma das organizadoras do evento, o foco do Startup Day é criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e negócios. “É um evento pensado para fortalecer a comunidade empreendedora, promover conexões reais, ampliar o networking e estimular a troca de experiências. Quando reunimos diferentes perfis — estudantes, empresas, investidores — geramos um terreno fértil para a inovação acontecer.”

O Startup Day Botucatu foi realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Botucatu, Parque Tecnológico, Escola de Inovadores do CPS, Up Lab Senai-SP, Cooperativa Agroindustrial Holambra, Unesp Botucatu, INETEC/FCA, ESPIE/FMVZ, PROFNIT/UNESP, além de outras universidades e faculdades da região.

Com uma programação diversa e um público engajado, o evento reafirma sua relevância e se consolida como um dos principais catalisadores de inovação do interior paulista.

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB anuncia Editais de Concursos Públicos

Publicado

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) divulgou, por meio do Diário Oficial do Poder Executivo de 28 de fevereiro, Editais de Abertura de Inscrições e a realização de Concurso Público para preenchimento de vagas em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje, 17, até o dia 14 de abril por meio do site: https://hcfmb.unesp.br/concursos-2025/As vagas disponíveis são:

– 2 vagas para Agente Técnico de Saúde (Citotécnico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Saúde (Técnico de Aparelho de Precisão);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Biomédico);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fisioterapeuta);
– 1 vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fonoaudiólogo);
– 1 vaga para Analista de Tecnologia;
– 1 vaga para Especialista Contábil;
– 1 vaga para Oficial Operacional – Técnico de Segurança do Trabalho;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Geral;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Plástico;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Torácica;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgia Vascular;
– 1 vaga para Médico I – Cirurgião Cardiovascular Pediátrico;
– 1 vaga para Médico I – Gastropediatra;
– 1 vaga para Médico I – Ginecologista;
– 1 vaga para Médico I – Infectologista;
– 1 vaga para Médico I – Mastologista;
– 1 vaga para Médico I – Nefrologista (com atuação em Transplante);
– 1 vaga para Médico I – Nutrólogo;
– 1 vaga para Médico I – Ortopedia Pediátrica;
– 1 vaga para Médico I – Otorrinolaringologista;
– 1 vaga para Médico I – Pediatria (Pronto-Socorro Pediátrico);
– 1 vaga para Médico I – Radiologista

As provas serão realizadas no dia 18 de maio e os valores das inscrições podem variar de acordo com a vaga.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5