Nesta quinta-feira, dia 17, o Cineclube OFICINE-SE exibe o filme “Gritos e Sussurros” (1972), do diretor sueco e referência no universo cinematográfico Ingmar Bergman. Sob curadoria do produtor audiovisual botucatuense Daniel Kojak, as sessões de Cineclube do projeto OFICINE-SE acontecem quinzenalmente no Cine Janelas, localizado no Espaço Cultural de Botucatu (Av. Dom Lúcio, 755).
A primeira sessão do Cineclube OFICINE-SE aconteceu no dia 5 de abril, com o filme italiano “Vermelho como o Céu” (2006), seguido do brasileiro “Saneamento Básico — O Filme” (2007) e do americano “Rede de Intrigas” (1976). Para Daniel Kojak, a escolha destes e outros filmes busca incentivar um olhar crítico dos jovens sobre produções historicamente importantes. “A proposta é mostrar um pouco de diversos estilos cinematográficos, de forma a mostrar ao público que existem outros tipos de filmes além dos comerciais que costumam chegar a eles; filmes que contam histórias de outras pessoas, épocas, países, com diferentes propostas de linguagem”, comenta Kojak.
Ao início de cada sessão, sempre há uma pequena contextualização sobre o filme a ser exibido para que haja maior conhecimento por parte do público a respeito das produções e movimentos cinematográficos. “O cineclube é uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre a encantadora arte do cinema em um espaço de entretenimento, acompanhado de um debate após a sessão para esclarecer dúvidas e discutir temas que o filme tenha destacado”, completa Daniel.
No filme desta semana, “Gritos e Sussurros”, Agnes lentamente morre de câncer, mas suas irmãs estão tão profundamente imersas em suas próprias dores psíquicas que não podem oferecer-lhe o apoio de que ela precisa. Maria está devastada com a culpa do suicídio do marido, causada pela descoberta de seu caso extraconjugal; a autodestrutiva e suicida Karin vê sua irmã com repulsa; apenas Anna, a empregada profundamente religiosa, parece ser capaz de oferecer o consolo e empatia que a enferma Agnes necessita.
Os encontros com convidados das principais áreas do Audiovisual também continuam
O 3° Encontro OFICINE-SE acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, no Cine Janelas e será sobre Roteiro, com a convidada Thaís Fuji, formada em Audiovisual pela ECA-USP.
Thaís desenvolve projetos autorais de ficção desde 2008. Os seus dois últimos curtas- metragens, “L” e “Os Irmãos Mai”, participaram de dezenas de festivais e ganharam, juntos, mais de 60 prêmios e menções especiais, com destaque para 62º Festival de Berlim, 33º Festival de Havana, 44º Festival de Brasília, 22º Festival Internacional de Curtas de São Paulo e 15º Mostra de Cinema de Tiradentes.
Na sexta-feira (25), a partir das 18h, será exibido o documentário “Grey Gardens” (1975). A ideia aqui é refletir, a partir de uma obra documental, como a memória, a observação e a invenção caminham juntas na construção de narrativas audiovisuais ficcionais.
No sábado (25), a partir das 10h, aprofundamos o assunto: utilizando trechos de diversos filmes, os participantes serão convidados a refletir sobre como personagens, ambientes, objetos, sons, ações, estratégias de focalização, etc. podem se articular para dar vida e sustentar uma narrativa audiovisual.
O projeto OFICINE-SE é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e NADA Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Quiprocó Bar. Confira mais informações sobre o projeto OFICINE-SE no Instagram ou na página do NADA Estúdio Criativo no Facebook.