O grupo de voluntários Rede de Proteção à Vida, que atua há alguns anos na valorização da vida e luta contra o suicídio, iniciará o Programa “FAMÍLIA eu Acredito” trazendo para Botucatu no final de semana que encerra o mês de maio (29 e 30), um evento totalmente direcionado para as famílias. O evento, idealizado pelos responsáveis pela entidade contará com a participação diretor do Instituto Chieko Nishimura, André Nunes, que será o responsável por coordenar as atividades nos dois dias do encontro que acontece nas dependências do Colégio Ipê, na região central da cidade e com fácil acesso para todos os participantes.
O final de semana será dividido em dois dias de atividades distintas. Isso significa que os interessados não precisam participar dos dois dias de atividades, sendo possível viabilizar as inscrições separadamente. No dia 29, André Nunes trará a temática “Desafios e Recompensas do Casamento”, onde abordará os temperamentos e perfis relacionais em um primeiro momento e o relacionamento baseado em amor, arrependimento e gratidão na segunda etapa do primeiro dia.
No dia 30 de maio será a vez do tema “Conectando a Geração de Pais e Filhos”. Dentro do assunto, as abordagens serão no relacionamento dos filhos com os pais; a puberdade e a vida adulta dos filhos; amar versus apaixonar na vida romântica; o coração e os sentimentos; a parceria com os pais nas principais decisões; critérios e limites para relacionamento seguro; firmando um acordo solene entre pais e filhos; cerimonia de benção dos pais aos filhos.
De acordo com a assistente social e idealizadora da Rede, Silvânia Giandoni, o contato inicial com a depressão ou com o mundo das drogas é de difícil tratamento, principalmente quando existe a ausência da estrutura familiar em seu conceito real. “A pessoa muitas vezes tem família completa, mas o questionamento está em como essa relação acontece. São inúmeros pontos a serem abordados para que a gente consiga evoluir na reconstrução desse ambiente familiar. Essa ideia, ainda embrionária, já foi apresentada inclusive ao Governo Federal no leque de propostas de ações da prevenção do suicídio no Brasil, pelo Prof Dr. José Manoel Bertolote”, explicou.
As inscrições já estão abertas e serão realizadas por e-mail servicosocial@caio.com.br ou diretamente nas igrejas parceiras da Rede. A Rede de Proteção a Vida trabalha neste momento na busca por parceiros e apoiadores para que sejam Padrinhos das famílias, sendo o custo por família de R$ 60,00 (sessenta reais) o “Padrinho ou Madrinha” receberá um adesivo da Rede como forma de contribuição. Em breve serão divulgados os locais para adesão do mesmo, contribuindo assim e garantindo o acesso de famílias carentes no curso.
Além do workshop serão divulgadas outras atividades que seguem em fase de planejamento pela Rede, com profissionais voluntários, sem custo nenhum para o participante. “Pela importância do assunto que trataremos e pela experiência do profissional, estamos falando de uma ação com um custo baixíssimo. Acredito que com a ajuda de alguns apoiadores a gente consiga a gratuidade aos interessados”, concluiu Silvânia.