Notícias

Região faz mobilização para combater exploração sexual

Publicado

em

Em Pederneiras e Macatuba, as ações serão realizadas entre 15 e 22 de maio com distribuição de panfletos e promoção de palestras

Algumas cidades da região programaram uma série de atividades de conscientização em comemoração à semana de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que, neste ano, tem como tema “Faça Bonito. Rompendo o silêncio se vence a impunidade”.

Em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru), as ações, organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, serão realizadas entre os dias 15 e 22 de maio. Entre os dias 19 e 22, faixas colocadas na Feira das Nações ajudarão a divulgar a campanha.

Na segunda-feira (15), o auditório da FGP será palco da palestra “Violência sexual contra crianças e adolescentes: desafios do cotidiano escolar”, ministrada pelas doutoras Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar e Nilma Renildes da Silva, da Unesp de Bauru.

No dia 16, alunos de psicologia da Unesp de Bauru, sob coordenação da doutora Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar, levarão a atividade “Saraus e Oficinas Artísticas para crianças e adolescentes: refletindo sobre a violência no século XXI” para alunos do 5º ano da rede pública municipal.

No dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, das 9h às 11h, será realizada uma mobilização na Praça da Matriz com distribuição de brindes, canetas e folders sobre a campanha, além de apresentação de street dance por alunos do Projeto “Andar e Voar”.

“Esperamos que, com essa campanha, a população conheça mais sobre o assunto e perceba a importância de realizar a denúncia. A denúncia é anônima e fundamental para combater essa terrível realidade”, ressalta a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cristina Belmonte.

MACATUBA

Em Macatuba (46 quilômetros de Bauru), as atividades são realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com as secretarias de Assistência Social (CRAS e Proteção Social Especial), Saúde, Cultura e organizações sociais.

No período de 15 a 20 de maio, estão programados palestras, grupos de conversa e distribuição de material educativo que aborda, de maneira simples, o que é violência, abuso e exploração sexual e também onde se deve fazer a denúncia.

Na próxima semana, todos os grupos atendidos pela Assistência Social (adolescentes, Bolsa Família e idosos) e pela Saúde (gestantes e Caps) vão receber orientações sobre o tema. A Legião Mirim e o Conselho Tutelar participam com palestras e distribuição de material educativo.

Prevenção e denúncia

Os especialistas orientam os pais a acompanharem de perto o dia a dia dos filhos para detectar qualquer mudança de comportamento que possa indicar possível abuso sexual ou psicológico, inclusive por parte de familiares. O uso das redes sociais por crianças e adolescentes também deve ser monitorado. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo disque denúncia (181); disque direitos humanos (100) ou diretamente nos conselhos tutelares das cidades, além das Polícias Civil (197) e Militar (190).

JCNET

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile