Conecte-se Conosco

Cultura

Projeto promove cursos de criação literária, entre outros. Inscrições na matéria

Publicado

em

Durante todos os sábados de abril, maio e junho, Botucatu receberá uma série de ações de estímulo à leitura e produção literária na Biblioteca Municipal “Emílio Pedutti” – no Espaço Cultural, por meio do projeto Akangatu – a Palavra feita Forma. Akangatu é um termo de origem tupi-guarani que carrega significados como memória, inteligência e lucidez, mas também é uma expressão que pode ser traduzida literalmente como “cabeça boa”.

Ao todo serão realizadas seis atividades: dois Cursos de Criação Literária, um voltado para Poesia e outro à Prosa, cada um formado por quatro encontros. Além disso, haverá Oficina de Fanzine, Contação de História para crianças, Roda de Leitura para jovens e Sarau de Encerramento, com intervenções artísticas. Todas as atividades do projeto são gratuitas e voltadas para pessoas a partir de 14 anos, exceto a contação de histórias e o sarau, atividades livres para todas as idades.

Nos quatro sábados de abril será realizado o Curso de Criação Literária – Poesia, conduzido pelo poeta, multiartista e arte-educador Baga Defente. A proposta deste curso é explorar conceitos da teoria e práticas de criação poética, apresentando “movimentos, técnicas e demais elementos relacionados aos participantes, que então serão estimulados não apenas a escrever, mas também a (vi) ver Poesia”, propõe o artista.

No mês de maio, também em quatro encontros, haverá o Curso de Criação Literária – Prosa ministrado pela escritora e doutora em Literaturas Comparadas pela USP, Ana Vieira Pereira. A realização do projeto Akangatu – a Palavra feita Forma é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e NADA Estúdio Criativo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Em junho, o projeto Akangatu oferece quatro ações pontuais: Oficina de Fanzine, com o artista visual e designer gráfico Bruno Kurru; Contação de Histórias (atividade voltada para o público infantil) com a atriz Gabriella Delgado; Roda de Leitura, também conduzida por Ana Vieira Pereira.

Para concluir, o projeto propõe um Sarau de Encerramento, a ser realizado na chegada do Inverno, no sábado, dia 23 de junho, no qual tanto os participantes das atividades, quanto público interessado estarão convidados a compartilhar seus trabalhos. O evento ainda conta com o pocket show e bate-papo com o músico botucatuense Fernando Vasques.

Os interessados podem acessar o formulário de inscrição para as ações em: www.facebook.com/Akangatu.btu.

Agenda – Projeto Akangatu

Todos os sábados de Abril, Maio e Junho

Das 10h às 12h30

Biblioteca Municipal de Botucatu

Espaço Cultural Dr. Antônio Gabriel Marão

Avenida Dom Lúcio, 755.

Fonte: Prefeitura

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Cuesta Reggae Fest terá 10 horas de música, artes e gastronomia, dia 31

Publicado

em

Com Tribo de Jah e atrações locais, festival promete ser uma experiência única e inesquecível para os que participarem.

Botucatu se prepara para sediar o Cuesta Reggae Fest, um dos maiores festivais de reggae da região. O evento, que acontecerá no dia 31 de março, irá celebrar a cultura e a música reggae em um ambiente de muita energia e vibração positiva, no Espaço Pé de Peixe, no Vale do Aracatu.

Com uma programação repleta de atrações, o Cuesta Reggae Fest promete levar ao público uma experiência única e inesquecível. Serão mais de 10 horas de música, com shows de bandas renomadas do reggae nacional e regional, além de apresentações de DJs, sound systems e apresentações circenses.

Entre as atrações confirmadas estão: Tribo de Jah, um dos maiores nomes do reggae brasileiro; Manga Rosa, Rasta La Vista, Projeto Tricoma e Sementes Livre Hi-fi, que prometem ganhar o coração do público com mensagens de amor e paz.

Além dos shows, o Cuesta Reggae Fest também contará com uma ampla praça de alimentação, com comidas típicas e variadas opções gastronômicas, além de área com consumo livre.

O Cuesta Reggae Fest é um evento para todas as idades e para todos aqueles que querem celebrar a cultura e a música reggae em um ambiente de paz e harmonia. Com uma produção impecável e uma estrutura completa, o festival promete ser uma experiência única e inesquecível para todos os que participarem.

Os ingressos para o Cuesta Reggae Fest já estão à venda e podem ser adquiridos através das redes sociais do evento. Venha celebrar a cultura e a música reggae no Cuesta Reggae Fest, em Botucatu.

Serviço: Cuesta Reggae Fest

Data: 31 de março, a partir das 18 horas.

Local: Pé de Peixe, Vale do Aracatu

Mais informações: Cuesta Reggae Fest (@cuestareggaefest_) • Fotos e vídeos do Instagram

Continuar Lendo

Botucatu

Bahige Fadel fala sobre a vida, Educação, cancelamento e linguagem neutra

Publicado

em

O professor Bahige Fadel foi o entrevistado de estreia do Botucast – um programa sobre Cultura, assuntos e personagens de Botucatu e região -, no ultimo sábado (11).

Fadel que é articulista do Cidade Botucatu, foi vereador, radialista e professor. O professor concedeu uma entrevista corajosa onde contou sobre a vida dele, desde a chegada ao Brasil, e comentou temas polêmicos como a falta da liberdade de expressão, a cultura do cancelamento, linguagem neutra e muitos outros como os desafios da educação.

Neste sábado (18), o Botucast recebe um grupo de guias turísticos que conta a história de Botucatu através de caracterizações O Ybitucatu das Antigas.

Saiba mais aqui: Botucast

Continuar Lendo

Botucatu

Teatro Municipal recebe a peça “Medinho Medão”, em duas sessões grátis, sexta-feira

Publicado

em

O teatro municipal de Botucatu recebe duas sessões do espetáculo “Medinho Medão”, nessa sexta-feira (10). A entrada é gratuita.

A peça conta a história de Rafa que como muitos meninos urbanos sofrem com a ausência de seus pais que trabalham muito e estão sempre ocupados, com isso o mundo de Rafa é povoado por medos. Num dia em que todo mundo esquece de buscá-lo na escola, em sua solitária espera, cai no sono, e seu sonho o leva para um lugar diferente onde começa a entender que ter medo não é uma vergonha, mas que acabar com ele por ser um verdadeiro desafio.

Ação realizada mediante a contemplação do Projeto pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc. O evento acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu e do Teatro Municipal.

MEDINHO MEDÃO🎭

🗓️Quando: 10/03, sexta-feira,
⏰Horário: Primeira sessão: 10h / Segunda sessão: 14h45
📌Onde: Teatro Municipal de Botucatu, (Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro)
💰Entrada gratuita
⏱️Duração: 1h
📂Classificação: Livre

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5